Bandeira do meio ambiente encobre problemas dos biocombustíveis

Biocombustivel é excelente solução para a limpeza ambiental. Desde que solucionadas as restrições técnicas

bomba de etanaol sobre plantação de cana Ilustração: Ernani Abrahão | AutoPapop
Decisão do governo endossada pela câmara irá pejudicar milhares de motoristas (Fotomontagem: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 16/03/2024 às 09h03

Ninguém em sã consciência pode ser contrário à substituição do combustível fóssil, derivado do petróleo, pelo biocombustível, produzido a partir de vegetais. O uso do etanol a partir da cana e do biodiesel a partir de vários vegetais estimula a produção de combustíveis a partir de fontes renováveis, reduz a emissão de CO2 que provoca o maldito efeito estufa, torna o país mais sustentável em termos ambientais e acelera o desenvolvimento do agronegócio.

VEJA TAMBÉM:

A partir destes incontestáveis argumentos, a bancada parlamentar ruralista aproveita para levantar sua bandeira e já fez aprovar na Câmara dos Deputados, esta semana, o projeto de lei “Combustível do Futuro”. Que segue agora para aprovação do Senado.

Biodiesel: “Tapar o sol com a peneira”

Hugo Leal, mineiro e deputado federal pelo PSD-RJ, foi a única voz que – corretamente – questionou os critérios técnicos do projeto principalmente em relação ao aumento do teor de biodiesel no óleo diesel. Que prevê elevações graduais do percentual, atualmente em 14%, para 20% até 2030. E, se pelo aspecto ambiental o projeto merece aplausos, há restrições técnicas à sua utilização pelos problemas que provoca nos motores e desconhecê-los é tapar o sol com a peneira.

O biodiesel contem ésteres (sua obtenção é pelo antigo processo de transesterificação), é higroscópico (absorve umidade) e a água junto ao diesel provoca sua decantação, formando-se uma borra (“lama”) no fundo do tanque ou reservatório, que segue para o motor entupindo o que encontra pelo caminho: filtros, bomba, válvulas e bicos. Em motores de caminhões, picapes, jipes, máquinas agrícolas, geradores de hospitais, etc.

Limite para a mistura do biodiesel

O teor de biodiesel aprovado consensualmente no mundo para evitar estes problemas é de 7%. Percentuais mais elevados exigem uma série de cuidados para preveni-los, como o uso de aditivos específicos e evitar sua estocagem em períodos mais dilatados.

Uma frota de ônibus abastecida quase diariamente com diesel contendo biodiesel em teores mais elevados pode não apresentar problemas pois o combustível será imediatamente utilizado. Entretanto, se transportado em longas distâncias até o local de abastecimento, a formação de borra é muito provável. Outro problema complexo deste combustível vegetal é sua cristalização em temperaturas mais baixas.

shutterstock mao segurando frasco com biodiesel

A CNT (Confederação Nacional de Transportes) já se posicionou oficialmente contra os teores mais elevados do biodiesel e contabiliza os elevados prejuízos de frotistas de caminhões e ônibus com reparos em oficinas e retíficas, trocas de componentes, substituição em prazos mais curtos de filtros, etc e ainda eleva o preço do diesel no posto. Além disso, existe outra opção, o HVO, o biodiesel hidrotratado que tem a mesma molécula do diesel e não provoca nenhum problema no motor.

Quem deveria regulamentar o teor do biodiesel é a ineficiente CNPE (Comissão Nacional de Política Energética) do Ministério de Minas e Energia, que sofre pesadas influências políticas em seus vereditos sobre a “viabilidade técnica” dos projetos que envolvem combustíveis, além de pressionar a ANP a certificá-los.

No frigir dos ovos, quanto maior o faturamento dos produtores rurais, maior o prejuízo de motoristas e frotistas com o biodiesel.

Etanol: sofrem motores e bolsos

O projeto do “Combustivel do Futuro” prevê aumentar dos atuais 27,5% para 35% o limite de etanol na gasolina. Fossem todos nossos automóveis equipados com motores flex, poderia ser utilizado qualquer percentual pois foram projetados para isso. Entretanto:

  1. Existem no Brasil centenas de milhares de motores que só aceitam gasolina: automóveis mais antigos (anteriores a 2003), importados, motos e máquinas;
  2. O etanol tem valor energético menor que o da gasolina, seu consumo é maior e por isso custa cerca de 30% menos. Quando entra em maior proporção na mistura com gasolina, a quilometragem por litro é reduzida.

Então, poderia-se elevar até mais este percentual, desde que:

  1. Mantivesse o atual teor (25% ou 27,5%) para motores a gasolina;
  2. Fosse reduzido o preço da gasolina para mão prejudicar o bolso do motorista, compensando o maior consumo do motor.

Em relação ao motor flex, é uma falácia afirmar ser uma solução para a descarbonização, pois apenas 30% dos carros com ele equipados são abastecidos com etanol.

Solução honesta para a redução real das emissões de CO2?

Motor à etanol.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
12 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Leandro 21 de março de 2024

Eu fico pensando em quem tem carro mais antigo que é motor só a gasolina, o estrago que deve fazer…

Avatar
Polvo 19 de março de 2024

Medida absurda, porque não dão incentivos fiscais ao etanol, de forma que seu uso seja vantajoso em todo o país?

Avatar
bruno vasconcelos 19 de março de 2024

A Gasolina Podium ou de Alta Octanagem É A SOLUÇÃO PARA VEÍCULOS ANTIGOS OU IMPORTADOS, portanto acabou o problema!!! Quem precisar de Gasolina Pura já tem na maioria dos postos de todo o Brasil!!! O PROBLEMA JÁ ESTÁ RESOLVIDO E NA CARA DO CONSUMIDOR!!! A unica coisa que precisa é chamar a Gasolina Comum ou Aditivada de GASOLINA FLEX, e aumentar o percentual desta Gasolina para 80% Etanol e 20% Gasolina, para efeitos de maior durabilidade do motor, autonomia e rendimento a frio. Os combustíveis já estão prontos, tá tudo praticamente resolvido, só falta Iniciativa Governamental para esta mudança obrigatória.

Avatar
Eu 19 de março de 2024

Gasolina Podium não é 100% gasolina tem sim alcool anidro na sua composição, não existe gasolina 100% pura no Brasil, bora estudar mais ai gente.

Avatar
Elton 19 de março de 2024

Exatamente, não existe nenhuma gasolina pura à venda no país para carros. Além disso, ainda que a gasolina premium fosse pura, o preço da gasolina podium é quase 50% maior do que o da gasolina comum. Quem vai aguentar pagar o preço?

Avatar
Leandro 21 de março de 2024

A única forma de obter gasolina pura no Brasil é através da gambiarra.
Em vez de mandar abastecer no tanque, tem que pedir pra colocar no galão. Depois faz a separação colocando água e mexendo.
Mas imagina o trampo de fazer isso em todo abastecimento.

Avatar
Tobias 18 de março de 2024

Lobby, lobby, lobby.

Avatar
Carlos Alberto Ranieri 18 de março de 2024

Implementos equipamentos agrícolas são movidos a diesel. Caminhões para transporte da cana e do etanol são movidos a diesel.

Avatar
Santiago 18 de março de 2024

Assim como a maior parte da logística que fabrica e comercializa os “revolucionarios” veículos elétricos a bateria…

Avatar
Santiago 18 de março de 2024

Em relação ao etanol, entendo que o primeiro grande desafio é garantir o fornecimento pleno deste combustível, blindando-o daquelas oscilações de mercado atreladas aos interesses imediatos dos usineiros.
A Política de combustíveis é algo estratégico demais pra que dependa apenas dos ânimos e interesses setoriais de um determinado grupo econômico.
Quanto aos motores, há espaço tanto pra se aprimorar os motores 100% etanol quanto os motores-flex – seja na questão do desempenho/consumo, seja na questão da “blindagem” destes motores em relação à composição mais corrosiva do etanol.

Avatar
Jeferson 18 de março de 2024

Quanto a questão do fornecimento pleno, o que falta é o governo brasileiro aprender a trabalhar com estoques reguladores de preços. Assim, se garantiria uma oferta mais estável, com menor oscilação de preços e vulnerabilidade aos interesses dos produtores.

Avatar
Luiz Aguilar 17 de março de 2024

Boris sempre acertivo em seus comentários. Mas as alternativas soresentadas são ruins mesmo. O teor de biodiesel já está além do limite técnico, e parece beneficiar apenas seus produtores. Já o etanol é solução em si mesmo. Incentivar seu uso via preço artificial é um erro, pois alguém terá que pagar a conta e isso nunca deu bons resultados. Seria uma aberração manter a gasolina com dois teores de etanol nos postos. A solução passa pela conscientização dos usuários e liberdade de escolha, afinal o povo é soberano, ou não?

Avatar
Deixe um comentário