Tem luz de alerta no painel que engana direitinho o motorista!

Quanto mais moderno o carro, mais luzinha de alerta no painel ele tem. E menos o motorista sabe o que significa

Por Boris Feldman 30/05/20 às 09h00

A maioria dos motoristas não sabe interpretar as luzes de alerta do painel, nem espera aqueles segundinhos, entre ligar o carro e acionar o arranque, para perceber se algum desses alertas está com a lâmpada queimada ou desligada por mau contato.

Não sabe também que a cor do alerta tem uma mensagem embutida: azul, verde ou branca apenas indicam alguma função ativada. Amarela ou laranja requer atenção para algum problema. Vermelha? Encostar imediatamente e verificar a pane ou chamar o reboque.

Luz da bateria

luz da bateria

Apesar de o nome, não indica problema na própria. Na verdade, ela não está sendo recarregada por alguma pane no sistema elétrico. E vai acabar arriando. Quase sempre o problema é uma pane no alternador ou rompimento da correia que o aciona.

Neste caso, além do sistema elétrico, alguns carros podem sofrer um superaquecimento no motor, pois a correia aciona também a bomba d’água. Basta pensar: como uma bateria arriada acenderia a luz de alerta se não tem carga?

Óleo

luz do oleo

Quando a luz se acende, a maioria dos motoristas corre para conferir o nível do óleo na vareta, pois pode estar muito baixo e a bomba não ter o que puxar. Neste caso, basta completar.

Entretanto, pode ser um defeito muito mais grave e que arromba o saldo bancário: falta de pressão não por falta de óleo, mas por um excesso de folga entre partes móveis, em geral as bronzinas do eixo virabrequim. É quando se diz que o motor “fundiu”.

Se ela não acende direto, mas pisca nas curvas, é sinal real de nível baixo, pois o óleo corre no cárter e falta momentaneamente no pescador da bomba.

O que fazer quando a luz do óleo acende? Veja essa dica!

Tanque na reserva

luz de abastecimento

O carro flex acabou de ser abastecido mas continua acesa a luz indicando tanque na reserva. O susto do motorista só passa ao perceber que o alerta não é falta de combustível no tanque principal, mas no tanquinho de gasolina para partida a frio.

Ignição

luz do epc

A luz da central eletrônica acende o desenho de um motor no painel. E o motorista fica sem entender qual é o problema pois nada acontece de errado no carro que continua rodando normalmente sem falha mecânica ou elétrica. Ledo engano: a luz é chamada de limp home (ir mancando para casa, em inglês) e acusa defeito no sistema eletrônico de ajuste do motor.

Provocado, por exemplo, por uma pane em algum dos sensores que monitoram seu funcionamento ou nos bicos, o sistema entra automaticamente em regime de emergência e trava todos os parâmetros para que o carro continue andando até a oficina. Rodar ele roda, mas perde performance e eleva consumo e emissões.

Azul

luz temperatura painel shutterstock1137840659

Motorista interpreta a luz azul como indicadora de farol alto, o que está correto. Mas em alguns carros (diesel ou gasolina), tem uma outra azul para indicar que o motor ainda não pode ser acionado (diesel) ou que não deve ser muito exigido por não ter atingido sua temperatura ideal de funcionamento (gasolina).

Luz do ABS e airbag

luz freio abs

Estes dois equipamentos eletrônicos de segurança possuem luzes próprias de alerta no painel. Porém, ambas podem se acender sem que haja qualquer pane, só por uma leitura errônea dos sensores.

Antes de levar o carro para a oficina, vale a pena desligar a bateria e ligá-la novamente para o sistema se resetar. Muitas vezes as luzes não se acendem novamente.

luz airbag

Luz do freio

luz do freio

A mesma luz de alerta pode indicar dois problemas no sistema: nível baixo do fluido ou freio de estacionamento acionado. Porém, alguma folga no sistema mecânico de acionamento do freio, ou se o motorista não soltou completamente a alavanca, pode manter a luz acesa mesmo não estando acionado.

Controle de estabilidade (ESC ou ESP)

luz do esc controle eletronico de estabilidade

Quando se acende o alerta do sistema eletrônico de estabilidade, é por falha ou por estar desligado. Mas, quando pisca, é apenas sinal de que está em ação.

SOBRE
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Nevail steluti 31 de maio de 2020

    O tanque está com combustivel mais a luz do painel fica piscando meu carro e corsa maxx 1.8 ano 2006 flexibilidade

    • Avatar
      luiz felipe 2 de junho de 2020

      Tive um Astra que deu o mesmo problema, é comum nos GM, foi só trocar a bóia que voltou ao normal.

  • Avatar
    Ariston Martins de Araújo 31 de maio de 2020

    Gostaria de rever as orientações sobre como regular os retrovisor e outros

  • Avatar
    Fernando B 30 de maio de 2020

    Só para concluir a matéria: quando a luzinha que acender for vermelha, corra para o mecânico. A amarela é menos problemática, pode dar um tempinho

Avatar
Deixe um comentário