Focus e Fiesta: mais modelos da Ford somem do site
Anúncio do presidente da companhia, no ano passado, já pressagiava mudança extrema na gama que, agora, virou realidade
Por AutoPapo 10/06/19 às 18h15Anúncio do presidente da companhia, no ano passado, já pressagiava mudança extrema na gama que, agora, virou realidade
Por AutoPapo 10/06/19 às 18h15Diversos modelos da Ford estão sendo removidos do site oficial da companhia no Brasil. O último deles foi o Ford New Fiesta hatch. Recentemente, também sumiram o Ford Focus hatch e sedã; e também o New Fiesta sedã, há mais tempo.
Enquanto isso, nos Estados Unidos, a marca também está começando a tirar o Fusion de linha. A versão topo de linha no país, Sport, com motor 2.7, não aparecera no modelo 2020. Informações oficiais marcam a interrupção da produção do modelo no fim do ano que vem.
O Fusion americano tem parte da produção no México, de onde vem para o Brasil. Assim, quando ele parar de ser oferecido nos Estados Unidos, também deixará de ser vendido aqui.
Por aqui, o Fiesta já estava com os dias contados desde que a marca anunciou o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Contudo, o modelo continuava sendo vendido, e ainda não se sabia quando seria abandonado.
A configuração sedã já não aparecia entre os modelos da Ford oferecidos no site. Agora, o hatch também sumiu.
O mesmo aconteceu com o Focus. Na semana passada, o Focus hatch deixou sumiu do site. Pouco depois, o Focus Fastback, sedã, também desapareceu. A fabricação dos dois modelos foi interrompida em Pacheco, Argentina, em maio.
Procurada pelo AutoPapo, a Ford não comentou o desaparecimento dos modelos do site até a publicação dessa matéria.
Se contarmos o Fusion, serão cinco modelos a menos na gama da Ford para o Brasil. Todos são sedãs ou hatches. Essas categorias estavam na lista negra do presidente global da companhia, James Hackett, desde o ano passado.
Em maio de 2018, Hackett deu a escandalosa declaração de que tiraria diversos modelos da Ford de linha e diminuir os investimentos nessas categorias. Desde então, o fim do Fiesta e Fusion já estava anunciado, assim como dos americanos C-MAX e Taurus.
Outros hatches e sedãs também ficaram ameaçados, como o Focus. Agora, resta apenas o Ka, sedã e hatch, para o Brasil. Os modelos devem permanecer na gama da marca como os únicos representantes do tipo.
Os planos de Hackett são de passar todo esse investimento para os utilitários. Assim, novos SUVs e picapes serão lançados pela marca. Até agora, para o Brasil, já sabemos do Territory, novo utilitário médio que deve chegar em 2020.
Um ano depois, em 2021, será a vez do Escape, um SUV baseado no Focus e também na categoria média.