Portas travadas na estrada? Claro que não!

O bloqueio das portas ao dirigir o carro durante uma viagem é sinônimo de segurança absoluta? É exatamente o contrário! Eu explico aqui:

Por Boris Feldman 24/12/20 às 07h30
trava porta carro para criancas shutterstock
Não trave as portas do carro porque você está prestes a dirigir e preza pela segurança dos passageiros; na verdade, isso pode ser prejudicial (Foto: Shutterstock)

Excesso de cuidado pode ser prejudicial? Sim, quando o motorista, por exemplo, entra na estrada com a família, bloqueia as portas ao dirigir o carro. Exatamente o que não se faz na estrada, mas apenas no trânsito urbano, por uma questão de segurança.

Porém, na rodovia, ele nem imagina que ao dirigir, o carro pode se envolver num acidente e quem vier socorrer, não vai conseguir abrir as portas – que estão bloqueadas. O motorista, em geral, acha que bloqueando as portas, elas estarão mais bem fechadas.

E não é nada disso.

O bloqueio das portas é apenas um sistema que impede a atuação das maçanetas, ou seja, não se consegue abrir as portas porque elas ficam inoperantes.  Ah… mas e se tiver crianças no banco traseiro? Exatamente para protegê-las é que as portas traseiras contam com um bloqueio específico só para neutralizar as maçanetas internas.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Lilian 25 de dezembro de 2020

Aprendi isso com meu tio, me dando esse mesmo exemplo que ele mesmo vivenciou, as portas travadas dificultaram o socorro das vítimas por ele e um amigo.
Hoje meu carro tem a trava acionada ao começar a se movimentar eu as destravo logo em seguida.

Avatar
Luiz 24 de dezembro de 2020

Travam automaticamentes!

Avatar
Alexandre 24 de dezembro de 2020

A maioria dos carros hoje vem dotado de travas nas portas que bloqueiam acima de 20km/h, isso é automático. Se os fabricantes que avaliam varias questões de segurança julgam isso seguro por que nao acreditariamos nisso?

Avatar
Fabio Costa 25 de dezembro de 2020

Em caso de acidentes,elas se destravam automaticamente.

Avatar
Deixe um comentário