Os desafios da mobilidade para pessoa com autismo

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo é preciso debater sobre o que precisa avançar no direito de ir e vir

autismo 2 1
Quebra-cabeças é uma das simbologias utilizadas para tratar do autismo (Foto: Shutterstock )
Por Julia Vargas
Publicado em 02/04/2024 às 20h03
Atualizado em 04/04/2024 às 19h10

O dia 2 de abril foi escolhido como Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que tem como objetivo jogar farol sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Muitas vezes um tema evitado, mas com o avanço das metodologias de diagnóstico, é sabido que o número de pessoas com algum nível de transtorno é bem maior do que imaginamos.

VEJA TAMBÉM:

E por isso, é preciso discutir a mobilidade da pessoa com autismo. Especialistas apontam que o autismo não limita os indivíduos de uma vida normal. No entanto, há diferentes graus de dificuldade de comunicação, interação, assim como sensibilidade a estímulos sensoriais, como ruídos e orientação espacial.

Tudo isso demanda a necessidade de criar instrumentos e regras – como vagas exclusivas e acesso ao transporte público; que facilitem o acesso das pessoas com TEA. É o que defende a psicóloga e especialista em Transtorno do Espectro Autista, Luiza Baumgratz.

A pessoa que se encontra dentro do Transtorno do Espectro Autista é considerada para fins legais como uma pessoa com deficiência, o que traz a importância de se colocar a deficiência não como algo inerente a uma pessoa, mas sim relacionada à escassez de possibilidades que o meio dela proporciona para a sua qualidade de vida. Sendo assim, é função do Estado, através da orientação não só de sua equipe mas da população como um todo, oferecer recursos para a adaptação dos meios de transporte (assim como dos demais espaços públicos), promovendo o aumento da qualidade de vida e da autonomia dessa parcela populacional”, analisa a psicóloga.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, uma a cada 36 crianças na faixa de três a oito anos foi diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O relatório de 2023 mostra um aumento progressivo ao longo dos anos, já que em 2004 esse índice era muito menor, uma em cada 166 crianças. O crescimento dos diagnósticos se deve ao avanço da ciência e da psicologia que buscam compreender esse transtorno.

Segundo o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de 2 milhões de autistas no Brasil. Essa foi a primeira vez que esse dado foi incluído na pesquisa.

As pessoas com autismo representam uma parcela significativa da população e possuem diversos direitos quando se trata de mobilidade. Porém, para muitos ainda é um problema compreender as características particulares desse grupo e suas necessidades, que exigem algumas garantias previstas por lei. Isso é ainda mais latente quando o assunto é mobilidade.

Ou seja, há uma parcela gigantesca da população que precisa de instrumentos que tornem sua mobilidade possível e elementos que passam despercebidos para uma pessoa típica, provocam grande transtorno para o autista. “No transporte público é importante ressaltar alguns aspectos que podem ser mais aversivos para autistas, como o barulho e a intensidade luminosa, além de diversos estímulos concomitantes: entrada e saída de passageiros no transporte público, conversas entre passageiros, os movimentos do veículo e até mesmo o seu próprio barulho podem ser elementos que geram maior dificuldade dessa população no usufruo destes direitos”, explica.

Vagas para autistas

Nos centros comerciais, shoppings e nas ruas é comum vermos vagas para diferentes perfis de cidadãos. Vagas para gestantes, idosos e também autistas. Geralmente são vagas próximas dos acessos aos estabelecimentos. No caso de uma gestante ou idoso, a proximidade reduz o esforço dessas pessoas. No caso do autista, é uma forma de evitar sofrimento e crise devido à sensibilidade sensorial causada por carros em movimento, luzes e ruídos.

Dentro da função do Estado na garantia de direitos em prol da equidade, temos também a importância das vagas destinadas a pessoas autistas: sabe-se que locais públicos como shoppings, supermercados, parques, lojas e etc, podem gerar uma forte sobrecarga sensorial para essas pessoas. Sendo assim, nada mais justo e lógico do que destinar vagas de estacionamento de fácil acesso para essas pessoas, visando a otimização da entrada e saída delas e, consequentemente, evitando que passem por maiores dificuldades desnecessariamente, garantindo maior rapidez no ir e vir, assim como no desenrolar de situações potencialmente estressantes”, esclarece, Luiza Baumgratz

Autista pode dirigir?

Sim, a pessoa autista pode prestar exame de direção como qualquer outra pessoa típica. A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) divulgou uma diretriz sobre condução veicular e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas com TEA. O documento explica que esse transtorno é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social e comportamento do indivíduo:

São muitos subtipos do transtorno, tão abrangente que se usa o termo ‘espectro’, considerando os vários níveis de comprometimento possíveis, desde pessoas com comorbidades, como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida semelhante a de pessoas sem o TEA”.

A diretriz ainda afirma que, mesmo enfrentando mais dificuldades no cronograma para aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), grande parte das pessoas com TEA possuem o documento. Além disso, um estudo publicado no Journal of Developmental & Behavioral Pediatrics concluiu que pessoas habilitadas com diagnóstico de autismo se envolvem menos em acidentes e cometem menos infrações, logo conduzem veículos com segurança maior que a população geral.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário