CNHs C, D e E podem ser gratuitas para mulheres

O programa "Elas Nas Estradas" quer diminuir a grande disparidade de gênero que existe hoje no setor de transportes

shutterstock mulher loira dirigindo caminhao volvo fh
O Projeto de Lei 563/2024 estipula um limite de 0,02% da população do estado para ter o benefício (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 19/03/2024 às 19h02
Atualizado em 20/03/2024 às 17h01

O deputado ZÉ Trovão (PL-SC) apresentou, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 563/2024, que propõe a criação do programa “Elas Nas Estradas”. O intuito do projeto é tornar gratuita a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E para mulheres.

VEJA TAMBÉM:

O programa inclui a isenção das taxas administrativas, cursos teóricos, provas de direção ou exames toxicológicos feitos para habilitar as mulheres a dirigir caminhões, vans ônibus e micro-ônibus.

Os pré-requisitos para conquistar as CNHs C, D e E são:

  • Ter CNH na categoria B por pelo menos 1 ano;
  • Não ter recebido infração gravíssima nos últimos 12 meses;
  • Não ter impedimento judicial.

As exigências do programa “Elas Nas Estradas” são os mesmos estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para que qualquer motorista acima de 21 anos obtenha as CNHs nas categorias C, D e E.

A gratuidade terá limite para 0,02% da população do estado.

Segundo o deputado, esse projeto de lei visa incentivar o ingresso de mulheres no setor de transportes, que hoje é predominantemente masculino.

Segundo a Agência Câmara de Notícias, os dados da Secretaria Nacional de Trânsito apontam que 97% das CNHs nas categorias C, D e E foram emitidas para homens, enquanto as mulheres representam apenas 2,81 %.

O projeto das CNHs C, D e E gratuitas para mulheres será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O que é preciso para tirar as CNH C, D e E

Ao contrário das categorias A e B, que podem ser emitidas para motoristas a partir de 18 anos, as CNHs C, D e E só podem ser tiradas por pessoas acima de 21 anos de idade.

É possível pular da B para a C ou a D, contanto que tenha pelo menos um ano na categoria B e o mesmo período sem infrações gravíssimas.

Para obter a CNH na categoria E é preciso ter pelo menos um ano na C e não ter cometido infrações gravíssimas nos últimos 12 meses.

Exame toxicológico

Os habilitados nessas categorias precisam realizar exame toxicológicos a cada dois anos e seis meses.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário