Mobileye já disponibiliza tecnologias de carros autônomos no mercado

Antes de os carros andarem sozinhos, tecnologia para esse tipo de veículo pode ser usada para prevenir acidentes e mapear cidades e sua infraestrutura

mobileye 8
Por AutoPapo
Publicado em 19/07/2019 às 18h06

Os carros autônomos estarão nas ruas em breve, isso é fato. Se ainda não é possível cravar uma data, não é errado afirmar que o desenvolvimento das tecnologias necessárias para que os carros andem sozinhos já pode beneficiar os motoristas.

Um exemplo é o sistema Mobileye 8, desenvolvido pela Mobileye, subsidiária Intel, líder global no desenvolvimento de tecnologia ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) e direção autônoma.

O Mobileye 8 é um sistema de prevenção de colisões que pode ser implantado em qualquer modelo existente de veículo, exigindo apenas a instalação de um único sensor de câmera e de um sistema de processamento no para-brisas.

mobileye 8
Mobileye 8

Ele funciona como um terceiro olho capaz de identificar situações potencialmente perigosas, fornecendo alertas de áudio e visuais para ajudar o motorista na prevenção de colisões.

O diretor da Mobiley para a América Latina , Ernesto Pesochinsky, explica que as funcionalidades do Mobileye 8 vão além da segurança veicular: ele pode ser usado na criação de mapas de alta precisão. Os carros autônomos precisam destes mapas para circular com segurança, já que a margem de erro não pode exceder 10 cm – enquanto os GPS atuais têm valores que chegam a 1 metro.

Para agilizar esse processo, Pesochinsky explica que parcerias podem ser fechadas com empresas de veículos de transporte em massa e frotas governamentais, de caminhões, táxis e carros de corridas compartilhadas

Dessa forma, enquanto a Mobileye recebe os dados (de forma anônima, sem identificar o condutor) para a criação dos mapas, é possível, por exemplo, capitalizar fazendo o levantamento da infra-estrutura de trânsito da cidade: o sistema pode indicar, por exemplo, onde há sinalização de trânsito defeituosa.

Em Düsseldorf, na Alemanha, 750 veículos da cidade contam com a solução Mobileye 8 Connect. Financiado pelo governo federal alemão, o projeto testará modelos de coleta de dados e investigará a adequação da infraestrutura existente em para veículos autônomos e condução conectada.

ernesto pesochinsky mobileye
Ernesto Pesochinsky, diretor da Mobileye para a América Latina
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Juvenal 13 de fevereiro de 2021

Muito interessante. Falta mais dados, p.e., saber sobre locais que fazem instalação.

Avatar
Deixe um comentário