5 motivos para trocar o pneu mesmo que ele não esteja careca

O pneu é um componente essencial para a segurança de um carro e existem inúmeros motivos para realizar a troca deles

shutterstock pneu de carro ressecado com ombors descascando
O desgaste da banda de rodagem não é o único indicativo de que o pneu precisa ser trocado (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 26/08/2022 às 09h03
Atualizado em 26/08/2022 às 09h49

Os pneus do carro são de extrema importância para a segurança dos ocupantes. Porém é comum se esquecer deles e só se lembrar quando fura ou quando leva algum “susto” ao dirigir. A forma mais fácil de checar o estado é olhando o desgaste na banda de rodagem, mas isso não é o único motivo para trocar o pneu.

Existem situações onde um pneu que aparenta ter pouco desgaste ou estar meia-vida precisa ser trocado. E não é excesso de zelo: todo cuidado é pouco quando se fala de um componente que é a ligação entre o carro e o asfalto. Veja a seguir o que pode levar a trocar um pneu que aparenta estar bom.

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1. Idade do pneu, ou validade

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Um pneu velho fica ressecado e fica inseguro (Foto: Shutterstock)

Os pneus usam um composto de borracha misturada a outros materiais que são feitos para conseguir determinados resultados de aderência e durabilidade. Porém esse material se deteriora com o tempo, independentemente do uso. Todo pneu possui uma data de validade

Essa data é de cinco anos. Para saber com exatidão até quando seu pneu é segura para ser usado, procure por uma inscrição “DOT”. A frente dessas letras vem uma série de números, os quatro últimos são a data de fabricação. Os dois primeiros indicam a semana e os dois seguintes o ano, ou seja, se tiver “1122” significa que foi feito na 11ª semana de 2022.

Após passar cinco anos, o composto de borracha começa a perder suas propriedades e fica ressecado. Isso resulta em perda de aderência tanto no seco quanto no molhado. Pneus vencidos fazem o carro destracionar na chuva mesmo estando com os sulcos.

2. Pneu com bolhas

bolha no pneu
A bolha é resultado de danos graves, reparos disfarçam mas o problema persiste (Foto: Shutterstock)

Quando o pneu está com uma bolha significa que a carcaça metálica interna do mesmo foi danificada. Isso pode vir após um impacto forte com um buraco ou após muitos impactos. Com a carcaça danificada não existe outra alternativa a não ser descartar o pneu, mesmo se for novo.

Um pneu com bolha pode estourar a qualquer momento. Mas enquanto isso não acontecer existe o risco de instabilidade, pois ele perde a simetria radial. Existem profissionais que “somem” com a bolha após uma vulcanização, porém os danos na estrutura continua lá.

3. Pneus muito remendados

"Espaguete" até funciona na hora de reparar o furo do pneu, mas não é o método mais recomendado
É possível fazer reparos no pneu, mas após muitos fica inseguro (Foto: Shutterstock)

Danos na carcaça não podem ser arrumados, mas furos e cortes menores podem. Dependendo do furo e do tipo de reparo feito, o pneu pode rodar até o fim de sua vida útil sem problemas. Mas se já tiver acumulado muitos remendos, é seguro trocar por um novo.

Após muitos furos existe uma possibilidade de algum deles ter danificado a carcaça. Além disso, os remendos podem desbalancear o pneu ou até mesmo se soltar.

4. Furou pneu e não consegue achar um igual

homem com pneu estepe sobressalente nas mãos em frente a veículo parado
O ideal é que os quatro pneus sejam iguais, caso não consiga deixe cada eixo com pneus iguais (Foto: Shutterstock)

Existem medidas e marcas que podem ser mais difíceis de encontrar no mercado. Quando um pneu é danificado e precisa ser trocado, o ideal é colocar outro igual para manter um comportamento dinâmico seguro. Mas se isso não for possível e você optar por comprar um pneu diferente, deve fazer isso em par.

Usar pneus diferentes no carro não é o ideal, mas usando pares do mesmo modelo em cada eixo é o mais seguro. O pneu que estava bom e teve que ser trocado em nome da simetria pode ser reaproveitado como estepe. Existe também a opção de vendê-lo, pessoas que trabalham como motorista de aplicativo ou taxistas procuram por pneus usados em bom estado para reduzir os custos.

5. Estepe velho ou sem uso

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O estepe é o que veio de fábrica e não tem uso? Se o carro tiver mais de cinco anos troque o pneu sobressalente imediatamente (Foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo)

Ver “estepe sem uso” ou “estepe original de fábrica” em um anúncio de carro usado é considerado um atrativo no imaginário popular. Mas se o carro tiver mais de cinco anos, isso significa que você terá que colocar um pneu sobressalente novo na lista de compras.

Mesmo estando sem uso e guardado dentro do carro (ou fora como em alguns carros franceses e picapes), a ação do tempo é a mesma e o pneu vence. “Mas o estepe é apenas para emergências e roda pouco!” Argumenta alguns. Ora, um pneu velho é perigoso e pode causar problemas mesmo nos poucos quilômetros até encontrar uma borracharia.

Uma vantagem de ter um estepe sempre em condições de rodagem é quando ele é igual às outras rodas, mesmo que seja apenas em medida e calçado em rodas de aço estampado. No infortúnio de um furo você pode colocar o pneu sobressalente, rodar até o seu destino e poder resolver o furado com calma. Se ele for igual aos pneus de rodagem pode até ser colocado na roda principal.

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3 Comentários
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Roberto Charles Dantas 1 de setembro de 2022

Concordo com o comentário acima do Sr André! Esse negócio de válidade entao seria igual a um relógio bomba? o pneu passou de um dia vencido explode? outra pneu ruim deve ir atraz, na frente os melhores! porque se estoura na frente, todo condutor vira piloto Jiraya em um segundo? ah nos poupem ? tem que tem responsabilidade com seu público!

AutoPapo
AutoPapo 1 de setembro de 2022

Olá, Roberto.

Em nenhum momento foi dito que os pneus “explodem” de um dia para o outro – ele começa a se deteriorar e, após 5 anos, a degradação começa a se tornar perigosa.

Quanto os pneus piores no eixo dianteiro, como ele é o direcional, é mais fácil para o motorista retomar o controle do carro em caso de problemas.

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André 27 de agosto de 2022

De onde vcs tiraram nessa matéria que pneu tem prazo de validade de 5 anos?
5 anos costuma ser o prazo de garantia dado pelas fabricantes de pneus e não sua validade.
Por favor revejam isso e atualizem a matéria.

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