Pantanal: confira 5 carros para ir visitar a Juma Marruá

Na novela Pantanal os personagens preferem viajar a cavalo ou de chalana, mas esses cinco carros também dariam conta de enfrentar os terrenos da região

agrale marrua juma preto ao fundo e juma novela pantanal em primeiro plano
Dois Marruá, a Juma e o Agrale (Fotomontagem: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 16/06/2022 às 16h03

Ara! Ocê podi num assistirrr, mas num dá pra negarrr o sucesso que é a novela Pantanal. A novela está fazendo tanto sucesso que as pessoas estão falando como sotaque dos personagens, mas vamos voltar para o português formal por enquanto.

Os meios de transporte favoritos dos personagens da novela são cavalos e chalana, mas existem alguns carros. Pantanal traz ação publicitária da Caoa Chery, mas hoje vamos selecionar alguns carros que se dariam bem indo visitar a Juma Marruá.

VEJA TAMBÉM:

1. Agrale Marruá

agrale marrua am 200 no off road
O Agralé Marruá é chamado de Hummer brasileiro (Foto: Agrale | Divulgação)

O primeiro item dessa lista não poderia ser outro. O nome Marruá serve para designar um touro bravo, de temperamento ruim. A personagem Juma leva o nome por motivos óbvios, já o utilitário nacional é bruto, porém mais fácil de lidar.

Com o fim da Troller podemos dizer que o Agrale Marruá é o último carro 100% nacional. Ele tem como público principal o exército, mas também é oferecido para o público geral em duas variações de chassi: a AM200 e a AM300.

O Marruá AM200 é oferecido como picape de cabine simples ou dupla, já o AM300 é vendido na configuração cabine-chassi. Todos trazem tração 4×4 e motor Cummins ISF 2.8 turbodiesel com injeção de Arla 32. O câmbio é manual de cinco marchas com primeira super reduzida, mas é oferecido opcionalmente uma caixa de transferência com reduzida.

2. Suzuki Jimny

suzuki jimny forest agua
O Jimny nacional só é vendido com câmbio manual (Foto: Suzuki | Divulgação)

Quer um jipe tradicional mas não quer gastar muito? A opção mais barata de jipe zero-km no Brasil é o Suzuki Jimny, que voltou a ser produzido na fábrica de Catalão (GO) atendendo as novas normas de emissões.

O tamanho e o motor 1.3 podem fazer ele parecer frágil, mas o Jimny é valente. Sua construção é a mais tradicional possível: chassi separado da carroceria, tração 4×4 com reduzida e eixo rígido na dianteira e traseira. É a forma mais econômica de enfrentar o pantanal.

3. Ford Bronco Sport

ford bronco sport off road 22
O Bronco Sport traz um sistema de tração integral que coloca ele em vantagem perante os rivais (Foto: Ford | Divulgação)

Saindo do mundo dos off-road tradicionais e indo para os SUV mais civilizados. Dentre os que trazem plataforma de carro e motor transversal, o mais capaz é o Bronco Sport. O segredo está em seu sistema de tração, que usa duas embreagem no diferencial traseiro para poder vetorizar o torque entre cada roda.

Por isso ele é mais valente que modelos similares, como o Jeep Compass Trailhawk. O seletor de terreno no console ajuda a otimizar o sistema, mas não traz pantanal nas opções. Sob o capô está o motor 2.0 turbo EcoBoost, que dá bom desempenho mas peca em consumo quando comparado com modelos diesel.

4. Ram 3500

ram 3500 025
Ara, essa picape é muito grande (Foto: Ram | Divulgação)

A marca Ram virou o sonho de consumo dos fazendeiros. A 3500 é a maior picape do Brasil, bem como a com maior capacidade de carga e reboque. Essa picape é tão grande que precisa de habilitação categoria C para ser dirigida em vias públicas.

O motor também é de caminhão, um Cummins 6.7 turbodiesel que já foi usado pelo Ford Cargo no Brasil. O interior é luxuoso como a casa grande de uma fazenda, com couro e madeira de lei para todos os lados. É capaz da cabine dessa picape ter mais tomadas que muita casa do interior.

5. Jeep Wrangler

jeep wrangler rubicon 2022 prata frente em trilha
O Wrangler é herdeiro do bom e velho Jeep Willys (Foto: Jeep | Divulgação)

O Jeep Willys clássico ainda é um veículo comum no interior do Brasil. O Wrangler é seu sucessor direto, mas hoje traz muita tecnologia junto da aparência rústica. As portas, teto e para-brisa podem ser removidos, mas o carro traz câmeras para auxiliar nas trilhas e as barras estabilizadoras podem ser desconectadas eletrônicamente.

Outa modernidade é o motor 2.0 turbo, que se chama Hurricane em homenagem ao antigo seis cilindros em linha da marca. Mas o chassi tipo escada, os eixos rígido Dana e a caixa de transferência com reduzida continuam presentes.

Bonus: Troller Pantanal

troller pantanal
Picape Pantanal tinha falha estrutural e foi fiasco para a Troller (Foto: Troller | Divulgação)

Infelizmente, o único carro que se chama Pantanal chegou ao mercado e teve que ser recolhido. A Troller já estava estabelecida como fabricante de jipes e expandiu sua linha com a picape Pantanal. A caminhonete trazia cabine simples e as capacidades fora de estrada do jipe.

Porém um problema de trinca no chassi encerrou a carreira da Pantanal. A Troller recomprou todas as unidades vendidas e fez quem não quis devolver assinar um termo de compromisso sobre o defeito.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sérgio 12 de julho de 2022

Quanta bobagem rsrs meu Deus, como adoram relacionar GLOBO com tudo, quando não é matéria de carros, é algo em tecnologia, pagaram pra voces?, falta de matéria? Vou colocar um título pra voces aqui: Os Veículos 4X4 para serem utilizados no Pantanal, Veiculos 4X4 para enfrentar fora de estrada radical. Pronto tá bom?. Estamos voltando na época que eu era criança, e todos queriam utilizar a “Camiseta do Flamel”, quem tem mais de 30 ira entender.

Avatar
Deixe um comentário