DPVAT: além do tombo, o coice

A Seguradora Líder nega indenização até para vítimas de acidentes que comprovam documentalmente sua incapacidade física

esquema dpvat
Por Boris Feldman
Publicado em 09/09/2018 às 11h00

Não se sabe porque o governo federal se nega a corrigir as trapaças do DPVAT, administrado pela Seguradora Líder. Cabe a ela, ninguém é capaz de explicar o porquê, o monopólio do seguro obrigatório pago anualmente por todos os veículos. Somente no Brasil não se dá ao motorista o direito de escolher livremente a seguradora.

A Líder é um consórcio de cerca de 80 seguradoras que recebe compulsoriamente muitos bilhões de reais, destina parte desta verba colossal para o governo e outra para indenizar os acidentados de trânsito. Um processo surreal, pois o valor é pago obrigatoriamente, como imposto ou taxa do governo. Mas a Líder é uma entidade privada e mal fiscalizada, o que deu origem a um escandaloso esquema que desviou bilhões de reais em dois tipos de fraudes: a própria diretoria da seguradora estabeleceu contratos de fachada com consultorias fantasmas, além de dezenas de quadrilhas que atuaram em todo o país forjando documentos para simular acidentes.

Tantos foram os escândalos que a Policia Federal e o Ministério Público decidiram investigar a Líder e montaram a operação “Tempo de Despertar”. A roubalheira veio à tona com centenas de documentos comprovando toda a maracutaia. Além disso, também o TCU (Tribunal de Contas da União) e a Susep (Superintendência de Seguros Privados) examinaram as contas da Líder e emitiram pareceres contrários ao esquema montado para administrar o DPVAT.

No final de 2016 houve uma mudança de diretoria da Líder e seus novos executivos introduziram modificações para tentar salvar a seguradora. Houve até uma confissão pública do escândalo ao se reduzir em cerca de 60% (em 2017 e 2018) os valores cobrados pelos seguros. Pois mesmo com essa abismal redução de faturamento, a Líder continuou a operar normalmente. E ainda conta com uma enorme reserva de caixa de cerca de R$ 4 bilhões aplicados em bancos a que pertencem suas principais seguradoras. Ou seja, tudo em família…

Mas, a título de combater fraudes, a Líder decidiu tornar mais complexo o processo de indenização dos acidentados. E foi endurecendo o jogo até criar uma nova calamidade, a simples negativa de pagamentos devidos às vítimas. A diretoria da seguradora diz que seu objetivo é eliminar fraudes. Mas está, aparentemente, eliminando indenizações…

Exigências da Líder vão além das previstas em lei

A Associação Brasileira das Empresas de Assessoria às Vítimas de trânsito (ABEAVT) estima em 80% o percentual de casos negados ou dificultados ou pela Seguradora Líder. Edi de Aguiar, seu presidente, afirma que a Líder pede à vitima documentos além dos exigidos pela lei. “Ela nega ou deixa pendentes os pedidos alegando que não existe sequela na vítima. Há casos absurdos de pessoas amputadas em que a Líder exige relatório médico para atestar a sequela, mesmo que o prontuário descreva a cirurgia de amputação”, diz Aguiar.

Um dos casos mais escabrosos aconteceu recentemente em São Paulo: uma pessoa foi atropelada em dezembro de 2017, teve traumatismos cranianos e cerebrais graves e foi submetido a neurocirurgia. Seu estado se complicou com múltiplas infecções e submetido a uma traqueostomia. A equipe hospitalar declarou que o acidentado se apresentava “sem condições de retorno à vida laboriosa normal permanente” mas, ainda assim, a Líder negou a indenização, segundo um parecer que emitiu dez dias antes de a vítima falecer, em 25 de agosto. Num outro, um motociclista de Santarém vítima de um tombo, foi forçado a modificar sua declaração, permitindo assim que a Líder negasse a indenização.

Existem várias propostas que tramitam no Congresso Nacional para corrigir este esquema fraudulento. O relator de um projeto no Senado (176/2008) para eliminar a exclusividade da Líder, Sérgio Petecão (PSD-AC), é favorável ao término da cartelização do DPVAT.

A pressão contra o atual esquema do seguro obrigatório por entidades privadas e órgãos governamentais de fiscalização poderá resultar, no próximo ano, numa reformulação do sistema atual para que o cidadão tenha direito à livre escolha da seguradora.

Seguradora Líder está negando indenizações
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Vilma Barbosa de Oliveira 12 de setembro de 2018

Minha vizinha sofreu um acidente ficou de cadeira de roda pois trocou a bacia.. E tiveram a coragem de dar $300.00
Ouvi dizer que o prazo era de 20 anos.. meu filho bateu a moto teve os braços machucados teve 3 cirurgia. E qdo fomos atrás..resposta. não não recebe nada. Qdo resolvemos ir….disseram ja passou o prazo.. Eu penso DPVAT…enganação….muito triste..

Avatar
Fabiano 11 de setembro de 2018

Caro Boris, que descalabro! Está difícil encontrar um reporter sério neste país.

Avatar
André Luiz Vieira Antonetti 10 de setembro de 2018

Eu percebo desde sempre que o DPVAT é uma roubalheira.Minha esposa foi atropelada há 22 anos atrás, e não recebeu nem um centavo. Mas, tenho certeza de que. Algum espertinho recebeu por ela .

Avatar
sergio 10 de setembro de 2018

otima materia meus parabens a lider esta ficando com o dinheiro das vitimas e se negando ate mesmo a realiza as pericias medicas

Avatar
George 9 de setembro de 2018

Prezado Boris
Infelizmente nós reles contribuintes somos obrigados a sustentar os políticos que manipulam todo o sistema para manter sua máfia a extorquir os cidadãos. Quiçá alguém tenha a boa fé de nos defender. Cadê os órgãos de imprensa e de defesa do consumidor???

Avatar
César Augusto Westin 9 de setembro de 2018

Caro Bóris,
Seus comentários, como de costume corajosos, sobre a cartelização da Líder Seguradora no DPVAT, traz à tona um assunto escabroso que confisca o dinheiro do consumidor e o impede de optar pela seguradora que lhe convém. Aliás, pagamos duas vezes, já que uma grande maioria opta por fazer outros seguros além dessa pantomima a que o cartel deu o nome de DPVAT.
Abraços.

Avatar
Deixe um comentário