Você tem um automóvel importado, que só pode ser abastecido com gasolina. E isso te incomoda: você gostaria de ter a opção do etanol. Mas, como transformar o motor em flex?
Ou ele sai de fábrica assim, ou não sai de fábrica assim? Engano seu! Aí vem a tradicional pi-ca-re-ta-gem, porque há oficinas que dizem que mudam um chip na central eletrônica e, com essa mudança do chip, o carro vai funcionar também com etanol. Você pode abastecer com gasolina ou com álcool que o carro não vai protestar. É verdade?
É meia verdade, porque esse chip apenas disfarça, para o motor, o fato de estar chegando etanol. Ele aumenta a quantidade de combustível injetado, já que o álcool exige uma quantidade maior a ser injetada no motor em relação à gasolina.
Mas, em termo de eficiência, o motor vai perder, e muito! Em termo de emissões, também vai perder, e muito!
E o consumo? Vai aumentar o da gasolina e, também, o etanol vai gastar uma barbaridade. Esse é o resultado da pi-ca-re-ta-gem.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
DECIO DE OLIVEIRA
28 de outubro de 2020
sem recalcular a taxa de compressão,…impossível ter uma queima perfeita mesmo trocando o chip.
Sim é possível tenho um corsa sedan 2003 a gasolina instalei o chip e transformei ele em flex, sem a necessidade de trocar bomba ou velas o carro funciona muito bem. Já estou usando o chip uns três meses sem problema algum