Voltswagen, “piada” de 1º de abril da VW, é alvo de investigação

Especialistas afirmam que a fabricante usou a ação para influenciar suas ações na bolsa de valores, será?!

Por AutoPapo 30/04/21 às 19h07
voltswagen volkswagen novo nome
Nome representaria a nova fase elétrica da marca (Foto: Volkswagen | Divulgação)

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) está movendo uma investigação sobre a brincadeira do Dia da Mentira feita pela Volkswagen norte-americana. A marca afirmou, em 29 de março, que passaria a se chamar “Voltswagen” a partir daquela data. Um relatório da publicação alemã Der Spiegel indica que a SEC está apurando se a “piada” do Voltswagen influenciou o preço das ações da marca.

LEIA MAIS

Seja qual for o resultado, a notícia não cai bem para uma empresa que enfrentou várias polêmicas recentemente, relacionadas, em sua maioria, ao Dieselgate.

Entenda a “piada” Voltswagen

Toda a farsa do Voltswagen começou em 29 de março, quando a VW publicou um comunicado à imprensa internacional anunciando a mudança de nome. Links para o release também foram enviados para o e-mail de vários jornalistas. Dado o momento do comunicado à imprensa, parecia possível que fosse uma piada de 1º de abril, mas executivos da marca, incluindo o porta-voz da empresa, Mark Gillies, garantiram na mídia que a mudança de nome era real.

Posteriormente, a Volkswagen publicou uma versão completa do comunicado de imprensa que citava o presidente-executivo do Grupo VW, Scott Keogh, comemorando a mudança de nome. Logo depois, o enredo se desfez e foi revelado que a façanha era de fato uma piada do Dia da Mentira que tinha ido longe demais.

A estratégia foi desenvolvida pela agência de marketing líder da VW, Johannes Leonardo. A montadora disse que “a ideia veio de um lugar muito Volkswagen: vamos nos divertir. Vamos brincar. Vamos mostrar ao mundo como somos loucos por EVs. Ponto final”. Será que a ideia foi realmente boa?

Na época, Boris comentou o história, veja:

1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Peter Daniel Rees Junior 1 de maio de 2021

Como sempre Bóris, vc foi cirúrgico e certeiro!

Avatar
Deixe um comentário