Fraudes em leilões de carros online cresceram; veja como evitar

Sindicato dos Leiloeiros registrou mais de 400 sites falsos no estado de São Paulo; golpes normalmente envolvem páginas com endereço errado

Por AutoPapo 12/06/20 às 17h51

Os leilões de carros – online ou presenciais – são uma alternativa para quem quer comprar um automóvel com valor abaixo do mercado. Com o advento da pandemia de Covid-19 e as determinações de isolamento social, a modalidade a distância cresceu bastante. Acontece que, conscientes disso, criminosos têm aproveitado para aplicar golpes em consumidores.

O Sindicato dos Leiloeiros noticiou recentemente que, apenas no estado de São Paulo, 400 páginas de leilão irregulares foram descobertas. Desde o início de 2020, a Sodré Santoro, empresa especializada na modalidade com atuação na América Latina, notificou seis tentativas de clonagem de seu site oficial. Confira, abaixo, como identificar páginas fraudulentas.

LEIA MAIS

De acordo com a assessoria de imprensa da Sodré Santoro, é comum que os criminosos alterem pequenos detalhes do endereço digital original. Por essa razão, é preciso atenção ao digitar o site de leilão de carros desejado. Ao acessar links, vale a pena certificar cada letra do endereço.

Vale a pena comprar carro de leilão? Veja a opinião do Boris Feldman

Como evitar fraudes em leilões de carros online

  • Confira o domínio (endereço) do portal escolhido;
  • Certifique-se de que a URL termine com “.com.br”, já que os sites de leilões de carros oficiais no Brasil devem ser registrados assim e não com “.com”, “.com/br”, entre outros;
  • Verifique a possibilidade de visitar os automóveis a serem leiloados;
  • Entre em contato com a Junta Comercial para ver se o registro do leiloeiro existe de fato;
  • Verifique o conteúdo da página e possíveis erros de português, fotomontagens e outras características suspeitas;
  • Procure assistir algumas transmissões online pelo site antes de participar efetivamente de um leilão; e
  • Só efetive o pagamento se a conta ou boleto emitido estiverem em nome da pessoa física do próprio leiloeiro.

Atenção! Pela lei brasileira, nenhuma outra pessoa ou empresa pode receber qualquer valor referente aos arremates feitos em leilões de carros online ou presenciais.

compra de carro online
Criminosos estão aproveitando a pandemia para aplicar golpes (Foto: Shutterstock)
14 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Edson 8 de julho de 2020

    Cai no golpe da caraigaleiloes como outros ditos neste papo. Arrematei, paguei e nao recebi nada.
    O que fico chateado que fiz TED entre Santander e Nubank e nao fui avisado de nada.
    fiz pesquisas antes e tudo parecia ok.
    COMO UM NUBANK DEIXA CONTA DE LADROES ATIVAS????
    Pior que nao me devolvem o dinheiro. porque?

    Fiz BO e coloquei toda a força que posso para me ajudar.

    Um dia irao pagar!!!**

    NAO COMPREM NA CARAIGALEILOES

  • Avatar
    Heraldo Kiefer 8 de julho de 2020

    http://www.leilaooficialdomatogrosso.org é mais um site de falso leilão. Deveria haver uma fiscalização…

  • Avatar
    Rodnei Santolim 13 de junho de 2020

    É eu me certifiquei de todos estes dados e ainda entrei em fria, paguei e não recebi nada, (site seguro, pagamento para leiloeiro pessoa física, banco certinho, endereço, porém depois de pago fiquei na saudade) o site “Caraiga leilões é falso e autêntica quadrilha de assalto virtual) roubam sua grana e tiau, e muitos outros tbm já entraram, e não temos a quem recorrer ( site Caraiga leilões) São José dos Campos sp!!?

  • Avatar
    Marcos Tadeu 13 de junho de 2020

    Quase caí num desses golpes.
    Conversei com eles até por whatsapp. Parecem ser muito sérios.
    Entretanto, fui visitar o endereço de retirada do carro e esse endereço não existia.

  • Avatar
    Arivaldo Silva dos Santos 13 de junho de 2020

    Sim….. existe vários sites ordinários. Agora a polícia não bota esses facínora na cadeia Po que não quer. Hoje temos ferramentas que tem conhecimento de tudo. É só a polícia entrar em ação e acabar com esses cretinos.

  • Avatar
    Edsom 13 de junho de 2020

    Eu estava na boca do caixa para depositar um bom valor. Na hora decidi ligar em um leiloeiro oficial. Ele me orientou a solicitar o contrato social. Foi daí que não me retornaram e por pouco não cai no golpe.

  • Avatar
    Domingos dos Reis Sampaio 13 de junho de 2020

    Esse leilão sodresantoro,quase caí em um golpe,peguei o contato e liguei questionei que estava diferente do que eu conheço eles desligaram fone na minha cara,e depois me chamaram no watts que tenho outro número e pedi algumas informações eles me bloquearam,tem um também disse ser Detran de minas ,e vi em uma agência aqui de Osasco os mesmo que estava nesse tal leilão de minas, cheguei até a ir na agência e realmente era algumas motos e carros que estavam no leilão de minas, fiquei com medo de denunciar ,mas tenho fotos e endereço.

  • Avatar
    Andrade Lopes Jean 13 de junho de 2020

    Infelizmente cair neste golpe quando juntamos as nossas econômias (eu e meus irmãos) para comprar o carro que me pai sempre desejou ter, um Controla. Acompanhei o site por 8 meses, verifiquei o reclame aqui, me certifiquei o nome do leiloeiro, consegui o chassi do carro para fazer o seguro, na junta comercial tinha o nome da empresa e sócios com 18 anos de mercado, mas até hoje o carro não chegou.

    Fiz o BO mas o pessoal me disseram que não podia fazer nada, a PM Jéssica me falou que já estavam sabendo dos golpes na região mas não tinha poder para fazer nada. O Sindicato dos leilões afirmaram de imediato que a Pena Leilão era golpe, mas nos dias de arremate simplesmente não consegui falar lá. Para piorar a situação, o banco Bradesco cuja conta depositei o dinheiro me dizeram que o dinheiro não tinha sido sacado, mas não tinha como segurar o dinheiro. Enfim,pedir a economia para ouvir do MP que o caso não era de interesse e ninguém consegue me ajudar. Mas o pessoal continua aplicando golpes com carro personalizados pelos principais brancos.
    Lastimável!

    • Avatar
      Mariana 13 de junho de 2020

      Procure um advogado para te instruir sobre como entrar com um processo para bloqueio e recuperação do valor pago. Se o bem não foi entregue Talvez você consiga recuperar seu dinheiro através da justiça.
      Junte as evidências que você tem e se for o caso procure a defensoria pública. Boa sorte.

      • Avatar
        Amelia 6 de julho de 2020

        cai no golpe do lopesleloeiro ,custei ajuntar o dinheiro para comprar o carro,paguei ate o carreto,tenho o nome do deposito o cpf,ele tem conta no banco que fui depositar o gerente disse que nao podia fazer nada que era um cliente antigo,era meu presente do dia das maes,nunca consiguir esquecer,nem carro mem dinheiro nem noticia do ladrao,fiquei 4 meses negociando com o leiloeiro gentil,mal carater faz 1 ano,agora tenho medo de cadastrar em qualquer lugar,preciso de um carro para vender roupa,ate gostei de um no leilao Faria Lima,mais tenho muito medo nao sei confiar mais nas pessoas,sei que para certa pessoas e pouco para mim 29.000,00 e muito,desculpa

  • Avatar
    fernando 12 de junho de 2020

    Texto muito bem colocado e reflete o cuidado que devemos ter ao comprar um carro em leilão online. Mas por outro lado o áudio do Boris é muito curto e incompleto. O carro avariado pode ser sucata, ai sim deve ir para desmanche, mas uma avaria de pequena ou média monta pode ser arrumado e ficar 100% desde seja bem feito. Ainda tem o carro proveniente de frota, que é venda de uma montadora, empresa ou ainda locadoras. Mas uma coisa é certa, você pode fazer um bom negócio desde que conheça o mercado e esteja atento em sua compra.

  • Avatar
    Carlos Dias 12 de junho de 2020

    Estive tentando comprar um carro em leilão de financeiras mas, as 3 empresas que primeiro procurei, não existiam nos endereços fornecidos. Desisti de comprar em leilões, eu e meus dois cunhados desistimos de leilões. Ruim para a categoria que perde muitos clientes!!!!

    • Avatar
      Celso Juarez Schuster 14 de junho de 2020

      Tenque visitar o local ode estão os veiculos antes de dar lance.

    • Avatar
      Celso Juarez Schuster 14 de junho de 2020

      Não são confiáveis. tenque fazer a visita do endereço indicado. Antes de se envolver.

Avatar
Deixe um comentário