Qual a tolerância de velocidade no radar? Ela realmente existe?

Vale a pena lembrar que existe, sim, uma tolerância em relação à velocidade máxima, que confunde muitos motoristas

Por Boris Feldman 10/06/19 às 19h30
radar eletronico de velocidade shutterstock 3

Já que o assunto dos radares de velocidade foi levantado pelo presidente Bolsonaro, vale a pena lembrar que existe uma tolerância em relação à velocidade máxima, que confunde muitos motoristas.

Então, se a velocidade máxima em uma rua ou avenida for de 40 quilômetros por hora, não é considerado uma infração se você passar até 47 por hora. Isso porque existe uma tolerância de sete quilômetros. Se a velocidade máxima indicada for de 90 por hora, você pode passar até 97. Acima de 100 por hora, ao invés dos sete quilômetros de tolerância, ela passa a ser de 7%, o que não muda muito.

Mas, de qualquer maneira, no arrendondamento, se a máxima for de 110, você pode passar a 118. E se a máxima for de 120 quilômetros por hora, acrescentando 7% e arrendondando para  cima alguns quebrados, chegamos em 129 por hora.

Qual a tolerância de velocidade no radar
Radar de velocidade do tipo Pistola (Foto | Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ronaldo Paulino da Silva 25 de junho de 2021

Tomei uma multa no radar de 40. Passei a 42 . E me mandaram a multa . E aí. Não é tolerância de até 47 ? Então essa multa está errada . Como posso fazer pra recorrer. Si tem uma tolerância por lei de de 40 . Até 47 ?

Avatar
Abraão 22 de março de 2021

Se na via inteira o limite de velocidade é de 50 km/h, é legal ter radares e lombadas eletrônicas a 40 km/h? Eu fui multado a 48 km/h, posso recorrer?

Avatar
TIAGO JOSE ADAMI 4 de março de 2020

Matéria totalmente errada. Já levei multa por trafegar a 101km/h em via onde o limite era 100km/h e não logrei êxito nas 3 instâncias de recurso. O limite de tolerância é definido pela margem de erro do aparelho utilizado e estabelecida pelo INMETRO. Uma pequena pesquisa nas leis do CONTRAN é suficiente para chegar a esta informação.

Avatar
Carlos Pala 11 de junho de 2019

É, mas de acordo com sua propria materia de 2018 https://autopapo.uol.com.br/noticia/radar-movel-tem-tolerancia-de-velocidade/ consta uma tabela da resolucao do contram de 2011 aonde mostra que, na pratica, nao e bem assim. Se o limite for 70, se passar acima de 71 já e multa.

Avatar
Falacioso Passamal 20 de fevereiro de 2020

Jacú de tetas, a matéria mais recente é oque vale. O futuro muda, o passado não!

Avatar
Deixe um comentário