Ligar o motor do carro por ‘uns minutinhos’? Nem pensar!
Nada de acionar o motor na garagem. E, se ela for fechada, nem precisa do coronavírus para nocautear o pulmão
Por Boris Feldman 15/04/20 às 13h11Nada de acionar o motor na garagem. E, se ela for fechada, nem precisa do coronavírus para nocautear o pulmão
Por Boris Feldman 15/04/20 às 13h11Palpiteiros do mercado adoram demonstrar conhecimento de automóvel. Mas, em geral, só palpite errado. Deve ser por influência deles que tanta gente cuida de ligar o motor do carro que fica parado semanas ou meses porque a família viajou de avião, ou o dono foi hospitalizado. Ou de quarentena pelo coronavírus.
Aliás, se o dono não tem condições de ir até a garagem para ligar o motor, ele pede a um amigo, parente ou vizinho para fazê-lo, tão importante a dica do palpiteiro.
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Na verdade, alguém ouviu o galo cantar sem saber exatamente aonde. Não tem dúvida da importância de se evitar que o motor permaneça sem funcionar durante longos períodos, de semanas ou meses. Mas a recomendação correta não é de ligá-lo “por uns minutinhos” com o carro estacionado, mas de sair para uma voltinha de pelo menos uns 10 a 15 minutos.
Esse cuidado deve ser tomado cada duas semanas até para que outros componentes do carro também se movimentem. Evita, por exemplo, que os pneus fiquem em contato com o piso no mesmo lugar, o que pode até deformar esta área da banda de rodagem.
Deve-se lembrar de ligar o ar-condicionado que também pode ter problemas se ficar muito tempo desligado. Rodando com o carro, a bateria se recarrega e recupera a carga perdida para acionar o arranque, impossível com o motor “uns minutinhos” em marcha lenta.
Falo aqui dos cuidados ao deixar o carro parado. Confira:
Deve-se também evitar de deixar o motor funcionando pelas consequências no óleo lubrificante. Quais?
Se o motor não atinge sua temperatura de funcionamento, pistões e anéis não se dilatam e permitem uma passagem maior de gases da combustão para o cárter.
Por outro lado, o óleo no cárter também não atingiu sua temperatura ideal sendo, portanto, incapaz de queimar estes gases que escapam da combustão e que, por isso, vão contaminá-lo. O que prejudica sua capacidade de lubrificar o motor.
Outro problema grave dessa prática é no caso da garage fechada: enquanto não atinge sua temperatura de funcionamento, o catalisador é incapaz de eliminar a nocividades dos gases do escapamento. E tome CO, CO2, NOx e HC nos pulmões.
Perfeito. É melhor deixar o carro desligado e com a bateria desconectada do que ficar ligando o carro para deixar na inércia.