Motor do carro: você sabe a diferença entre CV (Cavalo-Vapor) e HP?

Cavalos e HP são duas unidades de medida para a mesma finalidade: quantificar a potência do motor do carro. Você sabe a diferença entre eles?

Por Andre Willis 24/12/20 às 09h20
motor do carro arte interna pistao pistoes camara combustao potencia cavalos hp torque
Cavalos e HP são duas unidades de medida utilizadas para a mesma finalidade: quantificar a potência do motor do carro (Foto: Shutterstock) (Foto: Shutterstock)

Ao redor do mundo são usadas diferentes medidas para quantificar potência do motor de um carro. Por aqui, no Brasil, utilizamos o ‘cv’, que significa Cavalo-Vapor, para indicar a força do propulsor. Já em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo, é empregada a grandeza HP: ‘horsepower‘(cavalo de força, em uma tradução livre).

E as designações variadas acabam por deixar muitas pessoas em dúvida, ou até mesmo curiosas, sobre as diferenças entre a potência em CV ou HP

VEJA TAMBÉM

Diferença entre CV (Cavalo-Vapor) e HP (Horsepower)

HP e CV são duas formas de medida de potência iguais?

Não. Cavalo-Vapor e horsepower não são duas unidades de medidas exatamente iguais.

1 cv é igual a 735,5 watts; e 1 HP corresponde a 745,7 watts

Ou seja: 1 cv é igual a 0,9863 HP; e 1 HP corresponde a 1,0139 cv.

As duas medidas são, portanto, quase equivalentes em comparação numérica. Porém, o HP é uma grandeza ligeiramente maior: um automóvel de 100 HP possui 100,6 CV. Essas medidas são utilizadas para a quantificação da potência do motor do carro independentemente do tipo de propulsão: a diesel, a gasolina, a etanol ou elétrica.

Porém, no caso dos motores de carros elétricos, é comum a quantificação também em Watts (W).

Como surgiram as medidas de potência do motor do carro?

James Watt, matemático e engenheiro britânico criou a máquina a vapor em 1768 junto de seu amigo, o cientista Joseph Black, a fim de ser uma alternativa à tração animal dos… cavalos!

Para quantificar a potência disposta por sua máquina, Watt a comparou com os cavalos de minas de carvão. Medindo o desempenho dos animais em uma esteira, chegou a conclusão que de 745,7 watts eram proporcionados pelos cavalos; é uma unidade de medida que significa 1 HP de potência, que é a medida de 1,0139 cv (cavalos vapor).

Medidas de torque: diferença entre kgfm e Nm

Kgfm e Nm são duas unidades para medir torque, mas que apresentam resultados diferentes. Vale lembrar que torque é uma força associada ao movimento giratório, como o que ocorre no eixo do motor do carro.

No Brasil, a medida mais utilizada para estimar o torque é o quilograma-força-metro (kgfm). Porém, essa força também pode ser calculada em Newton-metro (Nm).

A medição para o torque é baseada em medida hipotética de uma alavanca de um metro. Exemplo: 25 kgf*m (quilograma-força-metro) significa uma força equivalente de 25 kgf sobre a alavanca. Já 250 Nm indicam que existe uma força de 250 Newtons sobre esta mesma alavanca de um metro de comprimento.

6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
joao carvalho 15 de julho de 2021

A matéria está correta,outros comentários foram sinônimos.Outros ainda tipo terra plana.

Avatar
Mathias 29 de dezembro de 2020

E no caso dos cavalos “pangarés” de algumas marcas, tipo Hyundai? Tem diferença? kkkkkkkk

Avatar
Ricardo 25 de dezembro de 2020

Acredite na matéria do site. Tem diferença sim, aliás muito bem explicada no texto e no comentário do Paulo Augusto Franke. Também dá pra googlear e descobrir.

Avatar
Paulo Augusto Franke 24 de dezembro de 2020

Potência é força vezes velocidade.
Horsepower (HP) e Cheval Vapeur (CV) são duas formas – numericamente próximas – de medir potência.
Definição de 1 HP = 550 libras (força) vezes 1 pé por segundo (velocidade) = 550 lbf.ft/s
1 CV = 75 kgf (força) vezes 1 metro por segundo (velocidade) = 75 kgf.m/s
As conversões de HP e CV para kilowatts (kW) no artigo estão corretas:
1 HP corresponde a 0,7457 kW e 1 CV é igual a 0,7355 kW

Avatar
Paulo Gonçalves 24 de dezembro de 2020

Só comentando o primeiro parágrafo, pois a afirmação deste que HP e cavalo são 2 medidas diferente… Está errado , entendam…
HP = Horse Power
no Brasil… Simplesmente CAVALOS ( Era dito Cavalo força), As medidas são as mesmas, na física, o termo é para definir o quanto de peso um cavalo conseguiria sustentar erguido por uma roldana e corda por um determinado tempo… Dai deu se HP, horse Power, ou cavalo força….

Avatar
Vf 24 de dezembro de 2020

Ué…. não entendi…..
Em quem devo acreditar agora???
🤷‍♂️

Avatar
Deixe um comentário