Pneu sem ar é desenvolvido pela Michelin

Fabricante aprimorou antigo projeto para adapta-lo aos carros de passeio e rodovias - veja teste da invenção em vídeo

Por AutoPapo 14/06/19 às 08h00
pneu sem ar michelin

A Michelin desenvolveu um pneu sem ar que pode ser utilizado em carros de passeio. Batizado de Uptis, a invenção faz uso de materiais avançados e tem estrutura curiosa. Veja, no vídeo abaixo, a engenhoca sendo testada em um Bolt, da Chevrolet, parceira da fabricante de pneus no desenvolvimento do projeto.

Entre os benefícios da novidade, estão a impossibilidade de furo, a dispensa da necessidade de calibrar os pneus e, consequentemente, a redução no número de componentes jogados no lixo. De acordo com a Michelin, 12% dos pneus são perdidos devido a explosões, e 8% devido a uso irregular e pressão inadequada. O número de pneus descartados anualmente, no mundo, seria de 1 bilhão.

pneu sem ar michelin

Pneu sem ar é uma evolução de projeto anterior

Só de pensar em não ter que ficar vigiando a calibragem, a ideia do pneu sem ar já parece boa – e ela não é novidade. A Michelin já havia criado um pneu semelhante no passado, o Tweel. A diferença é que ele era adequado apenas para máquinas.

Agora, a fabricante desenvolveu uma versão que também serve para carros de passeio. No vídeo abaixo, você pode ver o Tweel sendo testado e comparado a outros dois tipos de pneus.

Um deles é o velho conhecido pneumático, cheio de ar. O segundo é feito de borracha sólida, uma solução que já era aplicada, mas que deixava os veículos desconfortáveis de dirigir e com desgaste acentuado devido à rigidez.

Assim como o Uptis, o Tweel tem uma estrutura que busca  deixar o componente macio o suficiente para ser maleável e adaptável ao terreno. No caso do mais recente pneu sem ar, para carros, a Michelin também buscou um design que fosse capaz de sustentar o peso de um carro, ao mesmo tempo em que oferecesse aderência e durabilidade suficientes para a estrada.

SOBRE
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
SAUL 17 de maio de 2021

MUITO MELHOR , OTIMA IDEIA , VOCE NÃO ACHOU ?

Avatar
GERSON ALVES DOURADO 16 de maio de 2021

Olá,

Tenho um conceito de pneu sem ar que pode ser observado no vídeo:
PBROC DOURADO PNEU COM BANDA DE RODAGEM EM ONDAS COMPACTAS.
Ondas compactas para evitar que entre impurezas entre os raios e mantenha a calibragem mesmo sem ar, suportando assim mais peso, sem ser muito flexível para evitar o capotamento do veículo, o pneu não tem que fazer o papel do amortecedor.
Esse é o terceiro conceito, o segundo foi o pneu com banda de rodagem com base líquida, ou com uma cura menor entre as camadas de lonas para assimilar o calor,em 2003 foi destinado à Michelin.
O primeiro foi o pneu com dois compostos diferentes de banda de rodagem,um duro e outro macio para ganhar em arranque, velocidade e frenagem,esse foi destinado à Bridgestone em 1998.
Que pode ser visto no vídeo:
Tirando coelhos,levantando a lebre.
O primeiro e o segundo conceito foram enviados a essas empresas antes dos sete títulos entre 2000 a 2006.
Seria coincidência?

Avatar
GERSON ALVES DOURADO 16 de maio de 2021

Olá,
Pesquisem os vídeos
PBROC DOURADO PNEU SEM AR

SSO DOURADO SANDALIAS COM SOLADO EM ONDAS

ESSE CONCEITO NOVO SURGIU EM 03/04/2009.
Obigado

Avatar
José Rubens dos Santos 29 de novembro de 2019

A onde em contra os peneus ..E que lojas do Brasil tem??

Avatar
José Rubens dos Santos 29 de novembro de 2019

A onde em contra os peneus ..E que lojas do Brasil tem

Avatar
Anderson Valente 8 de julho de 2019

Como será que esse pneu é preso à roda do veículo?
É interessante… será que algum dia chega aqui?

Avatar
Ezequiel 26 de junho de 2019

Como faço para comprar

Avatar
Deixe um comentário