Por que as mangueiras dos postos não são transparentes?

Comentários são replicados e nosso poder público, sem preparo, tenta transformar ideias sem embasamento em leis e normas

petrobras baixa preço gasolina e diesel para revendedoras
Mangueira do posto tem esse padrão por alguns motivos (Foto: Shutterstock)
Por Felipe Boutros
Publicado em 29/10/2023 às 11h03

Sempre quando se fala em combustível adulterado, algum leitor sugere que as mangueiras das bombas de combustível sejam transparentes. Mas é tecnicamente possível que isso aconteça? Ao pesquisar sobre o assunto, o que me chamou a atenção foi a quantidade de projetos de lei para que isso se tornasse obrigatório nos postos – e já vou te contar se pode ou não.

Já falei disso em outra coluna: o poder público no Brasil trata o trânsito e a segurança automotiva na base da histeria e do achismo, o famoso “jogar para a torcida”. Enquanto isso, a legislação que já existe é vilipendiada: em um chute sem qualquer embasamento, acredito que 99,9% das lombadas instaladas nas ruas do país ignoram o padrão estabelecido pela legislação.

VEJA TAMBÉM:

Na minha pesquisa também encontrei projetos de lei que pretendiam obrigar que o estepe fosse igual as outras rodas do carro, para proibir que aquele estepe temporário, chamado de “pneu de bicicleta”, fosse utilizado. Mais um projeto totalmente descabido.

Você se lembra quando foi a última vez que você trocou um pneu? Vale a pena levar um peso morto no porta-malas? Vale a pena perder espaço no compartimento, em tempos de carros com pneus cada vez maiores? E em carros com medidas diferentes entre eixos? São tantas variáveis…

estepe de uso temporario chevrolet tracker rs 2024 1 2 turbo
Estepe temporário: mais leve e ocupa menos espaço (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

O pior é que, quando você mostra que algumas ideias são inviáveis, chovem acusações de “vendido”, “defensor de montadora”, “aposto que recebeu dinheiro para falar isso”. Algumas pessoas preferem ficar nas próprias bolhas.

Por que as mangueiras dos postos não são transparentes?

As mangueiras dos postos não são transparentes por razões técnicas. De acordo com informações divulgados pelo Inmetro, a norma ABNT NBR 15690:2009 – Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis – Mangueiras de abastecimento, transferência, carga e descarga de combustíveis,biocombustíveis e aditivos – prevê sistemas construtivos incompativeis à caracterísca de transparência. A opacidade e cor escura do material externo deve-se a caracteríscas necessárias de resistência e durabilidade, que podem não ser atingidas com produto transparente.

Ainda que fosse possível ter uma mangueira de bomba de posto transparente, pelo próprio funcionamento do sistema seria muito difícil ao consumidor notar qualquer alteração no abastecimento, já que previamente ao escoamento de combustível na mangueira, ar e gases são eliminados, o que implica na impossibilidade de evidenciar fluxo dinâmico de líquido na mesma, devido a ausência de turbulência em seu interior.

Por fim, entre outros argumentos técnicos, o próprio uso tornaria a mangueira opaca, mais uma vez impossibilitando o propósito perseguido por muitos consumidores.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário