Mountain Bike: conheça as principais modalidades e seus equipamentos

Novo ano começando e muita gente coloca como meta iniciar algum esporte novo: conheça um pouco mais sobre as diversas opções para pedal

bicicleta moutain bike foto felipe cunha
O MTB pode ser uma boa opção para quem procura um esporte ao ar livre (Foto: Felipe Cunha | Divulgação)
Por Camila Melo
Publicado em 14/01/2023 às 17h03

Dentro do Mountain Bike existem várias modalidades, que apesar de serem praticadas em estradas de terra ou trilhas, possuem características bastante diferentes, o que faz com que as bikes e equipamentos também variem de modalidade para modalidade. Conheça a seguir os detalhes das principais categorias deste esporte tão praticado e amado no mundo todo que é o Mountain Bike ou simplesmente MTB.

VEJA TAMBÉM:

Mountain Bike XCM

mtb xcm foto on board sports
Para o MTB XCM é comum o uso de bikes hardtail ou full suspension com suspensão de até 120mm (Foto: On Board Sports | Divulgação)

O Mountain Bike – Cross Country Maratona (XCM) é a modalidade mais praticada no Brasil: nela, o ciclista percorre longos quilômetros que podem variar a partir de 50km até 120km (em caso de competições oficiais), por estradas de terra. Normalmente essas estradas não possuem muitos obstáculos técnicos, mas podem ter altimetrias bem elevadas.

Para o MTB XCM é comum o uso de bikes hardtail ou full suspension com suspensão de até 120mm. O vestuário é composto por capacete aberto, sapatilha, camisas (também chamadas de jerseys), bermudas ou bretelles e macaquinhos.

Essa modalidade também possui um calendário repleto de provas por todo Brasil, para ciclistas que estão iniciando até os mais experientes e profissionais.

Mountain Bike XCO

mtb xco foto bartek wolinskis
As competições de XCO acontecem em circuitos que variam em torno de 6 km (Foto: Bartek Wolinskis | Divulgação)

O Mountain Bike XCO é uma das mais conhecidas pois é uma modalidade olímpica e atualmente temos o brasileiro Henrique Avancini como um dos principais pilotos de MTB XCO do mundo. As competições de XCO acontecem em circuitos que variam em torno de 6 km e podem conter single tracks e obstáculos como rock gardens e saltos.

Os vestuários e acessórios usados no MTB XCO são bem parecidos com os do XCM e também temos um número alto de provas desta modalidade acontecendo no Brasil – algumas somam pontos para o ranking internacional inclusive.

Mountain Bike Enduro

mtb enduro foto cassio sanches
No MTB Enduro, o biker precisa estar preparado para saltos e descidas rápidas (Foto: Cassio Sanches | Divulgação)

O MTB Enduro vem ganhando cada vez mais espaço aqui no Brasil, podemos dizer que esta modalidade fica entre os dois extremos do Cross-Country (XC) e do Downhill.

Dessa forma, consideramos que ela não possui descidas tão extremas como no MTB DH e também exige a parte física de um modo diferente do MTB XC, ou seja, o biker precisa estar preparado para saltos e descidas rápidas e também com um bom preparado para subir os deslocamentos.

É a modalidade perfeita para quem quer descer trilhas mais íngremes e técnicas, mas também pedalar nas subidas.

Para o pedal de Enduro as roupas e acessórios mais usados são capacetes fechados ou que possuam maior área de proteção, bermudas mais soltas, joelheiras, goggles (óculos) e camisetas.

Downhill

mtb dh foto briggy smalls
Normalmente, o MTB Downhill é praticado em pistas construídas especialmente para a isso (Foto: Briggy Smalls | Divulgação)

É conhecida como a modalidade mais radical do Mountain Bike. Nela o objetivo é descer o mais rápido possível em trilhas e pistas extremamente técnicas, com raízes, pedras, saltos e etc. Por isso é muito importante usar equipamento de segurança como capacete fechado e goggles (óculos), joelheiras e calças.

Normalmente é praticado em pistas construídas especialmente para a isso, com saltos, gaps e curvas que exigem muita técnica e velocidade dos pilotos.

Outros acessórios importantes no MTB

Além dos acessórios que já foram mencionados específicos para cada modalidade, existem outros que podem ser muito úteis na vida de todos os bikers. Como por exemplo:

  • Kit de ferramentas para te salvar no meio da trilha;
  • O aparelho GPS pode ser uma boa solução para você conseguir marcar e controlar melhor seus treinos e evoluções;
  • Bomba de mão é ideal para não ficar com pneu murcho durante o pedal .

Agora é só escolher a sua modalidade preferida e iniciar no Mountain Bike!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário