Motor a gasolina pode ser transformado em flex com o uso de um chip?

Algumas oficinas oferecem um chip que pode transformar o motor do seu carro importado, que só funciona com gasolina, em flex; será que isso é verdade?

capa boca chip motor flex
Por Boris Feldman
14 de junho de 2019 09:30

Você tem um automóvel importado, que só pode ser abastecido com gasolina. E isso te incomoda: você gostaria de ter a opção do etanol. Mas, como transformar o motor em flex?

Ou ele sai de fábrica assim, ou não sai de fábrica assim? Engano seu! Aí vem a tradicional pi-ca-re-ta-gem, porque há oficinas que dizem que mudam um chip na central eletrônica e, com essa mudança do chip, o carro vai funcionar também com etanol. Você pode abastecer com gasolina ou com álcool que o carro não vai protestar. É verdade?

É meia verdade, porque esse chip apenas disfarça, para o motor, o fato de estar chegando etanol. Ele aumenta a quantidade de combustível injetado, já que o álcool exige uma quantidade maior a ser injetada no motor em relação à gasolina.

Mas, em termo de eficiência, o motor vai perder, e muito! Em termo de emissões, também vai perder, e muito!

E o consumo? Vai aumentar o da gasolina e, também, o etanol vai gastar uma barbaridade. Esse é o resultado da pi-ca-re-ta-gem.

motor
Foto Shutterstock

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
cicero elias da silva 8 de abril de 2021

nao muda muito nao ,se for feito por profissionais capacitados ,nao altera o funcionamento.ja usei no scort motor a p,1.8 gasolina ,ate a partida era boa ,como se fosse original ,existe muito boato

Avatar
cicero elias da silva 8 de abril de 2021

ja usei em um scort motor a p gasolina 1.8 ,nao tive problema algum,dizem que causa problema ,porem no flex original,tambem existe alteracoes ,quando eu troco de etanol pra gasolina ,vai existir alteracao ,da mesma forma
.existem muitos boatos…

Avatar
DECIO DE OLIVEIRA 28 de outubro de 2020

sem recalcular a taxa de compressão,…impossível ter uma queima perfeita mesmo trocando o chip.

Avatar
Ronaldo de almeida 23 de agosto de 2019

Sim é possível tenho um corsa sedan 2003 a gasolina instalei o chip e transformei ele em flex, sem a necessidade de trocar bomba ou velas o carro funciona muito bem. Já estou usando o chip uns três meses sem problema algum

Avatar
Deixe um comentário