Limpeza dos freios é, SIM, picaretagem! Boris Feldman explica

No caso do sistema de freios, a picaretagem é oferecer o serviço de limpeza sem nenhum motivo, muitas vezes em carros com apenas 10 mil km rodados

capa limpeza dos freios
Boris Feldman fala quando se deve limpar os freios (Foto: AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 30/04/2021 às 19h28
Atualizado em 01/05/2021 às 00h00

Tantos foram os comentários do pessoal aqui no portal AutoPapo e no  YouTube, que eu me senti na obrigação de explicar melhor a crítica que fiz à empurroterapia da limpeza dos freios.

Eu comparo esta pi-ca-re-ta-gem com a outra limpeza, a dos bicos injetores. Claro que, eventualmente, eles se sujam e é importante limpá-los. Mas o problema é querer empurrar a limpeza de bicos no carro que chega à concessionária para a revisão dos 10 mil km e não tem falha nenhuma no funcionamento do  motor.

VEJA TAMBÉM: 

Vou então entrar em detalhes.  No caso do sistema de freios, a pi-ca-re-ta-gem é oferecer o serviço de limpeza sem nenhum motivo, muitas vezes em carros com apenas 10 mil ou 20 mil km rodados e sem nenhuma anormalidade quando se aciona o pedal do freio.

Vamos dividir em duas partes: os freios dianteiros raramente se sujam, pois é um sistema aberto e a poeira do desgaste das pastilhas vai para a atmosfera. O que pode acontecer é cair óleo no disco, acabar o atrito e o freio deixar de funcionar daquele lado. É óbvio que se deve limpá-lo.

Mas isso não ocorre nos traseiros, equipados com freio a tambor na maioria dos carros.

Neste caso, de lonas e tambores, é o contrário dos dianteiros: ele é fechado e dificilmente deixar de funcionar por um fator externo. Por um óleo, por exemplo, como nos discos. Por isso eu disse que não haver sujeira nos freios.

Então, como se sujam os freios traseiros?  Somente pelo atrito normal da lona contra o tambor, o que provoca um desgaste das lonas, que resulta numa poeira abrasiva em seu interior. Isso é normal.

Quando limpar os freios?

Então, quando se faz uma revisão dos freios traseiros, em geral para se substituir as lonas e eventualmente os tambores, é importante também limpar o sistema. Mas não é honesto abrir o sistema traseiro somente para limpá-lo, o que se faz sim, mas durante uma revisão dos freios.

Vamos ser mais objetivos ainda?  Em manual nenhum de fábrica se recomenda limpar o sistema de freios, mas revisá-los: verificar pastilhas, discos, lonas e tambores. E aí, claro que, abriu para inspecionar, aproveita e limpa.

Resumindo: oferecer a limpeza do sistema de freios no carro levado para a revisão obrigatória é só mesmo para faturar. Insisto, é cara de pau, e não passa de pi-ca-re-ta-gem.

Me expliquei melhor?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
194 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cosme 21 de junho de 2023

Ele já se retratou, em km baixas não seria necessária, mas é um comentário fútil, nem precisava ter falado. Hoje com melhores materiais, tanto as pastilhas podem durar acima de 30.000 km, Tem veículos japoneses que se trocam a mesma em torno dos 100.000 km. As lonas duram mais e porisso ajuntam mais pó e resíduos. A limpeza é necessária sim, geralmenter ocorre na troca destas peças, pois se o guarda-pó romper, impregna o pistão, causando desgaste , vazamento e acidentes graves. Aliás, muita pó no circuito, causa má dissipação na pecças, causando stress por calor, fervendo o óleo do freio. Todo engenheiro mecãnico deveria saber que atrito gera calor. Falta bom senso para todos. Sou da EESC-USP com especialização automobilistica, é dose ouvir tanta besteira.

Avatar
helio 19 de agosto de 2023

perfeito, esses comentaristas automotivos, sao que nem comentarias de futebol kkkkk

Avatar
Joni 18 de novembro de 2021

PARABÉNS PELA MATÉRIA: verificação do sistema de freios como: nivel e data do óleo, espessura das lonas e pastilhas, espessura dos discos e tambores, verificação e se necessário regulagem do freio de estacionamento (de mão), folgas, barulhos, vazamentos, etc… SIM!!! Cobrar por LIMPEZA DO SISTEMA DE FREIO quando nenhuma intervenção foi necessária é RIDÍCULO salvo se devidamente esclarecido que é uma medida meramente cosmética!!!

AutoPapo
AutoPapo 18 de novembro de 2021

Obrigado, Joni. Você entendeu perfeitamente o recado do Boris!

Avatar
Daniel 14 de maio de 2021

Bóris, vá se informar melhor. Você está muito desatualizado e tem falado bobagens demais.
Outra coisa, se você acha que não precisa fazer a limpeza, problema seu, mas não diga que isso é picaretagem porque aí já está sendo ignorante.
Eu conheço gente que diz que só troca o óleo do motor a cada 30.000km porque o óleo foi feito para durar isso, outro que diz que não faz revisão em concessionárias porque eles trocam um monte de besteiras e outro que diz que esse negócio do homem ter ido na lua é pi-ca-re-ta-gem…
Está na hora de você se atualizar ou colocar alguém mais preparado para responder estas perguntas. Parece que suas respostas são feitas para a época do fusquinha ainda.

Avatar
Johnny 10 de maio de 2021

isso… quando o freio apresentar falhas aí faça a revisão.
Que ideia estúpida.

Avatar
Jonathan 10 de maio de 2021

“Picaretagem” ?
Que acusação desagradável !!!
O autor deveria ser um pouco mais respeitoso em seu comentário. Se não concorda com esse serviço, diga que não concorda, mas não atribua juízo de valor de forma difamatória a quem quer trabalhar corretamente.

Avatar
Michaela Bergotti 10 de maio de 2021

Reportagem bastante leviana. Generalizar de forma pejorativa da forma como o fez não é algo ético e adequado para um jornalista, e a sua opinião é bastante contraditória para um engenheiro.
Todo profissional sabe que nada pode ser antecipado sem uma avaliação, que cada caso é um caso, e que é muito mais recomendado uma boa preventiva do que esperar os freios apresentarem problemas para depois repará-los. O caro jornalista, que é engenheiro, deveria saber, mais do que qualquer um que não se espera um freio dar problema para procurar assistência.
A reportagem também trata o assunto de forma bastante superficial, ao dizer que “os freios dianteiros raramente se sujam, pois é um sistema aberto e a poeira do desgaste das pastilhas vai para a atmosfera”. Sua abordagem se resume ao pó gerado pelas pastilhas, mas, acaba caindo em contradição ao afirmar que é um sistema aberto, e, portanto, sujeito a todo tipo de contaminação.
Justamente por ser aberto, e dependendo do uso, o sistema pode se sujar com bastante facilidade e provocar desgastes indesejados nos discos e até danos às pastilhas. Quem roda muito em vias não pavimentadas sofre mais com o problema.
Somos uma empresa especializada em freios, a maior do Grande ABC paulista, e não nos vemos no grupo dos “pi-ca-re-tas”. Pelo contrário, agimos com muito profissionalismo e honestidade, e a sua abordagem foi muito infeliz do ponto de vista técnico, e muito grosseira em sua forma de abordagem e na sua acusação.
Eu realmente esperava muito mais de um engenheiro com a sua experiência.

Avatar
Pilkiner 9 de maio de 2021

“No caso do sistema de freios, a pi-ca-re-ta-gem é oferecer o serviço de limpeza sem nenhum motivo”

O óleo do motor também é trocado sem nenhum motivo. O motor está perfeito.

“O que pode acontecer é cair óleo no disco, acabar o atrito e o freio deixar de funcionar daquele lado. É óbvio que se deve limpá-lo.”

Isso !!! Vamos esperar o freio falhar para fazer a limpeza.
Não tem a menor noção do que ocorrerá se uma roda falhar num asfalto molhado em alta velocidade. Manutenção preventiva para que?
É triste ler isso.

Avatar
Renan 9 de maio de 2021

Bóris errando feio. Esse Jeremy também é insuportável.
Vão perder esse leitor em 3… 2… 1…. Fui !!!

Avatar
Ivan Montes Claro 9 de maio de 2021

Boris, li muitos comentários e achei por bem me manifestar, pois tem muitos leigos equivocados apoiando algo que não é verdade.
Apóio os colegas que se mostraram indignados com o termo picaretagem que você usou. Isso não é certo. É ofensivo.
Trabalhei em concessionária, e posso te afirmar que você se engana em relação a este ponto.
Os serviços de revisão incluem os itens básicos para manutenção de garantia, como a óbvia troca de óleo do motor, mas podem incluir outros itens que normalmente são sugeridos ao dono do carro, mas não obrigatórios.
A hidratação de couro como já foi citada aqui é um exemplo, e preserva as características do material evitando que se rache em pouco tempo. Isso é recomendado no estofado de nossa casa, imagine num veículo que fica muito tempo ao sol com temperaturas elevadíssimas.
O alinhamento e balanceamento também costuma ser oferecido como opcional, e preserva os componentes mecânicos da direção e suspensão, aumenta a durabilidade dos pneus e oferece uma direção mais controlada e segura do veículo. Você acha que esse serviço é picaretagem também?
A higienização do ar condicionado também não é obrigatória e nem consta do manual, mas é uma questão de saúde. Ou será que só o sistema de ar condicionado de casa requer esse cuidado?
Até o tão desprezado “kit lubrificação” tem um papel importante para reduzir o desgaste causado pelo atrito de partes móveis de fechaduras, dobradiças, etc. Cansei de ver trocar maçanetas quebradas de tão duros que estavam os componentes da fechadura.
Atendi clientes de carros brancos chateados que a pintura de seus carros manchou, porque nunca acharam necessário encerrar a pintura.
As concessionárias tem sim o dever de oferecer e informar a importância destes serviços, ou não estariam sendo profissionais. E estes serviços são opcionais, e alguns obviamente pagos, como devem ser.
Se eu tivesse poder de decisão quando trabalhava em concessionárias, eu faria uma lista de sugestões ainda maior e certamente muito benéficas aos carros, inclusive a limpeza de freios que agora se torna mais comum é necessária em função de mudanças em sua tecnologia.
Sabia que uma simples limpeza de freios evitaria as tão freqüentes trocas de discos? E o mais importante, não é um item de conforto, mas de segurança. Principalmente dependendo do uso do veículo, isso nem deveria ser opcional, mas uma obrigação.
Mas, num país onde alinhamento e balanceamento é item acessório, onde o proprietário faz a primeira revisão na concessionária e as demais onde quer e como quer… fica difícil mesmo.
Eu já vi gente gastando fortunas trocando eixo traseiro, rodas e outros componentes do Fiat Stilo sem saber que há um Recall para isso que cobre tudo, até os pneus que costumam ficar danificados com a quebra do sistema.
Já vi gente instando módulo de trava automática das portas sendo que o veículo tinha essa função e bastava habilitá-la.
Mas é uma decisão do dono o que fará do seu carro, mas não faça a concessionária parecer desonesta porque este não é o caso. Algumas podem até cometer exageros, concordo, mas neste caso dos freios você e muitos leitores estão redondamente enganados e desatualizados. Recomendo se informar melhor antes de fazer juízo de caráter de bons profissionais.

Avatar
Ronaldo Pessoa Jr. 9 de maio de 2021

Não é picaretagem Bóris. O sistema de freios mudou bastante. A contaminação das pastilhas é muito maior em função da mudança de composto que aboliu o amianto.
É só uma medida preventiva que traz benefícios. Faz quem quer.
Igual os bancos de couro. Hidratação do couro não consta do plano de manutenção, mas é a diferença de um couro que vai durar mais de uma década e outro que mal aguentará a garantia dependendo do uso.
Hoje é mais um cuidado esse dos freios. Apenas não é obrigatório, mas a oficina deve sempre sugerir esses itens.
Dizer que trata-se de picaretagem é algo bastante chato, e estes profissionais não merecem isso.
Acho que você deveria se retratar.

Avatar
Elson Mariano 8 de maio de 2021

Há muito tempo venho percebendo uma certa confusão mental desse senhor, e desta vez ele se superou.
O senhor deveria se informar um pouco mais antes de se aventurar em suas divagações. Lembre – se de sua responsabilidade como formador de opinião.
Picaretagem foi um termo bastante infeliz de sua parte, e deveria ter mais respeito em quem diverge de suas opiniões.
Como se sentiria se eu dissesse que o seu artigo sim, é uma picaretagem?
Só para lembra – lo que as pastilhas de freio hoje não são fabricadas como eram no seu tempo, duram muito menos, são muito mais macias e provocam rápida contaminação do sistema, o que o senhor como engenheiro deveria saber que isso é indesejável, e que uma limpeza periódica é muito bem vinda.

Avatar
Paulo 8 de maio de 2021

Caro,Boris vc veio despertar um turbilhão de sentimentos aqueles q pratica a desonestidade em serviços automotivos. Aqui vi de tudo:desrespeito, choradeira até mesmo uma falta de interpretação absurda. Vi tbm pessoas de bons princípios e formação.Caro Bores:vc deu um alerta àquelas pessoas leigas que se deparam com esse tipo de profissional que tem em toda parte, que espalham terror em motoristas inexperientes sugerindo a falsa imprescindibilidade de execução desses serviços, que não estão previstos nem no manual. Aos que se sentiram ofendidos com o vídeo, a carapuça deve ter servido. Um abraço.

Avatar
Eduardo 8 de maio de 2021

As respostas estão sendo filtradas aqui.

Avatar
Eduardo 8 de maio de 2021

Sr. Boris, com todo o respeito, não está na hora de se aposentar?
Então devemos esperar o freio dar sinais de problemas para fazermos uma revisão. O Sr. já ouviu falar de manutenção preventiva?
O Sr. sabia que aqueles riscos nos discos de freio que obrigam a sua troca são provocados pela sujeira e não pela pastilha?
O Sr. vem criando polêmicas desnecessárias, mas acho que está na hora de entender que o seu ciclo já chegou ao fim.
Não é criando conflitos, teorias de conspiração e inventando coisas de sua cabeça, como o icônico caso da suspensão da Frontier, que o Sr. vai encerrar sua carreira com dignidade e respeito.
Já não basta ter trazido este gringo falastrão do Jeremy para vomitar suas besteiras, quando temos no Brasil muita gente realmente competente para falar de carro, e sem precisar desta patética tradução que chega a ser cômica.
Veja a polêmica desnecessária que o Sr. criou aqui entre leigos e alguns “profissionais”.
Tenho mais de 40 anos no ramo automobilístico, e fico realmente indignado com coisas como essa. Lamentável !!!

Avatar
Wanderson 8 de maio de 2021

Não troco disco por causa de riscos
Existe máquina própria para recuperação de discos fica iguala zero

E me desculpe, deveria ficar calado

Concordo com o Boris

Avatar
Eduar 8 de maio de 2021

Você está falando do popular “passe no disco”, onde o disco é usinado para eliminar a camada riscada. Para a sua informação, não fica “iguala zero”. Sua vida útil é reduzida e sua segurança também. Então faça o seguinte, não troque o óleo do motor, você pode retificá-lo também depois e ficará “iguala zero”.
Para que manutenção preventiva? Tudo pode ser recuperado depois por um valor maior do que aquele que se gastaria numa preventiva muito mais barata.
O negócio é rasgar dinheiro depois e ainda correr riscos de segurança ou de ficar com o carro quebrado na rua depois.
Não tenho a menor dúvida que com o seu parco conhecimento e falta de bom-senso concorde com o Bóris.
E me mandar calar também fala muito sobre você, o suficiente para eu encerrar esta participação aqui.
Espero que publiquem isso porque muito está sendo censurado aqui, alimentando idéias como a sua.
Deixei uma aula aqui sobre o assunto, com informações técnicas precisas e reais, mas não foi publicada. Imagino o porquê.

Avatar
Renato (Mecânica Belo Horizonte) 8 de maio de 2021

Wanderson… vá estudar pra ter moral pra falar algo aqui. O colega está certo em sua explanação. Esse Bóris realmente está muito equivocado.

Avatar
Mário 9 de maio de 2021

Com todo respeito Bóris isso que o Sr falou não tem nada a ver

Avatar
Mauro 13 de agosto de 2021

O disco pode ser retificado sim, desde que a espessura esteja dentro da especificação do fabricante e não esteja empenado. Nesse caso não é obrigado a trocar e a segurança não é afetada.

Avatar
Elson Mariano 8 de maio de 2021

Excelente ponto de vista.
Pensei a mesma coisa quando li a argumentação do Boris. Faltou embasamento técnico, que para um engenheiro é inadmissível, e sobrou uma clara intenção de polemizar, inclusive reforçando um tema já discutido.
Acho que a queda de anunciantes lhe provocou uma linha de retaliação, já que atacou um diretamente. Não é seu Boris?

Avatar
Geraldo Veriano Sales 8 de maio de 2021

Vc esta certo Boris, existem muitas picaretagem nas oficinas, inclusive de concecinarias.

Avatar
Eduardo 8 de maio de 2021

Existe muita picaretagem na língua portuguesa, isso sim..

Avatar
Elson Mariano 8 de maio de 2021

Concordo totalmente kkkk……

Avatar
Daniel 8 de maio de 2021

Sim concordo, fazer uma limpeza com 10 mil não achou nescessário mais com 50 mil já andou bastante, e não vai matar dar ninguém uma limpeza.

Avatar
Elson Mariano 8 de maio de 2021

Caro Daniel… talvez você não saiba que hoje essa km de 50.000 pode representar duas trocas de pastilhas.
Hoje às pastilhas são fabricadas com um material muito mais macio e pouco duradouro, e que gera muito resíduo que prejudica o sistema de feios.
Eu entendo que não custa nada fazer uma limpeza num sistema de suporte de segurança. Higienizar o ar condicionado ou hidratar o couro dos bancos pode sim ser considerado exagero, mas freio é coisa séria.

Avatar
Izaque 8 de maio de 2021

Vamos abrir os olhos proprietário de veículos,tem um monte de auto center com picaretagem nós veículos,levei meu carro pra trocar o silencioso escapamento o camarada quis trocar da saída do motor até lá atrás,se eu não fosse mecânico tinha trocado a peça e ainda pago pelo serviço que não precisava, atenção donos de auto center tem mecânico levando carro pra vocês arrumar,por favor seja honesto no seu trabalho para que Deus possa abençoar a todos, lembra que Deus não trabalha com mentira, aí seu negócio não vai pra frente assim podendo até virar caso de polícia ?

Avatar
Elson Mariano 8 de maio de 2021

Não é isso que está em discussão aqui. Picaretagem existe na oficina, na medicina, na política, etc… o que deveria ser discutido aqui é má questão técnica, mas, mais uma vez o Sr Boris apela para a polêmica. Rasga seu diploma de engenheiro e exagera ao usar o termo picaretagem de forma tão leviana. Se ele desconhece a real importância desta ação preventiva, deveria se abster desta opinião infeliz.

Avatar
ROGERIO SAWABE 8 de maio de 2021

Esse cara fala muita besteira

Avatar
Eduardo 8 de maio de 2021

Demais !!!

Avatar
Elson Mariano 8 de maio de 2021

Concordo

Avatar
Tomé 8 de maio de 2021

Necessária ou não necessária a verdade é que as concessionária quer mesmo empurrar um monte de serviços e que só encarece a revisão obrigatória. Como sou leigo no assunto sempre que rejeito o serviço depois levo o carro em meu mecânico particular e a resposta na maioria das vezes e “não é necessario naquele momento” e quanto necessário fica metade do preço.

Avatar
Elson Mariano 8 de maio de 2021

Monte a sua autorizada, e faça os seus preços. Tenho certeza que terá outra opinião sobre esse assunto, e verá porque a oficina da esquina que o dono é o próprio mecânico, a filha do dono fica no caixa, e ele trabalha sem ferramentas e instrumentos apropriados, além de peças paralelas sem qualidade consegue ser mais barata.

Avatar
Danilo Sodré. 8 de maio de 2021

Sr. Boris não fique chateado com os comentários negativos que aparecem nesses posts. Li todos antes de escrever o meu e percebi que a maioria das pessoas tem u sério problema de interpretação de texto (alguns devem ter faltado às aulas de português) e não lêem com atenção o que foi postado, ou não conseguem entender o que leram e saem esbravejando dizendo que o Sr. esta falando mal dos mecânicos. Eu concordo com seu ponto de vista e penso que a forma mais simples de se resolver isso é o profissional oferecer o serviço mas “EXPLICAR” ao cliente que a limpeza não é necessária ou obrigatória naquele momento. E é lógico que, se o cliente chega reclamando dos freios, quer seja do barulho ou de algum problema, daí sim, NA VERIFICAÇÃO, aproveitar e fazer a limpeza. Talvez nessa verificação seja observado que a LIMPEZA é o serviço a ser executado e portanto é justo NESSA SITUAÇÃO, que seja cobrado. Fora aqueles clientes que chegam na oficina pedindo para fazer a limpeza dos freios. Se mesmo após EXPLICAR ao cliente em quais situações a limpeza precisa ser feita o cliente insistir em fazer o serviço, não vejo problemas em fazer o serviço e cobrar o valor justo.

Avatar
Elson Mariano 8 de maio de 2021

Acho que quem tem um sério problema é o senhor, e antes de criticar a falta de conhecimento dos outros colegas no nosso idioma, tente ler com mais atenção o que escreveu. Depois de identificar os seus próprios erros, tente ler novamente esse artigo amador e equivocado do Boris, que há muito tempo vem se especializando em bobagens na elaboração de seus artigos.

Avatar
Michaela Bergotti 10 de maio de 2021

“u sério problema”… “o Sr. esta falando”…”oferecer o serviço mas “EXPLICAR” (cadê a vírgula?)…”ser executado e portanto é” (cadê a vírgula?)… tem razão… muita gente aqui faltou às aulas de português….

Avatar
Douglas 8 de maio de 2021

Esse Boris Feldman é um papangu de gaiola mesmo já não gosta e dos comentários dele agora é q me decepcionei mesmo, quer dizer que freio traseiro não suja! Vamos lá quem nunca pisou no freio e ouviu aquele rangido a no freio traseiro? Cilindro de roda e eterno e não vaza! É sim correto fazer a limpeza periódica do sistema como vc mesmo disse o sistema e selado e não tem para onde o do do desgaste sair o q ocasiona ruídos indesejáveis ou vc gosta de ficar ouvindo esse piado. Vou ti contar o cara chamar de picaretagem um serviço prestado picaretagem e vc ficar falando essas besteira e chamando mecânicos de ladrão q e só isso q vc sabe fazer.

Avatar
Fernando Rodrigues 8 de maio de 2021

Sr.Douglas, o senhor entendeu tudo errado. Eu fui vítima de picaretagem numa oficina autorizada pelo fabricante, me cobrarsm serviços desnecessários, além de nós pagarmos mecânicos por/homem/hora..Se o Sr tem dinheiro sobrando, tudo bem.

Avatar
Elson Mariano 8 de maio de 2021

Mas não é essa a discussão aqui. O tema aqui é técnico, e o Sr Boris sim foi leviano em usar um termo tão forte e depreciativo em algo que ele demonstrou desconhecer, chegando mesmo a ser contraditório com outras posições que já teve no passado.

Avatar
Elson Mariano 8 de maio de 2021

Ele está gagá faz tempo.

Avatar
Vilmar Bento de gois 8 de maio de 2021

Ótima explicação, parabéns ao programa.

Avatar
Raimundo S.C. 8 de maio de 2021

A limpeza de bicos injetores só é necessário quando o sistema apresenta anormalidade, na revisão do sistema de injeção.
Na bomba de combustível tem dois filtros mais um externo.
” Dinheiro não dá em árvores “

Avatar
Michaela Bergotti 10 de maio de 2021

Mas a questão aqui é o freio. O sr. espera o freio apresentar anormalidade para fazer uma revisão?

Avatar
Raimundo 11 de maio de 2021

O que o Boris se refere como picaretagem e eu concordo com ele é o fato de algumas oficinas oferecer ao cliente limpeza no sistema de freios ao invés de “revisão no sistema de freios ”
Eu comentei sobre eletroinjetores porque parece que ele cita essa outra picaretagem também…✌?

Avatar
César 8 de maio de 2021

Com todo respeito ao Senhor e também ao seu ponto de vista,mas revisar os freios e fazer limpeza nos mesmo é a mesma coisa mudando apenas o terno utilizado.
Como o senhor mesmo disse: (o sistema a tambor é um sistema fechado)a fuligem abrasiva ocasiona ruídos no sistema freios,travamento dos reguladores automáticos e a contaminação da pasta que possibilita o deslizar suave das sapatas de freio. E a péssima qualidade do nosso combustível? Nunca se fez tão necessário a limpeza ou revisão preventiva dos mesmos pois o perfeito funcionamento dos bicos injetores diminui o consumo e emissão dos gases nocivos.
A polêmica gerou mais desinformação e acaba colocando a honestidade de um profissional mecânico atualizado por apenas uma questão de terminologia

Avatar
Francisco Cruz 8 de maio de 2021

Ele falou que só se deve limpar quando começar a apresentar sinal de falha ou mal funcionamento dos bicos. A gasolina adotivas, coko o próprio nome diz, já contém aditivo com o objetivo de evitar o acúmulo de sujeira. E o que você quis dizer César: limpar o que não está sujo? Isso é gastar dinheiro sem necessidade…também acho que seja picaretagem de quem indica, seja oficina autorizada ou outra oficina mecânica!

Avatar
Raimundo S.C. 8 de maio de 2021

Limpeza de freios só é necessário quando faz revisão no sistema , aproveita que está desmontado e faz a limpeza.
Aliás nem deve ser preenchida na ordem de serviços, a limpeza é cortesia da oficina, principalmente se o cliente faz bastante serviços e é um bom pagador ” falei “….

Avatar
Vanderlan Coelho Santana 7 de maio de 2021

Boa noite! concordo plenamente.

Avatar
Rodrigo 7 de maio de 2021

Quem entende de manutenção é quem trabalha com isso, ou seja, o senhor está querendo da uma de que não dá o braço a torcer. Querer polemizar um assunto relacionado a freio é uma tremenda falta de respeito com profissionais de oficina. Se está vendendo o serviço é pq é necessário, ainda mais se tratando de FREIO! (VIDAS)

Avatar
Felipe 7 de maio de 2021

Sinceramente… ou vc é muito ingênuo ou não entende nada de carro. Ou as duas coisas…
Fala sério! Primeiro, acho que vc leu mas não entendeu oq ele falou na matéria e segundo, tem muita gente em todo tipo de serviço que inventa coisas pra cobrar mais pelo serviço… portanto fica esperto pq nem todo os serviço que estão sendo vendidos são necessários e por favor releia a matéria

Avatar
Ronaldo Martins Sobrinho 8 de maio de 2021

Parabéns por informar ao povo que alguns mecânicos e mecânicas até autorizadas usam sim o empurrometro e muita gente dança. Freio limpeza Bicos Injetores sem que o carro apresente QQ sinal.Logico que está sendo roubado!!!!!

Avatar
Michaela Bergotti 10 de maio de 2021

Pelo jeito foi o sr. quem não entendeu a matéria. O objetivo do texto foi tratar da limpeza de freios, e não da tal “picaretagem” que ele menciona. Isso foi apenas a conclusão dele sobre um tema técnico, aliás, neste caso, bem equivocada e contraditória ao que ele próprio dia, quando por exemplo menciona que os freios dianteiros são abertos e o pó da pastilhas sai com facilidade, mas ignora que, justamente por ser aberto, também sofre contaminação de toda espécie.

Avatar
Michaela Bergotti 10 de maio de 2021

Sr Ronaldo… o sr. então acha que é um absurdo inspecionar, revisar preventivamente e até realizar uma limpeza nos freios antes que ele apresente qualquer sinal? Muito interessante. Tenho pena das pessoas que andam no seu carro e aquelas que eventualmente cruzem seu caminho com a sua visão equivocada e assassina de como se deve cuidar dos freios e da manutenção em geral de um veículo.
Se o rádio parar de funcionar ou se a lâmpada do teto queimar é uma coisa, mas se os freios falharem, talvez o sr nunca mais tenha a oportunidade de ir à oficina para repará-los. Cada um que aparece aqui…

Avatar
Michaela Bergotti 10 de maio de 2021

Perfeito !! Concordo totalmente. Ele mesmo foi contraditório em seu texto.

Avatar
Eduardo 7 de maio de 2021

Meu caro Boris, convenhamos, o problema não é mais com os mecânicos, com os editores de revistas especializadas, com os fabricantes, com as concessionárias, com os motoristas… o problema é com VOCÊ!!!
Pra você, parece que vivemos numa grande conspiração onde só você enxerga a verdade. Ninguém mais presta, pelo menos em nosso país. Talvez por isso trouxa um falastrão como o Jeremy ao invés de tanta gente boa que temos aqui, que nem precisaria desta horrível tradução que vocês fazem nos artigos desse gringo.
Defender que uma intervenção só é necessária se o mecanismo apresentar problemas, é esquecer o bom é velho conceito da manutenção preventiva para evitar o problema.
Já está na hora de se aposentar, não acha?
Quando não temos mais nada a dizer, ou quando nos tornarmos obsoletos, não é criando polêmicas que fecharemos com dignidade o ciclo de nossa história.
Pense nisso. Reflita com a razão e não com o sentimento, e terá uma visão mais clara da situação, evitando passar mais vergonha e gerar esse debate inútil, desnecessário e ridículo aqui nos comentários

Avatar
Lourival Pereira da Silva 7 de maio de 2021

Nossa! A polêmica ainda não acabou?
Existem muitos mais mecanismos vitais com relaçao à segurança nos carros do que uma possivel limpeza de discos de freios. Senao,vejamos: O motor. No motor do carro temos a centralina, a caixa de fusiveis, quase vinte sensores que monitoram o funcionamento do automovel,motor de partida, bicos injetores filtro de oleo, bomba injetora, turbina e dezenas de dispositivos e mecanismos eletronicos embarcados nos automóveis modernos. Entretanto, de acordo com o manual do proprietário é desaconselhável a lavagem do motor.E a embreagem? Alguém ja mandou lavar embreagem? Na embreagem também tem discos de fibras. Esses contraditórios aí que professam doutrinagem da limpeza de freios estão passando da hora de lerem mais. Vou citar também o alternador (o gerador de energia)que se encarrega de gerar energia para carregar a bateria e suprir a demanda de energia durante o funcionamento. Você já reparou que as tampas do alternador têm aberturas? Você pode ver dentro do alternado alguns dispositivos, inclusive as bobinas de fios descobertas.
É também necessario lavar também o motor de partida? La dentro do motor de partida tem as escovas de grafite que se desgastam também.
Só pra contrariar e criar caso mesmo, essa polêmica.
Alguém aí vai ter que carregar o carro nas costas, senão não vai funcionar e pode causar enormes acidentes.

Avatar
Leo 7 de maio de 2021

Limpeza de freios não é picaretagem não. pois estamos falando de um sistema de segurança por falta de manutenção pode colocar as vidas das pessoas em risco a limpeza dos freio é necessário sim pois pra ver se o mecanismos está funcionando normal se tem vazamento entre outros problemas ,e existe uma norma em torno de 20 anos que fala sobre esse assunto,falta de conhecimento e informação de muitos proprietário de veículos pode achar que é picaretagem.

Avatar
Mloacir 7 de maio de 2021

Mecânico, médico, dentista, advogado, corretor, tanto de carro, como de imóveis, procure um que realmente mereça sua confiança, tem muita picaretagem nisso. Eu fui bancário e corretor de imoveis, e tem sim muita picaretagem, infelizmente.por isso parei, não suporto sacanagem.

Avatar
luiz Carlos de Souza 7 de maio de 2021

boa tarde professor eu trabalho na viação Itapemirim na mecânica de manutenção e teu um Fiat uno eu sempre eu reviso ok

Avatar
Roni oliver 7 de maio de 2021

Não trabalho em oficina mais, mas vou confirmar o que
o Boris falou. como algumas oficinas gostam de empurrar serviços apenas para lucrar. Imagina um motorista de táxi q roda 100.000 km por ano tendo q fazer limpeza de freios e de bico a cada revisão de 10.000 km, vão da em média 10 limpezas.O q você tem q fazer é levar em um mecânico sério e principalmente honesto e informar a quanto tempo vc rodou desde a última revisão e si o freio deu algum sinal de desgaste como freio de mão baixo, pedal baixo, ou pesado ou algum ruído ou demora pra parar em fim algum sinal de algo errado.ou caso seu carro passou em algum alagamento em fim o freio com problema vai dar algum sinal.Em media pastilha 20000 km de vida útil e lona 50.000 repito em média.É igual velas rodam em média 30.000 km e cabos 50.000 ficar trocando a cada revisão é jogar dinheiro fora. Resumindo seria bom q todos os profissionais ganhassem dinheiro de forma honesta pois o pouco de forma honesta rende mais q o muito desonesto.Mecânico honesto vai analisar caso a caso é não oferecer o serviço pra todos fica a dica! Boris está certíssimo!

Avatar
Luiz carlos 7 de maio de 2021

Amigo tenho um Honda Civic 2014 e está com 240 mil km, e as velas ainda estão boas, sem falhas e sem consumo excessivo. Com relação a revisão e relativo de carro pra carro e o modo ao qual ele é dirigido.

Avatar
Michaela Bergotti 10 de maio de 2021

Eu trabalho em oficina e digo que o sr está errado. Quem roda muito tem sim que se conformar com um custo de manutenção maior, e isso é lógico, não tem nem o que discutir.
O taxista que roda 100.000km por ano, dependendo do veículo, vai trocar os pneus 3 vezes, vai fazer 10 trocas de óleo, no mínimo 10 trocas de filtros de óleo, pelo menos 10 alinhamentos e balanceamento (o ideal seria 20), vai ter que abastecer o carro algumas centenas de vezes, etc…. ou será que tudo isso é picaretagem também?

Avatar
Osvaldo kujavski Júnior 7 de maio de 2021

Quando trabalhei em oficina abria os tambores para verificar qual a situação e aproveitava em realizar a limpeza mas nunca cobrei por isso. Minha irmã com o carro novo fez revisão de 10 mil, fizeram descarbonização, limpeza de bicos e mais algumas coisas que não lembro, quandro me mostrou fiquei louco, puta sacanagem.

Avatar
Adriano Pires de Carvalho 8 de maio de 2021

Devem ter “limpado o TBI” também, não?

Avatar
Adriano 27 de abril de 2023

E a minha sogra que foi no posto, Fox com 8000 km e dois anos de uso,fizeram ela trocar líquido de arrefecimento…

Avatar
Tobias kogan 7 de maio de 2021

Se na concessinaria me falam que é preciso limpar os freios e o carro não tem 15000km eu não sou obrigado a limpar. Certo?

Avatar
Adelson Dias Martins 7 de maio de 2021

Parabém voce e onesto e fala averdade

Avatar
NeiSousa 7 de maio de 2021

Simples,o mecânico quando e bom,vai trocar sua lona e efetuar a limpeza naturalmente sem cobrar por isso,mesmo porque faz parte da execucao do serviço,agora abrir tambor pra efetuar a limpeza fica difícil hein de acreditar,ainda vou aceitar seno carro tiver uma alta kilometragem,mas com 10 mil km,deu tempo nem da lona danificar direito,tendo em vista que os freios traseiros sofrem menos pressão numa frenagem,e o maior estresse que ele passa e na utilização do freio de mão,que convenhamos,apenas em paradas hein,a não ser que o cara seja o rei das drifts,

Avatar
Gabriel 7 de maio de 2021

Ainda bem que o Sr é jornalista! Pq se fosse mecanico dando dicas como essa o Sr. Passaria fome. Por dar dicas furadas

Avatar
Altair dutra 7 de maio de 2021

É o senhor deve ser um péssimo mecanico . Kkkk

Avatar
Airton Paulo Dos Santos 7 de maio de 2021

Ele disse a verdade,se tem gente aqui que fala contra o que ele nos disse,esse alguém deve ser algum mecânico desonesto que gosta de enganar seus clientes,eu mesmo faço a parte mecânica do meu prisma como troca de pastilhas,discos, tambores de freios e patins,troca de amortecedores,velas e cabos,bobinas,troca de óleo de freio e motor, limpeza de arrefecimento etc:só não mexo no motor e cambio e não sou mecânico,sou motorista autônomo e faço a manutenção da minha iveco também,não precisa mexer nas lonas de freio com menos de 50 mil a não ser que de vazamento nós burrinhos ou a lona se solta ou quebra de cabo

Avatar
Ale 7 de maio de 2021

Tenho carro a 25 anos nunca paguei limpeza de bico ou de freios, somente manutenção. Abre o olho povo,existe picaretagem sim. Parabéns pela matéria

Avatar
Rafael Rodrigues 6 de maio de 2021

Sim Boris Feldman, esclarecedor seus comentários. Comprei um veículo 2020/2021, já realizaram as três revisões, pois filho trabalha com o carro, aplicativo UBER.
Quando poderemos, fazer a revisão dos freios?
No aguardo,
Atenciosamente,
Rafael Rodrigues

Avatar
ANTONIO FERNANDES DA SILVA JUNIOR 6 de maio de 2021

Existe limpeza de freio sim, quando as pastilhas ou lonas de freio ficam vedrificados, fazem barulhos e ruídos,isso pode ocorrer com baixa quilometragem devido ao choque termico

Avatar
High car manutenção automotiva 6 de maio de 2021

Senhor jornalista, por favor não faça essas publicações desonestas denegrindo a imagem dos profissionais. Me responda se um dia o senhor foi mecânico ou chefe de uma oficina . Profissionais q trabalhan correto e seguem a norma estão sendo vistos c outros olhos então por favor seseja honesto em suas publicações senhor jornalista .

Avatar
Elias 6 de maio de 2021

Em 2021 vivemos a era do click fácil e especialistas em tudo. O problema de se colocar o cliente contra o profissional. É o Russomanno automotivo, que não suja a mão de graxa. Tudo pra ele é abuso ou picaretagem. Pra mim, jornalista que faz o discurso generalizado de pessoas sem entender os contextos diversos é um exemplo de PICARETA. Enquanto houver espaço pra este tipo de reportagem maliciosa e sem parecer técnico responsável, vamos continuar a ver tamanha ignorância e arrogância.

Avatar
Eddie 6 de maio de 2021

Abriu o tambor de freio traseiro para inspeção ou reparo, limpa. Não há necessidade de abrir o tambor exclusivamente para limpeza.

Avatar
IOMAR cutrim Correa 6 de maio de 2021

Boa noite só mecânico. Eu moro en são Luís Maranhão aqui ten muita chuva. então fica acumulando muito sujeira na sapata um revisão de 40km ten que fazer já ta muito sujo e fica fazendo barulho e também da um desgaste na lona de freio porque fica acumulando areia eu chamo o cliente e mosto pá ele.

Avatar
Jailton f sena 7 de maio de 2021

Aninha opinião a cada 50,000 km dá uma olhadinha no sistema de freio, inclusive trocando o fluido

Avatar
Liedson 6 de maio de 2021

É falado que no freio traseiro a única forma de contamina a funcionabilidade do sistema é o desgaste da sapata . Discordo, por que o cilindro de roda, quando desgasta, infelizmente contamina as sapatas fazendo assim com que o freio traseiro perca o atrito.

Avatar
GILSON TRINDADE AGUILAR 6 de maio de 2021

Tudo depende da dirigibilidade de cada motorista do que informa o manual do veículo e é claro o conhecimento técnico do seu mecânico. É super importante que ele seja de sua total confiança, que seja honesto e trabalhe sempre com foco na prevenção. Quanto mais cuidado e atenção ao veículo, maior a vida útil das peças e segurança para todos. Gilson Aguilar.

Avatar
Marco Freitas 6 de maio de 2021

Boris se aposente e pare de divulgar asneiras. Sou engenheiro na área. A limoeza é sim recomendada principalmente quando for trocar pastilhas em freios a discos. Freios a discos trabalham com pistões que se movimentam, este movimento deve ser livre. Trocar pastilha e deixar freio sujo pode causar o travamento do mesmo e eventual não funcionamento. Não sei se vocês pensam da mesma maneira mas o subsistema de frenagem não é a melhor opção para se poupar em uma revisão, é arriscar muito sua vida e de seus passageiros por meros 150 reais! Sua vida vale tão pouco?

Avatar
Nazareno Ferreira Pires 6 de maio de 2021

Acho muita ignorância da sua parte, mandar um cara experiente se aposentar, será se ele não pode contribuir mais porque está velho? Engano seu, além de contribuir tem muita experiência, e o que ele falou eu concordo plenamente, apesar de eu não ser engenheiro, é a picaretagem realmente ela existe, em maioria dos profissionais e representantes de concessionária.

Avatar
Liedson Silva leoterio 6 de maio de 2021

No mínimo vc não é mecânico…. Se for ou não… Da uma lida no manual do carro se vc tiver… Se não tiver… Deve ser do tipo de pessoas que fala depois eu faço…. E só para o carro quando quebra de vez.

Avatar
Nazareno Ferreira Pires 7 de maio de 2021

Você falou,no mínimo não sou mecânico, te afirmo categoricamente que não sou, outra coisa não sou desses do depois eu faço, eu faço é fazer mesmo, quero dizer pra você também, que sou motorista desde os meus 18 anos e sempre tive carros e motos, graças à Deus, hoje só tenho carro, e são bem conservados porque mantenho as manutenções periódica em dia, quem é você pra me dizer que eu só paro o carro quando quebra, outra coisa eu opinei porque tenho opinião própria, e o meu questionamento maior foi sua falta de considerações com o senhor Feldiman porque esta velho, simplesmente ele deu a opinião como profissional e experiente que é, na verdade muitas das manutenções é só pra tomar dinheiro, isso é coisa de pessoas desonestas, principalmente em concessionária.

Avatar
EVERTON LEANDRO DA SILVA LISOWSKI 6 de maio de 2021

Tu é engenheiro e não sabe interpretar texto? Ele disse que quando se revisa o freio e se dá as trocas aí sim se limpa o sistema. Agora oferecer uma limpeza dessas em um sistema que está bom simplesmente para tirar dinheiro de desavisados é picaretagem. Com engenheiros como esses que se explica como os carros de hoje não prestam mais.

Avatar
adalberto 6 de maio de 2021

Sr Marcos Freitas, alem de mau educado, vc ainda se for engenheiro, é dos mais derrubado que existe. Respeite seu colega de profissão, que alem de mais experiência, é muito mais proficional.

Avatar
Sergio Moura 6 de maio de 2021

Oh amigo!
Boris disse que se revisar, já aproveita e limpa só isso!
E oferecer o serviço de limpeza sem revisar é só para faturar!
Desarma fio!
Não seja haite??

Avatar
Alberto 6 de maio de 2021

Vc é engenheiro mas não sabe interpretar o texto deve ter faltado nesta aula

Avatar
Paulo Roberto Tavares 6 de maio de 2021

Parabéns pelos esclarecimentos, E por este e outros motivos que eu acompanho suas postagens, foi de grande importância para todos. Obrigado por compartilhar o seu conhecimento, grato.

Avatar
Roni oliver 6 de maio de 2021

Sou mecânico, já trabalhei em algumas autorizadas, hoje não sou mais da área mas concordo com o Boris a limpeza nas oficinas q trabalhei sempre foram feitas quando o freio está com algum problema como pedal de freio baixo ou pesado ou quanto a desgaste de pastilha ou lona. Óleo de freio é bom trocar com uns 2 a 3 anos em média para proteger cilindro mestre e cilindro de roda e em alguns carros a embreagem hidráulica também ,mas resumindo o dinheiro é seu si tá sobrando pode gastar como quiser eu iria fazer um churrasco em vez dessa limpeza.

Avatar
Liedson Silva leoterio 6 de maio de 2021

Vdd…. Já que comer carne e beber, é mais importante que sua segurança e das pessoas que possa vir a está cm vc ao dirigir um veículo…. Parabéns…. Cuidado para seu churrasco não sair caro demais. Carro é uma máquina que precisa de manutenção preventiva.

Avatar
Fernando Grigorian 5 de maio de 2021

De novo esse assunto? Pelo amor de Deus! Isso já encheu o saco! A “bunda” é de cada um. Limpa quem quiser.

Avatar
Diva 6 de maio de 2021

Mas tem que pagar querido!!!
Esqueceu do bolso??

Avatar
Fernando Grigorian 6 de maio de 2021

Óbvio! Ou você acha que a água e o xampú do cabeleireiro, gastos nas lavagens dos cabelos são “cortesia”. Como diz o ditado popular: “Não existe almoço grátis.”

Avatar
Ana Clara 7 de maio de 2021

As empresas sempre agem de má fé para fazer seu bolso engordar isso é um tremendo golpista vigarista

Avatar
João e a 5 de maio de 2021

Ta certo sim tem dezenas centenas de oficinas que nos clientes temos que marcar com esmalte muitas das peças que vocês mecânicos falam que foram substituídas isso e uma vergonha até pra vocês proprietários de oficinas me da nojo mais e o Brasil de corrupção e muita roubalheira infelizmente maus eu tenho oficina de responsabilidade e caráter valeu

Avatar
Liedson Silva leoterio 6 de maio de 2021

Sim , infelizmente há muitos mecânicos que agem de má fé. Contudo , um profissional da área – quando falo profissional me refiro aquém executa um serviço com transparência- já mais vai fazer um serviço de qualquer jeito…. Mais já que vc está falando deste jeito… Possívelme te vc não erra, justo em tudo que faz, é um cidadão exemplar.

Avatar
Henrique Azevedo 5 de maio de 2021

Este senhor é campeão em falar sobre algo que só conhece por literatura . Ninca deve sequer ter trocado um pneu na vida . No dia a dia da oficina os profissionais sabem o que deve ser feito e decidido em acordo com o proprietário do veículo.

Avatar
EDSON JOSE LOPES 5 de maio de 2021

Sou mecânico a mais de vinte anos e com vários cursos inclusive sobre sistemas de freio, é importante a limpeza dos freios traseiros uma vez ao ano, principalmente os freios tambor, o pó que acumula aumenta o desgaste e causa rebarba na campana, dificultando a remoção, com a limpeza a vida útil do sistema lamenta, existe uma norma na ABNT que valida a limpeza.

Avatar
João Leão Lyrio 5 de maio de 2021

Bóris vai prá aposentadoria e pára de falar abobrinhas, sem assunto ?

Avatar
Fernando 5 de maio de 2021

Sempre disse isso a Mitsubishi é mestre, paralelepípedo do disco.

Avatar
Artur V. Gomes 5 de maio de 2021

10.000 km somente precisa trocar todos os filtros, oleo do motor e fazer algum ajuste que fizer necessário. somente isso, mais nada ! ! ! ! !

Avatar
Liedson Silva leoterio 6 de maio de 2021

Isso mesmo…. é só seguir o manual do veículo…

Avatar
José erandes lucas 5 de maio de 2021

AVERDADE E UMA SO, TER UM MECANICO DE CONFIANÇA EU TENHO UM HA 25 ANOS. NAO LEVO EM LUGAR NENHUM na emergência mando guincho levar e so vou lá quando ele disser esta pronto, aí ele me diz o que aconteceu nem fico com. Duvida pago sem pestanejar
.

Avatar
Walter de foggi 5 de maio de 2021

Eu tenho 68 anos de idade tirei a minha carta com 18 anos nunca na vida ouvir falar em limpar disco de freio dirijo caminhão e carro quando vou trocar as pastilhas ou as Lonas do caminhão aí faz uma limpeza geral fora disso nunca ouvi dizer que na revisão de um carro precisa limpar freio isso é roubalheira para tirar dinheiro de cliente que hoje os motoristas não entendem nada de mecânica

Avatar
Liedson Silva leoterio 6 de maio de 2021

Sim… Normalmente não se ver falar… Mais é preciso compreender que os sistemas de freio estão cada dia que passa mais modernos…. Ou seja, temos hoje o sistema de ABS…. Que pode sim ser comprometido por sujeira no sistema .

Avatar
Adriano 27 de abril de 2023

É exatamente isso. Mas até nem é tanto disco quanto cubo traseiro. Eu sei que realmente acumula pó. Nada que não caia o excesso naturalmente. Mas vamos falar que estamos abrindo para revisar a situação de sapatas e se não tem vazamento de fluido… Se tiver ou não tiver,que se jogue uma agua pura com a mangueira antes de montar… E não produto de 50 reais que tem o mesmo efeito. O pior é que tem idiota que vê os outros fazendo e vai lá e gasta pra bancar o bacana. É um idiota

Avatar
Hélio de Sousa Pereira 5 de maio de 2021

Bom dia discordo em partes tá certo com 10.000 km não, porém é comum acontecer um mau funcionamento dos freios traseiros por conta de sugeira no caso dos freios a tambor. É comum o regulador automático não funcionar por conta de sugeira, nesses casos o freio de estacionamento não funciona 100%,e até mesmo o pedal fica um pouco baixo devido ao mau funcionamento do regulador automático por conta de sugeira. Tenho oficina mecânica,sou mecânico e me deparo com isso todos os dias. Nesse caso aí o título picaretagem soou muito mau

Avatar
José erandes lucaserandeslucas@yahoo.com.br 5 de maio de 2021

Não tem necessidade nenhuma tenho 76 anos sempre tive carro velho e nunca deparei com este problema.tirei um carro zero pra minha esposa, e na primeira revisão ela foi sozinha o carro tinha 2300 km, ele trocará até o líquido arrefecimento nas outria eu fui e a estória mu. Com 22000 ele disseram que obrigado a trocar os cabos e velas eu disse que não havia necessidade foi uma briga não levei mais nas revisões. Concessionária absoluta e uma ladrona não aconselho pra ninguém.

Avatar
Delamar de Meneses 6 de maio de 2021

Concordo contigo Hélio de Sousa Pereira tenho 70 anos estou na mecânica desde os 16 anos,já fui chefe de oficina em duas agências autorizadas durante 8 anos, ainda estou na ativa gosto do que faço, é bem isso mesmo que tu falou,e se o cliente ter que marcar peças com esmalte ,tá mais que na hora de mudar de mecanico

Avatar
Wanderson 5 de maio de 2021

Desculpem a minha ignorancia mas está faltando um pouco de prática no dia a dia para vc Boris,sujar as mãos. Chega ser engraçado qdo se faz uma revisão com limpeza e regulagem de lonas e o cliente diz “nossa o freio está mais alto,mais eficiente!” uma vez que a sugeira impede muitas vezes o acionamento automatico do sistema. Bora trabalhar Boris?

Avatar
Manoel Fernandes de Carvalho Neto 5 de maio de 2021

A km tem importância maior que o uso severo e errôneo do sistema de frenagem?
Conheço motorista/ condutores de automóveis, que usam os freios indiscriminadamente.
Pergunto ao Sr. Só isso já não seria suficiente para uma limpeza do sistema????
*Não é um questionamento. Tenho uma enorme admiração e respeito pelo seu magnífico trabalho!!!!!

Avatar
Adriano 27 de abril de 2023

Não é o caso de fazer a limpeza. É caso de encagaçamento, dizendo que se não limpar pode trancar ou não funcionar… E o pior,usando produtos caros, que fazem o mesmo efeito de água da torneira… Pode confirmar o que digo, fluido de freio é solúvel em água, mesmo que esteja sujo e escorrendo, água pura já resolve. Ora,se está aberto para revisar,o mínimo que tem que fazer é passar um ar comprimido, mas não cobrar pra isso

Avatar
Pailino 5 de maio de 2021

Picaretagem mesmo. A limpeza deve ser feita na revisão periódica do veículo e não deve ser cobrada a parte. Mas quem quiser gastar dinheiro atoa, fiquem a vontade.

Avatar
Ubirajara 5 de maio de 2021

Tudo em concessionária é picaretagem

Avatar
Rodrigo 5 de maio de 2021

Vc como engenheiro melhor rever sua opinião sujeira no tambor de freio sim pode danificar outros componentes como por exemplo cilindro de roda.

Avatar
Alaor 4 de maio de 2021

Feldmam,sou mecânico de veículos leves,e hj já fiz uma limpeza de freio,pela qual faz parte de uma revisão de 120.000 kms,dentro dos tambores tinha muito pó de amianto c poeira acumulado. Será q o q eu vi era toddy. A limpeza foi feita c agua e pincel, esperei secar, montei e regulei. Lembrando q se ñ fizer essa limpeza, o desgaste das lonas são maiores. Vc disse isso mesmo no Auto Esporte, tenho certeza q ninguem concordou, vc deve ter é teoria e prática tá devendo, anota aí pra vc ñ esquecer

Avatar
Antônio Carlos 6 de maio de 2021

Meu DEUS,será que as pessoa não lêem o que se escreve,tenho algumas divergências com o Boris,mas ele está dizendo que com 10.000 não é preciso,o senhor que disse ter feito um freio com 120.000 aí sim, não com 10.000,e concessionária realmente não usa de clareza com o cliente,e nem mecânico que diz ter que limpar freio com 10.000 km

Avatar
Fulano 4 de maio de 2021

Esse veio não sabe de nada só sabe fala abobrinha vai no estica veio que vc ganha mais

Avatar
Gerson godoy 4 de maio de 2021

É preciso a cada 20 mil km ,retirar o óleo da freio e colocar um novo óleo , ou se retira o óleo do freioe coloca um novo óleo a quantos km , espero resposta

Avatar
FAZÃO 4 de maio de 2021

Carro suja o freio sim mesmo se for a tambor e a limpeza é preventiva pq se não se for deixando até aparecer defeito pode ser tarde demais causar danos ao sistema de freio ou até mesmo acidentes. Freio é segurança tem que estar sempre 100% a revisão deve ser feita periodicamente a cada 10 mil km. Agora uma pergunta se o médico te passa uma dipirona pra dor de cabeça e ela não resolve é picaretagem tbm? Mas é o que eles recomendam sempre. Vamos ser sensatos minha gente!!!

Avatar
Francisco das Chagas 4 de maio de 2021

Boa noite!ja acompanhar suas atividades algumas vezes e gostei.

Avatar
José Roberto dos Santos 4 de maio de 2021

Boa noite o que eu vejo nisso TD e.uma falta de respeito cm nós consumidores vc chegar em uma oficina os mecânicos só falta ranga o couro do dono do carro passei por risso gastei quase 6 mil n meu carro um absurdo isso

Avatar
Adriano 3 de maio de 2021

ESSE TIPO DE SERVIÇO É IGUAL A CAMBAGEM… Não existem mais MECÂNICOS e sim TROVADORES ou REPOSITORES DE PEÇAS. AH! E SE NÃO FOR UM BOM VENDEDOR NÃO PRESTA. ESSA É A VERDADE.

Avatar
John 3 de maio de 2021

Adriano não sei qual é a sua área de atuação mas vc não pode generalizar as coisas, cambagem e um empeno sofrido por algum tipo de impacto, geralmente buracos.
Em países de primeiro mundo e barato fazer a substituição de um amortecedor que sofreu um leve empeno ou uma coluna de direçao, no Brasil esse custo e alto então a cambagem existe para compensar esse empeno e voltar o conjunto da suspensão para a posição correta de trabalho, agora vc pedir para verificar a geometria do seu carro e te acusarem uma canoagem sem necessidade aí sim e picaretagem.
Fica a dica meu amigo à casos e casos o mesmo serve para os freios
Abraço.

Avatar
Maurício 4 de maio de 2021

E verdade, a picaretagem tomou conta ,a gente não sabe em quem acreditar ….

Avatar
roberto karpinski 3 de maio de 2021

Um comentário dessa natureza é bem desatualizado bom falar que material foi substituido as pastilhas e lonas bem como o comportamento durabilidade etc entre outros aspectos técnicos e vem com conversa arcaica de picaretagem…os veículos e as tecnologias evoluiram…portanto bom procurar especialistas não apenas especuladores

Avatar
Octávio Nepomuceno 3 de maio de 2021

Olha, meu irmão possui uma oficina, e ele faz este serviço. Não é qualquer carro, qualquer situação que se deve limpar. Mas alguns precisam mesmo. Faço com ele a limpeza do freio do meu Punto pq ele diz que esses carros da Fiat precisam mais.

Avatar
Carlos Alberto Novais 3 de maio de 2021

O meu carro ,solta tanta sujeira dos freio que chega a roda fica escura e com pó preto….
E as veses fazendo barulho tipo assobio…

Avatar
Marcos Diegues Jacques 3 de maio de 2021

É correto afirmar que veículos novos não necessitam deste tipo de manutenção.
O que não pode ser confundindo com a limpeza e substituição do fluido de freio, que em alguns veículos, também é utilizado para a embreagem hidráulica.
Esse fluído tem validade e é necessário fazer não somente a substituição do mesmo no reservatório como também a expurga nas sangrias até ocorrer a eliminação completa do fluído vencido.

Avatar
Giuliano de Oliveira Rufino 3 de maio de 2021

Eu tive um Punto peguei ele com 11 mil km, rodei com ele por 5 anos e 175 mil kms, durante esse tempo eu troquei regularmente discos e pastilhas, e nunca limpei sistema de freio nenhum, e o freio sempre funcionou perfeitamente. Agora se você tem carro novo e grana pra cair nesse conto dos mecânicos, fique a vontade, freio é trocar pastilhas e discos e a cada 2 anos colocar fluído de freio novo e só…e geralmente aquele mecânico seu de confiança já faz alguma limpezinha no sistema quando está fazendo as trocas, sem vender isso como uma “novidade”.

Avatar
Aldo Jose Silva Rodrigues 4 de maio de 2021

Kkkkk, correto é só isso mesmo, o povão são leigos , limpeza de freio é no pé , se pastilhas e disco estão bons não existe mimi

Avatar
Caio 4 de maio de 2021

tu é o bichão mesmo heim. Espera teu carro ficar sem freio na serra.

Avatar
José erandes lucas 5 de maio de 2021

Por que na serra? Só não funciona na serra?. Freio quando esta ruim , e em qualquer lugar.

Avatar
Cidalio Correia Lopes 3 de maio de 2021

Errado o senhor falar que o sistema traseiro é blindado… Outro dia mesmo tive abrir o sistema de uma FIAT/UNO 2019, com 27000 km rodados e com sujeira no sistema traseiro. O veículo entrou num ponto de alagadiço com a água até o meio das rodas. E depois disso começou apresentar barulhos. E como o senhor disse isso não teria acontecido pois o sistema traseiro é blindado. Eu concordo com o senhor quando o senhor fala em ter que cobrar a empurraterapia de oferecer a lavagem dos freios quando não precisa. A própria norma ABNT de número 14778/2001, diz que devemos limpar os sistema dianteiro e traseiro sim.

Avatar
Eduardo 3 de maio de 2021

Prezado, em lugar algum a ABNT 14778 menciona a obrigação de limpeza prévia dos freios, fala exatamente de inspeção do sistema e, obviamente para inspeção, é necessário limpar pois, é impraticável uma boa inspeção e verificação de um conjunto sem que esteja limpo.
Em todos os carros que tive, só fazia a limpeza quando era necessário alguma intervenção

Avatar
Douglas 3 de maio de 2021

O que ocorre atualmente em muitas oficinas é uma “gourmetização” dos serviços oferecidos. O que antes era inerente a um serviço pedido, agora é tratado como uma inovação. Com um bom trabalho de marketing. Isso ocorre com a tal “limpeza” do sistema de freios. Isso já é algo feito por bons profissionais há muito tempo sem cobrar a mais por isso. Quando se pede para trocar pastilhas e discos ou as sapatas do tambor, o mecânico tem que limpar. Faz parte do serviço. Só que uns espertalhões que gozam de certo prestígio por partes de muitos incautos consumidores deslumbrados com a avalanche de “likes” que tais profissionais ganham, mordem esse engodo, Não se surpreenda que em breve, em uma troca de óleo e filtro, alguns larápios comecem a cobrar R$ 50,00 para desrosquear e mais R$ 50,00 para rosquear o filtro porque ele usa uma ferramenta ou uma luva inovadora para dar melhor performance ao trabalho ou afim.

Avatar
Francisco Alberto 2 de maio de 2021

A limpeza e lubrificação de pinos assim como a troca de fluido deve ser feito sim :a limpeza nao se resume somente na impureza de poeira resultante do desgaste mais também no fluido pois o mesmo fica contaminado pela humildade perdendo suas propiedades isso e feito no ato da inspeção dos freios …

Avatar
Mateus De Souza e Silva 2 de maio de 2021

Em um mundo informado,nunca vi tanta desinformação. Na internet só tem “especialistas”, não se tem mais a preocupação em criar conteúdo útil e informativo, só conteúdo que gera polêmica e divisão sem necessidade. Quem quiser fazer que faça, quem não quiser não faça simples assim. Esse Sr diz ser engenheiro, Mas, em algumas matérias fico intrigado como um engenheiro com tanta experiência diz tanta bobagem, não que todas matérias sejam ruins, Mas,algumas realmente não compensa nem ler

Avatar
Laudelino andrade 3 de maio de 2021

Os fundadores da internet os www disseram que iriam revolucionar o planeta com a Net, mas ressaltaram que surgiriam infestações de gente imbecil usando de forma equivocada . Está aí se cumprindo o que disseram os inventores o que tem de especialista em tudo na Net é apavorante valeu irmão

Avatar
Jonathan palmer 2 de maio de 2021

Arregou,quem muito se explica se complica. Primeiro que carro nesse km ainda está na garantia e a concessionária não vai se sujeitar em oferecer esse tipo de serviço que deprecia o bem vendido ZE-RO KM

Avatar
André Cavalcanti 2 de maio de 2021

Boa tarde texto copiado
O fluído de freio deve ser trocado porque é altamente higroscópio, ou seja, absorve com grande facilidade a umidade do ambiente, reduzindo sua vida útil e também porque passa por vários ciclos de aquecimento e resfriamento, alterando as suas características

Avatar
Miro Ribeiro 2 de maio de 2021

Qual o produto que pôde ser usado na água do radiador de automóvel com mais de 15 anos de uso e que já foi deixado de ser usado pelo antigo dono por algum tempo?

Avatar
Edson tissiani 2 de maio de 2021

Água

Avatar
Al Martin 4 de maio de 2021

Os produtos da Bardahl, eu uso e recomendo.

Avatar
Sebastião Manuel gino 2 de maio de 2021

Boa tarde!
Eu sempre faço limpeza de freio no meu carro.
Quando pego estrada de terra.
Quando eu vejo que precisa limpar.
Isso é claro que todos os carros precisa de limpeza.
Essa história de dizer que não existe é coisa pra boi dormir.

Avatar
Rafael Willrich 2 de maio de 2021

Com certeza, talvez exista muita picaretagem, e o tal do empurrometro, mas é importante observar que a cada 30000km é importante retirar os tambores, verificar as vedações dos cilindros traseiros e sim retirar o excesso de pó e com graxa específica fazer a lubrificação dos pontos específicos mas lonas de freio, no sistema do Palio é comum iniciarem ruídos por excesso de poeira e falta de lubrificação. O que se tem de fazer é procurar por bons profissionais, mecânico tem de ser de confiança e existe sim, aprendi com o dono da empresa quando comecei como mecânico a sempre ser claro e honesto em todos os serviços. Quanto aos freios dianteiros, já vários carros com apenas 10000km já com folga nos pinos da pinça gerando ruídos Ford Focus é um deles, feito uma lubrificação com graxa específica foram sanados os problemas, a grande dificuldade não é a picaretagem dos mecânicos, é a picaretagem das montadoras que vendem carros com elevado preço e péssima qualidade. Nossos carros são verdadeiros lixos, nem comparados com os carros duráveis fabricados antes do ano 2000.

Avatar
Cezar 2 de maio de 2021

A oficina da Porto Seguro fez este serviço no meu carro.
Pedi para regular o freio demão e me cobraram uma limpeza nos patinhos e tambor.
Alegando que o freio não ia ficar funcionando corretamente.

Avatar
MARCO ANTONIO CARDOSO DE FREITAS 2 de maio de 2021

acho o nome dado ao serviço errado, entendo que o único ponto a ser limpo e lubrificado com graxa de alta temperatura, seriam os pinos guias …então procede fazer limpeza e lubrificar…pois quando os pinos guias travam causa desgaste e frenagem irregular.

Avatar
Fernando Costa 2 de maio de 2021

A única forma do freio parar de funcionar é quando acaba a pastilha ou quando acaba a lona traseira, mesmo assim impossível as duas acabarem ao mesmo tempo! Fazer manutenção de prevenção é somente trocar essas peças antes de começar comer ferro com ferro! E verificar vazamentos do pistão da pinça e seus guarda pó e dos cilindros traseiros nada mais!nunca use graxa nesse sistema não inventem de lubrificar pois a graxa e o óleo podem ir para a pista de frenagem do disco ou tambor e aí sim este ficar inoperante!

Avatar
Francisco Alberto 2 de maio de 2021

Engano seu : o freio pode ficar inoperante sem ter vazamento e mesmo as lonas e pastilhas estando boas a parte hidráulica pode perder pressão sem ter vazamento externo ocasionada por desgaste prematuro nós cilindros sem contar com a parte eletrônica (ABS)que influência no câmbio e toda a dirigibilidade do automóvel

Avatar
Fernando Costa 3 de maio de 2021

Desgaste de cilindro sem vazamento de óleo ou com guarda pó rompido para danificar? Impossível!
Outra coisa freio e câmbio são sistemas independentes no caso do automático enquanto freiar ele vai funcionar, vc precisa dele somente para engatar marcha pra frente ou ré ninguém vai sair na rua com carro sem freio, e quanto ao ABS,mesmo com vazamento de cilindro ele opera normalmente enquanto o cubo da roda ,sensores de roda ,chicotes do sensores ,módulo do abs estiverem funcionando pois os sensores se baseiam na velocidade da roda não na pressão do freio para operar!

Avatar
Fernando Costa 3 de maio de 2021

É claro que a pressão do pé no pedal do freio continua valendo se não vão achar que o carro para com o poder do pensamento! Kkkkkkkkkk

Avatar
Fernando Costa 3 de maio de 2021

Então ABS é acionado fazendo a leitura da velocidade da roda para evitar seu travamento de forma independente por roda mas pra isso vc deve pisar com pressão no pedal para que isso aconteça.

Avatar
Paulo 2 de maio de 2021

Como se diz:
O GOLPE TÁ AÍ, CAI QUEM QUER…
Tô vendo muitos comentários de proprietários que querem “limpar” o sistema de freio… LIMPEM.
Gastem dinheiro a toa.

Tô vendo também comentários de profissionais defendendo a “limpeza” do sistema de freio.
Esses comentários eu entendo, não querem deixar de ganhar um dinheiro fácil.

Enfim, LIMPEM ou não LIMPEM, me as deixem de MIMIMI…

Avatar
Giovanni 2 de maio de 2021

Bem isso aí. Já comprei 3 carros novos. De marcas diferentes. Nunca limpei sistema de freios. Somente na troca de pastilhas e lonas. Tenho o último está com mais de 50 mil km. Ando 90 % em estrada de terra e lama. Nunca tive problemas. Só maneira de ganhar dinheiro fácil

Avatar
GEORGE CAVALCANTE 2 de maio de 2021

Tem muita picaretagem mesmo. Tanto em co concessionária como em oficinas.
nunca fiz limpeza de bicos em meus carros. Tive um que rodei 300.000km, nunca fiz nada que não estivesse no manual do veículo.
Agora se o cara gosta de ser enganado então é problema dele.
Só faço revisao a cada 10.000km ou 1 ano e só. Independente do que está escrito no manual. Se um dia eu tiver algum problema, o dinheiro economizado já cobriu o prejuizo.

Avatar
Antônio 2 de maio de 2021

Mais nem em sonho,28 na cidade .46 na estrada,nem moto 125 consegue esta proeza

Avatar
Janio 2 de maio de 2021

46 km parado na estrada ou 28 km parado na garagem.

Avatar
Niva 2 de maio de 2021

Nem moto faz issoooooo, que mentira, É feio mentir assim

Avatar
Sebastião Manuel gino 2 de maio de 2021

Isso é encima do guincho né?
Ou é empurrando?
Vai mentir assim na casa do cá…..

Avatar
Jose agnaldo 2 de maio de 2021

Corretono brasil a ganancia do dinheiro leva muitos a querer ganhar dinheiro enganando ous outros no mau carro a cada 10 mil eu mesmo desmonto o sistema troco a graxa dos rolamentos faco a limpeza das lonas e tambores passo um lubrificante nas juncoes dos patins os freios fica mais atuantes e macio no pedal mas nao e uma necessidade tao necessaria e uma pucaretagem mesmo e enganado que quer ser hoje em dia

Avatar
Paulo Lopes Carrijo 2 de maio de 2021

E picaretagem mesmo, deixe quem quiser pagar que pague, gosta de ser enganado.

Avatar
Luiz Antonio lenzi 2 de maio de 2021

Quando é mulher ou homem leigo no assunto que refere a carro aí vem Pi .ca re tá vem Luiz vitoria es

Avatar
Fabiano Mesquita 2 de maio de 2021

Caro amigo, o sistema de freio acho que o senhor exagerou neste comentário.
Os carros da Fiat principalmente quando você pisa no freio ele faz um barulho no tambor traseiro, este barulho é causado devidos as impurezas entre a sapata e o espelho de freio.
O mesmo carro tem a roda fonica do sensor do abs que fica exposto na parte interna do tambor que acumula sujeita e prejudica a captação do sinal da roda fonica.

Avatar
Rogério Valentim 2 de maio de 2021

Se até mecânicos,engenheiros e pessoas que realmente entende estão a questionar tipo uns fala Simm outros não enfim, imajina a maioria das pessoas que não fazem idéia do que é isso,bom pelo menos se é pra segurança ainda vai.Tem pessoas na política que roubam ainda mais.

Avatar
Val 2 de maio de 2021

É nescessário se atualizar ! Como pode não saber a diferença entre prevenção e correção ! Limpeza de freio e um serviço oferecido para previnir eventuais problemas que pode acontecer com os sistemas de freios e ainda aumentar a eficiência e a vida útil de um sistema tão importante em um veiculo

Avatar
Valdecir 2 de maio de 2021

Temos que renovar as frotas

Avatar
Sergio msrtins 2 de maio de 2021

Haja picaretagem. Brasil.

Avatar
Afonso 1 de maio de 2021

Arrumou pra cabeça em velhinho perdeu a chance de ficar quieto kkk

Avatar
Paulo Alexandre 1 de maio de 2021

Boa noite a todos.
Rodo pouco com meus carros até porque são três e uma vez por ano, independente do km que normalmente não chega aos 10 mil km, faço troca do fluido de freio, desmontando as pinças dianteiras e traseiras, sempre existe uma borra tanto nos pistões quanto nos cilindros.
Esse serviço eram feitos na Mesbla em São Paulo na década de 70 nas revisões dos Impala.
O sistema de freio a disco, não tem mola para puxar as pastilhas, o que faz essa função, é o oring que também é vedante e com essa crosta que se forma, as pastilhas não voltam no instante e sensibilidade que o sistema foi projetado, fazendo com que as pastilhas tenham um desgaste prematuro.

Avatar
Rato ensaboado 1 de maio de 2021

Boa paulo.trabalhei na Mesbla . lembro do seu carro. Sou mecânico aposentado.mas esqueçi de colocar essa mola . agora tá posso morrer em paz. Abraço.

Avatar
Fernando Costa 2 de maio de 2021

Kkkkkkkkkkkk é isso descanse em paz!
Kkkkkkkkkkkkk

Avatar
Conconco 2 de maio de 2021

Concordo com o senhor Paulo Alexandre

Avatar
Flavio 1 de maio de 2021

Parabéns Boris Feldmann !
Acho que agora o ADG entendeu !

Melhor que isso só desenhando!!!

Avatar
Flavio 1 de maio de 2021

Parabéns Boris Feldmann quem sabe agora o vulgo “ADG” entendeu agora melhor que issso só desenhando pra ele .
Chupa essa manga ADG o cara de pau !!

Avatar
Carlos 1 de maio de 2021

Meu Deus até onde vai parar a burrice dessa geração?lubrificar sistema de freios,pelo amor de Deus essa foi demais,eu dirijo a quase 40 anos e nunca tive problema com esse dito sistema sujo.pi-ca-re-ta-gem mesmo ao os trouchas pra acreditar

Avatar
David Carlos 1 de maio de 2021

Como pode um sr que tem uma bagagem de 50 anos no setor automotivo faça uma publicação desta, muitos manuais vem sim dizendo pra verificar, lubrificar, o freio, e ajustar o freio de estacionamento, e é muito necessário nos freios a tambor, acumulam impurezas que dificultam a função das sapatas e as molas … elas deve trabalhar suaves! nos sistemas da Fiat tem muito problema com freio de mão por conta da sujeira e ferrugem, por falta de lubrificação( graxa) na maioria dos casos percebemos um apito toda vez que pisamos no freio ou puxamos a alavanca do freio de mão ! Vocês precisam averiguar o certo, pra não prejudicar nós profissionais que trabalhamos de forma certa e honesta!! Lamentável chegar aqui e ver um texto desses . Abraço

Avatar
SRO 1 de maio de 2021

E PI-CA-RE-TA-GEM mesmo doa a quem doer

Avatar
David 1 de maio de 2021

É só consultar alguns manuais dos F A B R I C A N T E que você vai ter essa resposta!!! Fiat, renault, GM ..

Avatar
Picareta 2 de maio de 2021

Então paga lá ué

Avatar
Fernando costa 2 de maio de 2021

Por graxa no freio? E se cairá na pista da pastilha ou na sapata traseira?como fica?
Freio é só troca de pastilha e sapatas antes de começar pegar ferro com ferro e verificar o guarda pó da pinça dianteira e se tiver algum vazamento corrigir nada mais!

Avatar
Alexandre 1 de maio de 2021

Eu tinha entendido da outra vez melhor. Acredito que aqui levantou mais dúvidas. Mas vamos aos meus 2 centavos.

Não sou mecânico, mas sou motorista a mais de 35 anos. Já tive diversos carros todos usados e sendo eu o 10° dono. Ou seja, sempre precisaram de alguma manutenção preventiva ou corretiva.

O termo manutenção ou limpeza do SISTEMA freios (em maiúscula de propósito) é diferente de limpeza no sentido de higienização.

Acredito que o autoe do artigo se referia a retirada do tambor ou da pinca apenas para passar um “paninho” quando não haveria nenhum problema de frenagem referido pelo proprietário do veículo.

Ou seja, bem diferente de uma manutenção preventiva onde todos os componentes do SISTEMA de freio são verificados para evitar um desgaste maior ou que uma deficiência de frenagem venha mesmo a ocorrer.

Concluindo, o passar o paninho deveria ser a cortesia de um serviço maior ou simples verificação visual. Já a manutenção, cobrada e apresentada de forma clara para não gerar dúvidas do serviço realizado. Este sempre que o serviço for autorizado, claro.

Essa é outra questão. Sempre que possível deveria haver a apresentação de um orçamento indicando os serviços necessários ou mesmo sugeridos, e só serem realizados mediante a autorização do proprietário. Se não corresse o risco de gerar a mesma indignação do autor da matéria. Que ficou chateado com a cobrança de um serviço que entendia como desnecessário.

Meus dois centavos.
#Paz & #Bem

Avatar
Carlos Azevedo 2 de maio de 2021

Imagina se vc também fosse mecânico! Tá aí tudo explicado.

Avatar
Ismael 1 de maio de 2021

Lamentavel as colocações deste senhor acusando oficinas de picaretas por prestarem serviços de qualidade e que alem de se preocuparem com a eficiência dos sistemas como é o caso dos freios, com certeza ajudam a prolongar a vida util dos componentes gerando assim economia a longo prazo. Claro que assim como em todos os segmentos, existem pessoas mal intensionadas, mas generalizar e acusar TODOS os profissionais atravéz de colocações tão fracas, sem mostrar visualmente como realmente um sistema de freios pode ficar prejudicado por sujeira gerada sim pelo proprio desgaste dos componentes é no mínimo uma irresponsabilidade e de certa forma até falta de caráter por parte de uma pessoa formadora de opinião.

Avatar
Emerson Nerasti 1 de maio de 2021

Concordo plenamente com você Ismael.
Se esse Sr. quer falar de picaretagem como ele mesmo diz, que poste ao menos um vídeo mostrando o que seria essa “picaretagem” e o que seria a correta manutenção e “limpeza”, principalmente do sistema de freios a tambor, onde só se tem acesso visual de lonas e campanas após desmonte total do sistema.

Avatar
Silvio 30 de abril de 2021

Limpar o que nos freios? Ou retífica os discos e troca pastilhas ou troca tudo e no caso a tambor trocar as lonas e regular a altura do freio de mão acho q entendi limpar e colocar óleo para funcionar melhor ?????

Avatar
Valsir 30 de abril de 2021

Boris, respeito sua formação de engenheiro, mas….. os tempos mudaram. Tudo mudou na indústria automobilística e é sim necessária a limpeza do sistema de freios. Consulte o catálogo da Motul, Mucc Off, Algoo….. Use o produto de qualquer fabricante, nacional ou importador, e pise no freio. Se você não observar o grande ganho de eficiência, estará mentindo. Atualize-se.

Avatar
Mister Gasosa 1 de maio de 2021

Por que o manual do proprietário do meu Onix ano 2019 não específica prazo de lubrificação do sistema de freios?

Avatar
Fabiano Mesquita 2 de maio de 2021

O correto é uma inspeção do sistema de freio a cada revisão, se necessita ou não só vai saber depois desta inspeção.

Avatar
Fernando Santos 1 de maio de 2021

A emenda ficou pior que o soneto… Essa é a chamada imprensa especializada que temos no macacaquil.

Avatar
John 3 de maio de 2021

Boa meu amigo parabéns

Avatar
Deixe um comentário