Luz do óleo é a mais perigosa do painel; o que fazer quando acende?

Por ter cor vermelha, essa é uma das luzes que acendem para avisar que o motorista deve parar o carro imediatamente

shutterstock luz oleo painel carro
Conhecida popularmente como "lâmpada do Aladdin", mas é coisa séria (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 03/04/2024 às 14h02

As luzes amarelas e vermelhas que se acendem no painel do carro servem para alertar o motorista que algo está errado. Mas de todas elas, a mais preocupante é a luz do óleo.

Sua cor é vermelha, indicativo de que o motorista deve parar o carro imediatamente. Ela se acende quando falta lubrificação no motor, o que ocorre por alguns motivos diferentes.

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O que faz acender a luz de óleo

O motivo menos preocupante que gera o acionamento da luz de óleo é o nível baixo do lubrificante no cárter. Ela acende quando a bomba não consegue captar o fluído no reservatório.

Isso pode ocorrer devido a um vazamento ou quando o motor está queimando o lubrificante junto do combustível. A luz também pode acender momentaneamente em uma curva muito forte ou durante um retorno feito em velocidade elevada em carros sem o quebra onda no carter, pois o óleo vai todo para um lado do reservatório.

Se houver vazamentos, o ideal é parar o carro e rebocá-lo para uma oficina para reparar o local por onde o lubrificante está saindo. Se o motor estiver consumindo o óleo, é possível segui a viagem completando o nível — mas é um paliativo.

Acendeu a luz mas tem óleo no cárter?

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Se o nível estiver normal, o problema pode ser na bomba (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

Como essa luz indica problemas em todo o sistema de lubrificação no motor, ela não acende apenas caso falte óleo. Pode ocorrer dela acionar e a vareta indicar que o nível está normal.

Isso pode ser sinal de que a bomba está entupida ou está com algum problema. Se a bombe estiver boa, o culpado é o óleo: foi formada a borra no fundo do cárter, que é espessa.

Todos esses motivos impedem o funcionamento do veículo, que deverá ser rebocado para a oficina. Se insistir em usar o carro, o prejuízo será grande e pode chegar a perder todo o motor.

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1 Comentário
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Carlos Alberto Ranieri 3 de abril de 2024

Mais uma vantagem do carro elétrico. Não tem óleo (só no diferencial) … sem óleo, filtro de óleo, bomba de óleo e sem lâmpada de Aladin …

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