Mudança na placa Mercosul: informações de cidade e estado podem voltar

A medida foi aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado sob justificativa de facilitar a fiscalização

mao masculina prendendo placa carro padrao mercosul picape com chave philips
A atual placa não conta com essas informações regionais (Foto: Laurie Andrade | AutoPapo)
Por Lucas Silvério
Publicado em 17/04/2024 às 11h17
Atualizado em 17/04/2024 às 16h05

Em 2020 as placas de identificação dos veículos de todo o Brasil deixaram de ter em sua estamparia a cidade e o estado de registro para adotar a placa Mercosul, que serviria para unificar as placas de todos os países da América do Sul e facilitar a locomoção e fiscalização. Porém, parece que parte da mudança da placa não contribui com os órgãos de controle, já que a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou o Projeto de Lei 3.214/2023, que restabelece a informação sobre o município e o estado de registro nas placas veiculares.

VEJA TAMBÉM:

homem instalando a placa de identificacao veicular piv cinza
As antigas placas de carro já continham essas informações, porém com uma sequência de números e letras diferente (Foto: Shutterstock)

Segundo Esperidião Amin, o projeto foi motivado pelo fato de essas informações facilitarem o trabalho de fiscalização das autoridades policiais e de trânsito.

Em audiência, inclusive com a participação de representantes do Ministério da Justiça, eles manifestaram que o projeto vem ao encontro do interesse da segurança viária” afirmou o parlamentar.

  • A unificação das placas de carro na América do Sul, transformando-as na nova placa Mercosul, a princípio serviria como uma forma de melhor fiscalizar os carros de todos os países do continente, independente de onde estivesse circulando. Entretanto, os bancos de dados de cada território não foram unificados para que essa mudança fosse de fato efetiva.

Além do mais, há chances do condutor ter que arcar com a atualização das placas, caso o projeto seja aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e posteriormente vigorado.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Mário 26 de abril de 2024

Eleitor trouxa! Continuam a votar nessa esquerda gananciosa! Brasil a caminho de 1 trilhão nas contas da previdência.

Avatar
Carlos Eduardo V Silva 29 de abril de 2024

Sr. Eleitor Mário.
O Sr. provavelmente é daqueles eleitores que se auto intitulam de direita, mas não passam de um bando gado alienados. Sinto muito em lhe contrariar, mas esse projeto de lei inútil é eleitoreiro é uma sandice do Senador Espiridiao Amim, apoiador do Bolsonaro, que é um político que se alinha com a extrema direita.

Avatar
Arthur Morgan 18 de abril de 2024

Qualquer autoridade pode verificar todos os dados do veículo pela numeração da placa. Portanto essa mudança é desnecessária.
Inserir o nome da cidade na placa só vai servir para saciar a curiosidade de xeretas que querem ficar bisbilhotando a vida alheia.

Avatar
Natanael 17 de abril de 2024

Eita raça desgraçada é político. Ganham sem fazer nada e o que se propõem a fazer, é só pra lascar com quem sustenta essa máquina estatal sempre ávida e insaciável por mais e mais, saco que nunca enche e só vive transbordando…coisa de louco!!! Que Deus tenha piedade do povo trabalhador brasileiro!!!!🙌🏽

Avatar
Ramires 17 de abril de 2024

Sempre inventando história pra roubar o trabalhador. Canalhas..

Avatar
Davi 17 de abril de 2024

Deveria ser como nos EUA, a pessoa compra a placa e fica com ela pra sempre. Troca de veículos e utilizar a sua placa. Assim qualquer histórico fica agregado a pessoa e não ao veículo.

Avatar
Andre Rocha 18 de abril de 2024

O problema é que estamos em terra de canalhas…

Avatar
Luís Carlos 20 de abril de 2024

Justamente!

Avatar
Deixe um comentário