VW dribla a legislação e reduz a segurança do up!

Filial brasileira da Volkswagen foi ótima aluna da matriz na Alemanha e aprendeu direitinho como burlar as regras do governo

Por Boris Feldman 13/06/20 às 09h00
vw up 2020
VW up! 2020 (Foto: Volkswagen | Divulgação)

A legislação que passou a valer em janeiro deste ano foi muito clara: todos os carros comercializados no Brasil devem ser equipados com cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os passageiros, inclusive no meio do banco traseiro. E pelo menos um engate Isofix para cadeirinha infantil. Até dezembro de 2019, a exigência dos cintos de três pontos e apoios de cabeça se restringia aos lugares laterais.

Para cumprir a nova determinação, a Volkswagen do Brasil deparou-se com um problema: o up!, projetado na Alemanha para quatro passageiros, só tinha dois cintos de três pontos e apoios de cabeça no banco traseiro.

Entretanto, o modelo produzido no Brasil tinha sido homologado para cinco ocupantes. A fábrica adaptou então um encosto de cabeça e um cinto de dois pontos no meio do banco traseiro e estávamos conversados, pois era o que exigia a legislação vigente.

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E agora José?

A conversa é outra ao se analisarem os custos de reformular o projeto para incluir mais o terceiro ponto de fixação do cinto de segurança.

Problema que deve ter provocado discussão em São Bernardo do Campo, pois o VW up! não terá vida longa no nosso mercado, apesar de um exemplo de modernidade e de projeto bem elaborado.

Mas sua plataforma não é a nova MQB utilizada por todos os novos modelos da marca no mundo, o que encarece sua produção. Além disso, o up! ficou meio perdido na trinca de modelos compactos da marca, alinhando no mesmo segmento disputado pelo Gol e Fox.

A conclusão da Volkswagen foi de investir nos outros dois, que vendem bem, obrigado, e desistir do up! a médio prazo. Mas, como manter sua produção por mais alguns meses sem os investimentos exigidos pela legislação?

Simples: a Volkswagen foi ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran), mudou a homologação do VW up! de cinco para quatro passageiros e se safou da exigência de oferecer o terceiro cinto de três pontos. E ainda economiza alguns tostões retirando o cinto central de dois pontos. Brilhante ideia, não?

Tiro pela culatra

O raciocínio da Volkswagen? Não vai perder vendas pois, embora o carro seja agora homologado oficialmente para motorista mais três passageiros, ninguém vai dar pelota (nem terá notícia disso), ou deixar de comprá-lo por esta restrição.

A maioria dos motoristas sequer perceberá a falta de cinto de segurança no meio do banco traseiro.

Essa informação só vai constar no documento do Detran, onde se registra a capacidade de passageiros. Finalmente, alguma concessionária vai correr o risco de perder vendas ao alertar o freguês para o problema?

Além disso, é óbvio que nenhum policial vai parar todos os VW up! para conferir se foi fabricado em 2020 e multá-lo caso esteja irregular, com cinco passageiros.

E mais: numa maquiavélica estratégia, inclusive navegando na onda da queda de vendas provocada pela pandemia, a fábrica vende até hoje unidades produzidas no ano passado.

Uma concessionária, consultada, levantou a hipótese de a VW ter preparado um superestoque no final de 2019, suficiente para todo o primeiro semestre de 2020. Ou outra artimanha qualquer. E a fábrica já avisou que vai “pular” a série 2020/2020, passando direto para a 20/21.

No frigir dos ovos, a legislação que pretendia exigir mais segurança para os passageiros do banco traseiro a partir de janeiro deste ano, acabou tendo efeito contrário no caso do VW up!.

A VW reagiu com “esperteza” mudando sua homologação e ele agora não conta sequer com o cinto de dois pontos no meio do banco que existia no passado.

Veja também: é possível adaptar cinto de três pontos e apoio de cabeça?

SOBRE
63 Comentários
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Deusdedith de Souza Alves Filho 10 de setembro de 2020

A princípio não compro Volkswagen, embora claro um fusquinha tenha sido meu primeiro meio de transporte autônomo. Para mim esta esperteza está presente na história da empresa que foi criada pois ordem de um certo Adolf. Procurar o governo (militar), ameaçando sair do país, para barrar o lançamento de um carro mais barato que o seu; vender carros com a mesma confiabilidade que outros em cima da confiabilidade obtida pelo fusca (jipinho de guerra); vender o gol com volante desalinhado em relação ao centro do banco do motorista até a geração IV, cobrar caro por itens básicos como acessórios etc sempre enganando o consumidor. Temos muitas opções confiáveis, com tecnologia embarcada e com preço mais justo em todos os níveis é só escolher.

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Ricardo Filagrana 31 de agosto de 2020

O meu é 2015 e dou falta faz tempo de três engates para cinto no banco de trás, possui somente dois, sabe dizer se pode estar faltando um engate ou o carro já teve alguma versão anterior para somente 4 ocupantes?

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Almir 28 de agosto de 2020

VW UP! TSI é o carro, chora quem não tem grana pra comprar um, comprei meu zero por 49.900,00 e ainda paguei prestações sem juros, então me venham com chorumelas de carrinho caro… Anda muito, bebe pouco e não quebra. É carro pra casal sem filho, banco traseiro é pra dois amigos e olhe lá…

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C.E.S 14 de julho de 2020

Hoje dia 14.07.20, eu vejo no site da VW Brasil que o modelo UP é informado para 5 ocupantes!!! Aqueles que defendem a VW devem ser fanboys mesmo. A VW mudou a homologação, retirou o cinto do ocupante do meio e ainda informa a seus clientes que o modelo é para 5 ocupantes. O presidente da VW BR deveria ser preso e a VW ser processada e obrigada a indenizar TODOS os clientes que foram enganados. #VERGONHA!

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Eduardo 16 de junho de 2020

O articulista subestima a capacidade de observação da operosa Guarda Municipal ao escrever “é óbvio que nenhum policial vai parar todos os VW up! para conferir se foi fabricado em 2020 e multá-lo caso esteja irregular, com cinco passageiros.” Fui multado às 19:20 de um sábado, à distância (sem abordagem), por transportar minha esposa e meu filho de meses, no colo dela (três pessoas), em minha pick-up Ranger, de acordo com o art. 231, inciso VII, do Código de Trânsito.

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Klaus 16 de junho de 2020

Temos que respeitar os pontos de vista. De fato a VW perdeu porque poucas pessoas vão querer comprar carro que cabem 5 pessoas com licença para 4 lugares. Problema são as adaptações que os donos podem querer fazer incluindo o cinto abdominal igual fizeram com a Strada de Cabine Estendida adaptando um banco traseiro com 2 cintos de segurança. Se é um 2 + 2 tem de haver uma separação entre os bancos impedindo que uma 3ª pessoa venha a se sentar. Ainda sim, o tal do brasileiro vai lá, troca o banco e adapta o cinto. Esperemos que a VW volte atrás.

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revisao dos 40 mil do moby 20172018 16 de junho de 2020

pra trocar o basico o valor e´640,00 sera , sera que fiz um bom negocio. seu boris………………………moby 2018

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revisao dos 40 mil do moby 20172018 16 de junho de 2020

pra trocar o basico o valor e´640,00 sera , sera que fiz um bom negocio. seu boris………………………

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Luiz 15 de junho de 2020

Não sou de defender nem X ou Y, mas que manchete tendenciosa e sensacionalista, se o carro é para quatro pessoas não há redução de segurança, vocês precisam rever o quadro de jornalistas e editores porque vai de mal a pior!

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Matias S. 15 de junho de 2020

Provavelmente um título como:
“Vw dribla legislação e reduz o número máximo de ocupantes do Up!” seria mais honesto com os leitores. Tipo de título usado é sensacionalista e dista da realidade.

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Antonio carlos 15 de junho de 2020

Bem se o projeto original seria para 4 ocupantes, então não vejo problema. O problema é que quando chegou no Brasil ele foi homologado para 5 ocupantes, sendo assim nesse momento que foi errado…. E incrível que pareça ninguém apareceu para dizer que diminuiria a segurança, agora que foi alterada a homologação para o que realmente foi feito estão reclamando??? Chega a ser estranho.

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JONATAN SCHUG 15 de junho de 2020

Que matéria porca. O cara tenta vilanizar a marca de qualquer forma.

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Alessandro de Assis Máximo 14 de junho de 2020

Boa noite a todos. A questão do UP ter sido homologado para 4 passageiros pode até vir a ser uma perda comercial, mas em hipótese alguma ela coloca em risco algum dos 4 passageiros em perigo, pois cumpre a exigência do cinto de segurança de três pontos para todos ocupantes. É um carro seguro e ótimo apesar de realmente ser caro. Já tive o UP e falo com propriedade.

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SwineOne 14 de junho de 2020

Pergunta: se o up! tivesse, desde o início, sido homologado no Brasil com 4 lugares (como é na Europa), o jornalista estaria criticando nesse momento se as novas regras entrassem em vigor, mas não o afetassem, haja visto que sua homologação sempre teria sido para 4 lugares?

Acredito que a resposta seja não, e nesse caso, pergunto: por que criticar agora? Será que, magicamente, na virada do ano para 2020, vai começar a morrer todo mundo que andar num carro que não tenha cinto de 3 pontos no meio? É apenas uma lei que fixou uma data arbitrária para esta exigência, e que, na minha opinião, só deveria ser aplicada a projetos novos. O mercado decidirá se a redução para 4 pessoas é um problema ou não; pelo perfil do carro, acredito que poucos deixarão de comprá-lo por isso. Aliás, quem está colocando a segurança do cidadão em risco é o governo, que não permite à VW manter o cinto de 2 pontos do passageiro do meio, caso o carro seja homologado para 4 pessoas; se, por livre arbítrio ou, especialmente, numa emergência, for necessário transportar 5 pessoas no carro, de que forma o passageiro do meio estaria mais seguro: sem cinto, ou com cinto de 2 pontos?

O repórter enxerga que seria melhor a VW tirar o up! de linha? Porque os gastos para fazer a adaptação encareceriam o preço do carro, possivelmente a ponto de torná-lo inviável para o mercado, então essa não é uma opção válida. Pessoalmente, vejo que o consumidor ter uma opção (que, vale lembrar, está dentro da lei, desde que homologado para 4 pessoas) é melhor do que não ter.

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Fernando B 14 de junho de 2020

O up é um aborto no nosso mercado. É um mini carro que custa mais que carros de segmentos superiores. Tem lataria invadindo o habitáculo igual um Mille. Deixou de ser 5 estrelas em 2016, mas os papagaios amestrados amantes da marca seguem falando isso.

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José Maia 15 de junho de 2020

A VW tem muito dessas artimanhas; para um carro de 50K deveria ter o respeito pelo consumidor e pelo governo! Seguir fielmente a regulamentacao. Não eh a primeira vez que quer se dar bem; vamos lembrar daquele colega que perdeu o dedo no rebatimento do banco; sem contar a questão de emissões que foram pegos no EmissionGate. Este deveria ser um caso para o ministério público investigar!

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Adriano 13 de junho de 2020

Tenho um Up TSi pepper 2018 mas nunca carrego mais que uma pessoa. Esse carro e para quem e solteiro ou casado sem filhos. E para quem busca economia de combustivel, agilidade na hora de estacionar. Onde eu moro carro 1.0 se nao tiver multa durante um ano ganha 50% de desconto do IPVA.

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Fernando B 14 de junho de 2020

Economia? Num carro que parte de 50 mil reais?

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Anderson Martins 13 de junho de 2020

Tenjo um UP TSI Pepper ano 2018, esta com 28.000km. Porque vejo muitos com peoblemas de EPC? O meu tive peoblemas hoje? Também defeito de fabricação? Tive um Honda fit por 6 anos e NUNCA tive peoblemas.

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Samarone 13 de junho de 2020

O consumidor Brasileiro esta tão acostumado a ser enganado que quando aparece uma matéria escrachando a enganação reagem reclamando do portal/repórter, provavelmente são consumidores que acham que o referido carro ainda é cinco estrelas, como diz o ditado; o pior cego é aquele que não quer ver.

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Wesley 14 de junho de 2020

Muito bem dito ! 👏👏

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Ricardo Lopes 13 de junho de 2020

Eu tenho um Cross UP tsi mas eu queria ver se esse carro ficasse mas barato todo mundo compraria mais o imposto do nosso país e um absurdo pôr isso todos carros e tão caros

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Anderson Martins 13 de junho de 2020

Um absurdo… Tenuomo TSI Pepper, caro demais.

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André Luis Marolla Bernardes 13 de junho de 2020

Isso é uma acusação infundada, pois a Volkswagen não burlou a legislação e também não reduziu a segurança do veículo, apenas resolveu adequar o projeto que nasceu como quatro lugares.
Vejo uma matéria tendenciosa que não traz nada de relevante para o leitor, pois realizar críticas do produto com fundamentação técnica é bem diferente de acusar a montadora de cometer um crime!

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ALESSANDRO DE ASSIS MAXIMO 14 de junho de 2020

Concordo plenamente com você André Luis Marolla Bernardes

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Antônio 13 de junho de 2020

A matéria tá mais para clickbait. A montadora somente teria burlado a legislação caso ainda o veículo se mantivesse homologado para 5 ocupantes e de alguma forma não ter se adequado as novas regras. É ridículo comparar uma estratégia de mercado, com a fraude cometida pela marca.

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Fabio Pontarolo 13 de junho de 2020

A matéria errou ao afirmar que “Inserir o engate Isofix nos modelos produzidos a partir de janeiro de 2020 não é complicado nem exige grandes investimentos no up!”. Na verdade o VW Up foi p primeiro popular a vir de fábrica com isofix desde o seu lançamento em janeiro de 2014. Nisso a VW não precisará mexer, pois já conta com o item antes de qualquer outro modelo popular lançado até 2015. Matéria muito falha nesse sentido, por ser de revista especializada e não saber disso.

AutoPapo
AutoPapo 15 de junho de 2020

Olá, Fabio

Você tem razão. A informação foi corrigida.

Obrigado e abraço

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RICHARD 13 de junho de 2020

Desde que fique claro para o consumidor que o novo UP! é para 4 passageiros não vejo problema algum. Nós “consumidores de entrada” queremos segurança, economia, qualidade, e baixo custo.
Portanto,
queremos a continuidade do VW UP! no mercado.
Achei engenhosa a solução da VW.

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Augusto 13 de junho de 2020

Boa tarde à todos! Só um detalhe, passando o VW UP para 04 lugares, o preço irá cair?? Ou vai permanecer o mesmo, ou aumentar com isso?? Eis a questão e a pergunta que não quer calar??

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Eduardo jeronimo da silva 17 de junho de 2020

Cair o preço nunca, jamais, aumentar sim, sempre, com certeza, e atualmente com a “ajuda” da pandemia do corona virus como argumento principal e enfático…

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Carlos frechette 13 de junho de 2020

Na maioria dos carros brasileiros o quinto passageiro viaja de maneira desconfortável.

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Fe 13 de junho de 2020

Não é questão de conforto para o terceiro ocupante, agora ele nem vai poder viajar mais. Imagina se bate o carro com um terceiro ocupante sem cinto?
Duvido que o dono de um UP novo em uma eventual necessidade não coloque 3 crianças no banco de trás ao dar carona para os coleguinhas em uma festinha de aniversário por exemplo….
Deveriam ter feito o serviço direito e colocado o 3o cinto.

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Antônio 13 de junho de 2020

Faz coisa errada quem quer, sendo assim nem mesmo os carros para 5,7 passageiros serão suficiente, pois sempre vai haver alguém mais.

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humberto 13 de junho de 2020

A segurança continua a mesma…título sensacionalista…af! Q feio.

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David.greenfield 13 de junho de 2020

Novus CarPladtic, ops Nivus plastic, engana troxa, Um ponto Zero a 80 paus
Desde os primórdios 1° mondo engana os índios com espelhinho…..essa de converter valor de $Eu ou US$ pra real e balela, lá cara ganha, na moeda local, 7k paga 20 k….. Aí o infelz ganha 2 paga 80/10 ….

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Jacques Zorzetto 14 de junho de 2020

Jornalismo barato onde o importante é criticar, causar polêmica.
O UP tem tudo para ser um clássico com legiões de entusiastas.

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Henrique 13 de junho de 2020

Achei a notícia SUPER MAL INTENCIONADA.
1) A Lei fala pra ter cinto e encosto de 3 pontos para todos os acentos traseiros. Se forem 2, a VW cumpre, certo?
2) A VW acabou de lançar as versões Connect e Xtreme, seria normal fazer estoque desses modelos não?
3) Aguardo matérias das montadoras que quando trazem carro da Europa vem sucateado, plataformas adaptadas (antiga), motores antigos, falta de itens de segurança com relação a Europa…

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david.greenfield@ 13 de junho de 2020

Desde os primórdios os pilas enganam os índios com espelhinhos, o lixo tecnológico del primo Mondo va pro País e comvram olho da cara. Mó firula no Nivus 80 paus num Um ponto Zero

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David 13 de junho de 2020

Cobram olho da cara, em plena pandemia, juros de 1% ao mês… kkkkk … carroça, vende uma, recebem 2 dos indios, no q tange ao discernimento Economico

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Danilo 13 de junho de 2020

Ainnn muito melhor se tivesse acabamento em jacarandá não é verdade?

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Vagner Andrade 13 de junho de 2020

Achei a matéria um pouco exagerada, não entendi o porquê do título que está diminuindo a segurança.
Na verdade o que ela está fazendo é uma redução na capacidade de 5 para 4 lugares, e que está dentro da lei.
Até onde eu sei o UP contínua sendo um carro 5 estrelas no Latin Ncap.

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Humberto 13 de junho de 2020

Exato…mas tem uns “repórteres especializados” Q só escreve groselha.

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Fernando B 14 de junho de 2020

O up perdeu as 5 estrelas em 2016

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Antônio 13 de junho de 2020

Esses jornalistas haters são pândegos, pegam no pé das marcas que desgostam e passam pano pra outras que admiram e que cometem barbaridades maiores como retirar air bags laterais pra aumentarem a margem de lucros.

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Bruno 13 de junho de 2020

Matéria exibida hoje 13/06)20, sendo que a Volks claramente havia discutido que iria fazer isso a mais de 10 meses atrás. Vocês estão dormindo ou estão em outro planeta. O público do Up! Naquela oportunidade já havia, formalmente sinalizado sua forte comoção com a saída de linha do Up!, Acho que a montadora entendeu isso e dialogou essa solução e assim a implantou. Se pra vcs soou como esperteza, acho que mal intencionado é essa matéria.

AutoPapo
Boris Feldman 13 de junho de 2020

Agradeço o comentário e a leitura do nosso portal, mas quem está dormindo é o leitor. E, mal intencionada, a VW.
Não estamos discutindo o fim de linha do vw up! mas o absurdo de a Volkswagen se esquivar da lei e não investir no terceiro cinto de três pontos atrás, por meio de uma manobra legal, mas imoral. Nossa postura sempre foi muito complexa, de defender o consumidor. Mas, lamentavelmente, uma minoria de leitores não percebe, defende a fábrica e ainda nos critica.

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Johnathan 13 de junho de 2020

Excelente matéria! Parabéns!

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Claudio 13 de junho de 2020

Tudo foi feito dentro da legislação do país, como não foi possível colocar o terceiro cinto, o veículo foi homologado para 4 passageiros. Volta pra faculdade….quer se aparecer, pendura uma melancia no pescoço.

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Antônio 13 de junho de 2020

Nada de imoral, compra o veículo homologado para 4 ocupantes quem quer, assim como há outros no mercado com a mesma característica. Inclusive dessa forma o veículo se mantém mais seguro, já que todos os ocupantes terão o cinto de três pontos e encosto de cabeça.

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Reinaldo lima 13 de junho de 2020

Excelente carro,nada a reclamar…

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Luiz Zonta 13 de junho de 2020

A crítica de redução de 5 para 4 lugares é válida. A chamada da reportagem onde afirma que houve redução da segurança por parte da VW é ridícula e só posso imaginar que foi feita para aumentar a audiência do autopapo

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Celso 13 de junho de 2020

Inserir isofix nos modelos a partir de 2020, para um jornalista automotivo acho que tem que se informar melhor né.

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Luiz Zonta 15 de junho de 2020

E porque esta crítica não foi feita lá em 31/01 quando o blog anunciou esta mudança ? O jornalista levou mais de 4 meses para perceber isso ? Título oportunista e inverídico !

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C.E.S 16 de junho de 2020

Gostei da matéria e não vi sensacionalismo nenhum, muito pelo contrario, o texto apenas esta retratando como as coisa funcionam no Brasil. Os brasileiros gostam de ser enganados e há N exemplos como esse(não falo do setor automotivo), onde se age com imoralidade mas dentro da legalidade! Se a VW desde o lançamento informasse que o UP era apenas 4 lugares, não teria problema algum, mas na hora que há mudança na lei, a VW se esquiva e não cumpre com obrigatoriedade dos equipamentos de segurança, apenas a dribla para não ter que cumpri-la! Parabéns Boris.

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Marcos Brogna 13 de junho de 2020

Um tanto exagerada a análise, não? Ou chamar o Up! de carro de 5 lugares seria tão certo assim? Ora, nem cabem 5 pessoas no carrinho! E, ademais, na Europa, ele é homologado para 4! Eu gosto do carrinho, pena que aqui só pegam carros “para a família”…

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Antônio 13 de junho de 2020

Sinceramente não vejo nada disso o carro e de excelente espaço tratando-se que um carro do tamanho pequeno. E por sinal como porte pequeno não vejo outro na mesma quantidade.

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José Maia 15 de junho de 2020

A VW tem muito destas artimanhas; estes casos deveriam estar sendo investigados pelo ministério público. Para um carro de 50K; deveriam pensar na segurança e não em se dar bem!

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Eddie 13 de junho de 2020

O Up nunca foi 5 lugares, a VWB por força da lei corrigiu um erro ou falcatrua como queira. Mas fazer estoque do modelo 19/20 para o ano todo é viajar demais.

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Jorgino jorge da Silveira 13 de junho de 2020

Tenho upcross tsi, tem 2 isofix, som ótimo, rápido, econômico, veículo é ótimo, tenho consciência que é super compact, mas quando pega estrada é muito bom.

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Kfezaki 13 de junho de 2020

Sei foi errado a Volks fazer isso, mas banco de trás só cabe 2 adultos no meio de 2 adultos mal cabe uma criança,que deveria de estar na cadeirinha. Com isso ocupando 1 vaga de adulto.

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Renato Reis 13 de junho de 2020

Na minha opinião depende de cada um, eu tenho um EcoSport 2009 e acho atrás apertado pra ir três atrás pra quem vai no meio e desconfortável cabe bem só duas pessoas atrás imagina o restantes dos carros e pra quem dirigi nunca vai perceber isso, só se ir atrás e no meio…quem dirigi acha sempre que o carro dele é bem confortável atrás conversa e se for sedan pior ainda carro baixo …não tem coluna que aguente.

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Marcos 14 de junho de 2020

Entendo que quem compra um up não pretende levar muita gente, mas a vw deveria investir no terceiro cinto, vão perder compradores. Não poder levar mais um passageiro numa eventual viagem não vai ser legal.

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