Até no porta-malas o pneu careca leva multa

A lei prevê infração de natureza grave e retenção do veículo para o motorista que rodar com o pneu careca - e o mesmo vale para o estepe

Por Bárbara Angelo 23/11/18 às 14h07

Diversos motoristas estão vulneráveis à multa por pneu careca, mesmo que não saibam disso. De acordo com Luciana Mascarenhas, advogada especialista em trânsito, a penalidade pode ser dada se a profundidade dos sulcos dos pneus for menor que 1,6 milímetro. Além disso, más condições do estepe também podem levar à multa.

Multa por pneu careca é infração de natureza grave e pode ser aplicada até mesmo para o estepe que estiver dentro do porta-malas.

Multa por pneu careca

Como conta Mascarenhas, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não traz definições específicas sobre a multa por pneu careca. Ao contrário, a lei o inclui no inciso 18º do artigo 230, que prevê infração de trânsito para quem “conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança”.

Entretanto, a resolução 558 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) faz a determinação técnica do que é um pneu careca, possibilitando sua fiscalização. De acordo com o texto, os pneus devem ter sulcos com a profundidade mínima de 1,6 milímetro. Ou seja, se os pneus estiverem muito  gastos, mesmo antes de ficarem totalmente carecas, o motorista já pode ser multado.

“A multa por pneu careca não é dada apenas se a banda de rodagem estiver completamente lisa, tem a profundidade mínima que o sulco tem que ter”, explica a especialista.

Em caso de dúvida durante a fiscalização, o agente de trânsito pode fazer uso de um dispositivo que mede a profundidade dos sulcos da banda de rodagem. Essa medida se chama TWI, da sigla em inglês Tread Wear Indicator, ou Indicador de Desgaste da Banda, em tradução direta.

Se o fiscal constatar que a profundidade é menor que 1,6 milímetro, ele pode aplicar a multa por pneu careca. A penalidade é de natureza grave, o que implica em cinco pontos na carteira de motorista, e tem valor de R$ 195,23.

Por ser grave, essa infração não pode ser convertida para advertência.

Multa por estepe careca

Luciana lembra que o estepe em más condições também pode ser causa de multa. “O mesmo vale para o pneu sobressalente, ele também tem que estar em bom estado de conservação”, diz ela. A especialista explica, contudo, que no caso de um estepe careca, a multa é prevista no inciso 9º do artigo 230 do CTB.

Neste caso, a lei prevê como infração “conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante”.  O pneu sobressalente é entendido, pela legislação, como um equipamento obrigatório.

Apesar de estar previsto em outro inciso, a multa por estepe careca tem a mesma natureza que a multa por pneu careca, já que os dois se enquadram no artigo 230. Assim, a infração também é de natureza grave, e equivalente a cinco pontos na carteira e R$ 195,23.

Em conclusão, se o motorista estiver circulando em um carro com um ou mais pneus carecas, com um estepe careca instalado, ou com um estepe careca no porta-malas, ele pode ser multado, de acordo com o artigo 230.

O pneu careca pode levar à retenção do veículo

Além de ser multado, o motorista que circular com pneus carecas também pode ter seu veículo retido. “A retenção não deve ser confundida com a remoção ou a apreensão”, observa Luciana. No caso de um carro com pneus desgastados, o veículo será impedido de circular enquanto o motorista não providenciar uma reposição.

No caso de uma remoção, o carro seria guinchado e levado para o pátio. Isso não ocorre por causa de pneus carecas, mas o condutor pode ter seu veículo retido no local em que for abordado.

Multa por pneu careca existe para preservar a segurança

“O objetivo do Estado é de garantir a segurança do condutor e do cidadão”, lembra Luciana. Assim, a multa por pneu careca não deve ser a única preocupação do motorista que circula com um carro nessas condições. A pouca profundidade dos sulcos nos pneus ocasiona riscos em diversas condições de condução.

Multa por pneu careca é infração de natureza grave e pode ser aplicada até mesmo para o estepe que estiver dentro do porta-malas.

Os sulcos da banda de rodagem, parte do pneu que toca o solo, foram projetados para garantir que o condutor não perca o controle do veículo em determinadas situações. Eles ajudam no comando da direção durante as curvas e, se estiverem desgastados, podem levar à derrapagem.

Outra situação perigosa para carros com pneus carecas é de uma pista molhada. Uma lâmina de água sobre a via pode levar à aquaplanagem, quando os pneus perdem o contato com o solo. Se isso ocorrer, não há nada que o motorista possa fazer para controlar a direção em que o veículo está indo. Se os sulcos estiverem em bom estado, com 1,6 milímetro de profundidade ou mais, o líquido vai escoar por eles, diminuindo as chances de ocorrer a aquaplanagem.

Alguns especialistas indicam, inclusive, que a profundidade mínima do TWI seja de 3 milímetros, para aumentar a segurança.

15 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Robson 29 de fevereiro de 2020

    Meu carro foi apreendido apenas por 1 Pneu careca!! O Policial tão bonzinho e honesto cumpriu o papel dele ferrando com uma família apreendendo a única ferramenta de trabalho que eu tinha! Lindo né….de vez prender bandido,sem ferrar com cidadão de bem trabalhador se aproveitando desse lei porca de apreensão de carro,eles se aproveitam dessa lei para encher os cofres dos políticos e ferrando com nós o povo de bem!!! Canalhas! Mas Deus há de fazer justiça,se não for nessa vida,que seja na outra cobrado!!!

    • Avatar
      Leonardo 20 de agosto de 2020

      Só por 1 pneu careca? kkkkk Ainda culpa o agente que está cumprindo a lei… se toca.

  • Avatar
    Daniel 7 de janeiro de 2020

    Achei uma bosta. Tem mil dúvidas aqui embaixo, e ninguém pra responder nenhuma. Site de bosta.

  • Avatar
    Lucas gomes 18 de dezembro de 2019

    Tomei a multa mas o carro não está no meu nome pra quem vai a multa??

    • Avatar
      Ricardo silva 3 de abril de 2020

      A pontuação vai pra você ,se caso você foi notificado. e a multa vai para o proprietário do veículo.

    • Avatar
      Anderson 13 de junho de 2020

      Vai para o proprietário

  • Avatar
    Antonio Pinho 2 de outubro de 2019

    Minha dúvida é se meus 2 pneus da frente, na parte d dentro estiver gasta, é motivo de remoção do meu veículo até o pátio? Faço essa pergunta por que os guardas de trânsito na cidade de Gravataí-RS estão recolhendo vários carros com pneus com desgaste,alegando estarem careca.

    • Avatar
      Rafael 13 de dezembro de 2019

      Fizeram isto comigo hj , sem chances de sanar o.problema no local …irei judicializar contra eles

    • Avatar
      Rogério 28 de janeiro de 2020

      Como o artr 230 diz nao pode ser guinchados mais pode ser retido isso quer dizer que onde vc for parado seu carro tem qur ficar ate vc providenciar os pneus ou assessórios comprometidos.

    • Avatar
      Tainara 4 de março de 2020

      Aconteceu ontem comigo na segunda .. apreenderam o carro e ainda se enrolaram falando que estávam sem sistema para poder pagar enfim mais um dia de diária e ainda tenho que trocar a placa do carro

  • Avatar
    Eduado Paiva 2 de outubro de 2019

    Bons dias, pfv, me orientem, sei que multa por pneu careca sao 5 pontos na habilitacao e de natureza grave. A duvida é: fui multado e o PM anotou 4 pneus careca TWI abaixo do limite numa tacada só; vou ser multado uma vez ou 4 vezes? Ou seja vou pagar 195,00 merreis uma vez só e pegar 5 pontos ou 195,00 conto vezes 4 e pegar 20 pontos e ter a habilitacao suspensa ou cassada e nao dirigir mais? Obrigado

  • Avatar
    Fabrício Félix 19 de agosto de 2019

    Na verdade o TWI, não é um aparelho de medição, mas sim uma característica presente no própio pneu, se você observar vai localiza-lo dentro dos sulcos do pneu, é como se fosse uma “verruguinha” que mede exatamente 1,6 mm, logo quando o desgaste começa a atingi-lo, tá na hora de se efetuar a troca.

  • Avatar
    Gabriel 12 de agosto de 2019

    Olá boa noite fui multado por pneus carecas mas eles não tinham nenhum aparelho de medição ou twi como acabei de ler neste caso o que devo fazer ?

  • Avatar
    José Gilson 9 de junho de 2019

    Bom dia fui parado por policiais no aeroporto de Guarulhos , os mesmos disseram que o pneu do lado direito estava em péssimas qualidade de uso , e que meu veículo ia ser recolhido ao pátio sem nem me dá a oportunidade de corrigir o problema no local ,

  • Avatar
    josenilton pereira da silva 18 de abril de 2019

    muito bem, gostei das informações pra ficar seguro diante dos fatos, das pessoas sem personalidades

Avatar
Deixe um comentário