60% das mulheres estão insatisfeitas com a indústria de automóveis

Segundo OLX, público feminino, que participa de 40% das decisões de compra, acredita que indústria automotiva poderia oferecer mais opções de serviço

shutterstock mulher dirigindo vista do banco de tras
Na compra de automóveis, mulheres priorizam segurança, eficiência de combustível, ar-condicionado, câmbio automático e a presença de câmeras (Foto: ShutterStock | AutoPapo)
Por Julia Vargas
Publicado em 19/03/2024 às 20h03

O setor automotivo, por muito tempo, foi pensado por homens e para os homens. Entretanto, cada vez mais as mulheres estão conquistando o espaço no ramo, já que o número de condutoras habilitadas subiu 20% entre 2018 e 2023, de acordo com  Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach). Nesse mesmo período, a quantidade de homens habilitados cresceu aproximadamente 13%.

Apesar desse aumento e de vários avanços, a insatisfação das mulheres com o ramo ainda é tipicamente masculino. De acordo com a pesquisa realizada pela plataforma de classificados OLX em parceria com a Mind Miners, seis em cada dez entrevistadas sentem falta de mais serviços e automóveis voltados para suas necessidades intrínsecas. Cerca de 38% estão totalmente de acordo com isso e 22% concordam parcialmente.

VEJA TAMBÉM:

Os dados de 600 entrevistados, dentre eles homens e mulheres, foram coletados no final de fevereiro deste ano. Os números mostraram que uma parcela considerável de aproximadamente 39% disseram que uma mulher já participou ativamente da tomada de decisão na compra de um veículo.

A participação feminina ativa na aquisição de um carro foi mais representativa dentre as consumidoras na faixa etária feminina de 41 a 60 anos. No momento da compra, as mulheres priorizam segurança (66%), eficiência de combustível (46%), ter ar-condicionado (45%), câmbio automático (24%) e a presença de câmeras na parte dianteira e traseira do veículo (22%).

Flávio Passos, VP de Autos e Comercial do Grupo OLX, considerou que indústria tem boa oportunidade de ampliar seus resultados ao atender as demandas das mulheres:

Seja mais espaço para acomodar itens do dia a dia, tecnologias avançadas, ou eficiência de combustível, por exemplo, a maioria das consumidoras automotivas anseiam por serviços e produtos mais segmentados, ainda que boa parte reconheça que o mercado já oferece opções de veículos adequados às suas necessidades. Esses e outros indicadores do estudo abrem importantes precedentes para as indústrias e profissionais do setor automotivo no que tange às novas oportunidades de negócio para atender ao público feminino, que, conforme aponta o estudo, tem presença relevante no poder de decisão de compra do veículo”

De acordo com  Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), entre 2018 e 2023, houve um aumento de aproximadamente 20% na quantidade de condutoras habilitadas. Considerando o mesmo período, houve um aumento de aproximadamente 13% na quantidade de condutores habilitados.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário