Mitos e verdades sobre amortecedores: quando é preciso fazer a troca?

Essenciais para que o veículo tenha boa dirigibilidade. esses componentes geram muitas dúvidas entre os motoristas

amortecedor velho
Por AutoPapo
Publicado em 28/06/2019 às 08h40

Componentes essenciais para a segurança veicular, os amortecedores têm a função de controlar a ação das molas na suspensão, evitando a oscilação excessiva do veículo e mantendo os pneus sempre em contato com o solo. Por isso, eles são decisivos para manter a estabilidade e a dirigibilidade do veículo em diferentes condições. Porém, o momento de realizar a troca desses itens ainda gera muitas dúvidas.

Com base em informações divulgadas pela fabricante de amortecedores Cofap e pelo engenheiro e jornalista Boris Feldman, o AutoPapo enumerou os principais mitos e verdades sobre essa autopeça. Fique atento para não colocar a segurança do seu carro em xeque. Confira:

amortecedor estrutural troca

1. Troca dos amortecedores por similares recondicionados não traz problemas: mito

Em tese, é perfeitamente possível recondicionar um amortecedor. Entretanto, esse procedimento é dispendioso e requer mão de obra especializada, o que geralmente acaba tornando-o financeiramente inviável. Assim, a grande maioria das peças vendidas como recondicionadas, na verdade, são simplesmente usadas. Após descartadas, elas recebem apenas uma pintura nova ou têm o óleo interno substituído.

Por isso, segundo a Cofap, os amortecedores não devem ser recondicionados: o correto é providenciar a troca por similares novos. Essas autopeças têm diversos componentes internos, sujeitos a desgastes por atrito. Até mesmo o óleo tem composição desenvolvida especificamente para essa finalidade. E a substituição desse fluido por outro fora dos parâmetros estabelecidos pelo fabricante não assegurará o correto funcionamento.

A Cofap acrescenta que componentes internos e o óleo não são encontrados livremente no mercado, o que é outro complicador para a realização de um recondicionamento correto. Vale lembrar que produtos com vida útil esgotada acabam colocando em risco a segurança dos ocupantes do veículo.

Boris Feldman fala mais sobre a troca dos amortecedores por similares recondicionados: 

2. Amortecedores recondicionados têm a mesma eficiência que os novos: mito

Se recondicionados corretamente, os amortecedores podem, sim, ser eficazes. Contudo, devido aos motivos citados acima, esses componentes normalmente estão sujeitos a apresentar grande perda de eficiência. Consequentemente, causam sérios problemas como perda de dirigibilidade e de estabilidade, principalmente nas curvas.

Também podem provocar desgaste prematuro dos pneus e de demais componentes do sistema de suspensão, como coxins e buchas. Há, ainda, o risco de travamento dos amortecedores, afetando perigosamente o controle do veículo.

3. Amortecedores ruins comprometem até a frenagem do veículo: verdade

Sim: em frenagens, o veículo precisa, além de bons pneus e de um sistema de freios em ordem, de amortecedores em plenas condições. Afinal, são esses componentes que asseguram o total contato dos pneumáticos com o solo.

O acionamento brusco dos freios provoca grande transferência de peso para o eixo dianteiro. Por isso, se houver algum problema no sistema de suspensão, o motorista pode até perder o controle da direção.

4. Amortecedor em mau estado pode provocar aquaplanagem: verdade

A redução do contato entre os pneus e o solo provocada pelo desgaste dos amortecedores pode potencializar a ocorrência de aquaplanagem. Comum em dias chuvosos, esse fenômeno ocorre quando uma lâmina de água sobre o asfalto provoca perda de aderência. Sem atrito com a pista, o motorista perde totalmente o controle sobre o veículo, o que pode gerar acidentes.

A aquaplanagem pode ocorrer até mesmo com veículos novos ou com a manutenção rigorosamente em dia, dependendo da situação. Porém, amortecedores em mau estado agravam severamente a situação: esse fenômeno poderá ocorrer em velocidades bem mais baixas.

5. Amortecedor precisa ter selo do Inmetro: verdade

As autopeças comercializadas no Brasil devem possuir o certificado do Inmetro, e isso inclui os amortecedores. O selo, que garante qualidade para o mercado reparador, é gravado no tubo externo dos amortecedores e na sua embalagem, de modo a ficar bem visível. Ele é obrigatório também em componentes importados.

O processo de certificação exige auditoria nas fábricas. Os amortecedores são testados em laboratórios credenciados segundo uma série de parâmetros técnicos determinados pelo próprio Inmetro. Se atendidos esses parâmetros, o certificado é concedido exclusivamente para cada fábrica e para os produtos ali manufaturados.

A certificação está sujeita, ainda, a um processo de manutenção anual. Ou seja, lotes aleatórios de componentes são submetidos a novos testes anualmente. Caso haja não-conformidades, o certificado é suspenso.

Cabe destacar que amortecedores recondicionados podem apresentar o selo do Inmetro referente ao fabricante original. Isso pode levar o consumidor a crer que aquela peça recondicionada é certificada, o que não é verdade.

6. Troca dos amortecedores deve ocorrer em quilometragens específicas: mito

Ao contrário de outros componentes automotivos, os amortecedores não têm vida útil pré-determinada. Eles podem precisar de substituição antes de 10 mil ou mais de 100 mil quilômetros, dependendo do caso. Isso porque a durabilidade deles está condicionada a uma série de fatores, entre os quais o tipo de utilização.

amortecedores recondicionado mecanico rodas suspensao shutterstock

Em veículos que circulam por estradas malconservadas, por exemplo, a troca dos amortecedores costuma ocorrer mais cedo. Por outro lado, a vida útil desses componentes tende a ser maior em carros que rodam por vias bem-pavimentadas. Todavia, não há regra para determinar a longevidade deles.

Por isso, o ideal é que os amortecedores sejam verificados periodicamente. Somente se for diagnosticada alguma avaria ou anormalidade por um profissional capacitado, deverá ser realizada a troca. Caso o motorista perceba anormalidades na dirigibilidade do veículo, convém antecipar a checagem desses itens.

7. Troca dos amortecedores deve ser feita sempre aos pares: verdade

A recomendação é que a substituição de amortecedores seja feita sempre aos pares, para cada eixo. Isso porque, se um amortecedor novo trabalhar em conjunto com outro usado (mesmo que ainda esteja em condições de uso) no mesmo eixo, poderá haver um desequilíbrio, prejudicando a dirigibilidade.

Entretanto, a troca dos dois amortecedores de um eixo não implica na substituição dos demais. Isso, claro, desde que os componentes do outro eixo ainda estejam em boas condições.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
21 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
MARMITERIO 21 de junho de 2023

para de briga moças o o ze da morça vai armoç cs…
bando de frouxo ses fala assim pq um noa esta olhando pra prega do outro marca um encontro pra se conhecer melhor
uma florzinha e o outro girasol

Avatar
MARMITEITRO 21 de junho de 2023

SE SAO TUDO FAFARAO NAO SABEM SER CIVILIZADO,,, GOSTARIA QUE VCS CONHECECEM O O ZE MORÇA QUANDO VC MENOS ESPERA ELE VEM E TE ARMOÇA

UM QUERENDO VENDER A PEÇA E O OUTRO A ROSCA….
SE FOSSE RELARMENTE VERDADE UM IRIA SOMAR NAO DIVIDIR

EM CASO DE DUVIDA E SO FAZER O TESTE COM A GORDINHA COLOCA ELA NA GARUPA E VER SE AQUENTA A RABETONA

Avatar
CILENE 10 de maio de 2023

vim aqui nos comentários esclarecer dúvidas mas a falta de respeito faz os certos errados e os errados certos , moral da minha pesquisa ,nao valeu de nada.Porque nao brigam em outro lugar ,ao invés de esclarecerem e ajudarem causaram mais duvidas e um certo nojo de ler tantas palavras feias vindas de pessoas estudadas ,esse é o espelho do país.

Avatar
Marcos Alves 21 de abril de 2023

Eu comprei um kit de amortecedor a treze anos ainda posso usa o kit de amortecedor no meu carro

Avatar
João 1 de agosto de 2022

Já dizia meu avô a melhor marca de peças para comprar que existe tem apenas um nome, se chama nova… O resto é gambiarra e lixo. (detalhe, ele viveu antes da China invadir o país com essa lixarada falsificada deles). Então peça nova e de marca original. Então se cuidem que pior que um amortecedor recondicionado é o lixo falsificado da China… “Colona vilus, sem galantia, complou puque quis, blasileilo bulo”…

Avatar
Júlio 24 de maio de 2021

Amortecedores remanofaturado são bons sim , depende muito do profissional que fizer o serviço, é aberto e trocado as peças defeituosas. Agora alguns somente dão uma carga de gás ai não dura mesmo. Antes de falar mau decquem faz esse serviço , procure conhecer os procedimentos. AGORA , GANHAR JABÁ PARA EMPURRAR AMORTECEDORES NOVOS CARÍSSIMOS E SAFADEZA. NOVOS NAO PRECISAVAM TER O PREÇO QUE SÃO VENDIDOS , A METADE OU MENOS JÁ DARIA UM ÓTIMO LUCRO COMO INSISTEM EM COBRAR CARA QUEM ABRAÇOU A FATIA E ESTÁ GANHANDO MUITOOOOOO SÃO AS RECUPERADORAS.

Avatar
João 1 de agosto de 2022

Por melhor que seja feito o serviço não vai ficar bom igual o novo. E se fizer um serviço bem feito ele fica bem caro. Por exemplo um amortecedor de 400 reais vai ficar em torno de 250 recondicionado… Eu não acho que compensa por uma peça usada fora das qualidade do novo por essa diferença. Ainda mais se tratando de um item de segurança. Fora o risco de correr de o cara colocar um lixo usado pintado em vez de um realmente recondicionado. É muito risco para pouca coisa.

Avatar
Elva 21 de fevereiro de 2021

Esse “adevogado” se formou em que faculdade? Pelas barbas do profeta! Vai escrever mal assim na PQP!!

Avatar
peterson 2 de fevereiro de 2021

advogado de cu é rola, seu bastardo

Avatar
silivo espindola 8 de julho de 2019

sou advogado e fui comrador de auto peças 14 anos. a mondroe me ensino que amortecedores tem vida util independente de estadode conservação….então tudo ou quase tudo falou é mentira, outra coisa, num tem como recondicionar amortecedores não, como vai furar uma peça de ferro e depois soldar, tem alguns modelos dde amortecedores que usam até 150 itens, como pode serem trocados esses 150 item, onde vai encontrar fornecedores, tudo balela fala…

Avatar
Marcos Posca 8 de julho de 2020

Cala a boca.

Avatar
peterson 2 de fevereiro de 2021

advogado de cu é rola, seu bastardo

Avatar
Engenheiro do dia*o 23 de abril de 2021

Sou engenheiro, mas a lei que cuida disso está muito errada… Bem fundamentada a tese

Avatar
Leonardo Tadeu Monteiro 30 de junho de 2019

Muito bom falar sobre esse assunto porque desejo trocá-lo

Avatar
André Sá 29 de junho de 2019

Pronto! Agora que o Bozo falou em tomada de 3 pinos, todo o gado agora só fala nisso! É muita ignorância! Os melhores do mundo vendidos legalmente no Brasil possuem sim o selo do Inmetro. Encha seu amortecedor de óleo e arrisque sua vida e a de inocentes por aí.

Avatar
Alekssandro Melo 29 de junho de 2019

Concordo. Plenamente em tricar os amortecedor mais os precos dos fabricantes sao abusivos.se vc tem uma frequência de troca maior com precos muito reduzido eu disse muito deduzidos todos trocariam por oecas Novas mas infelizmente os tributos sao altos para os fabricantes o que gera orecis absurdos para o consumidor final as vezes forcando casos de ter q comorar um recondicionado.gostei do seu oarecer marcos to com vc

Avatar
Pedro Vaccarezza 20 de junho de 2020

Na verdade,não são só tributos e se a ganância de toda a cadeia envolvida até o consumidor final! Veja o preço de carros iguais aqui e em outros países da América do Sul! O brasileiro é explorado por todos os lados

Avatar
Marcos Bara 29 de junho de 2019

Quanta bobagem escrita junto meu Deus…selo Inmetro…os melhores do mundo, por exemplo, não tem a chancela deste órgão facista do ESTADO. So serve pra ferrar o povo mais ainda e arrecadar dinheiro para o funcionalismo, fazer mutreta, aprovar e regulamentar tomada de 3 pinos, etc. Jornalista, se liga e vai estudar antes de escrever.

Avatar
Neno 29 de junho de 2019

Marcos , você é um ignorante.

Avatar
Rfthomsen 29 de junho de 2019

Marcos, você tá por fora mesmo!

Avatar
Rinaldo 29 de junho de 2019

Vc é o gambiarrento …diante de um parecer técnico como esse vc ainda quer ter outras soluções? Pelo jeito quando baixa o óleo do motor do seu carro você coloca óleo de cozinha….kkkkk

Avatar
Deixe um comentário