Refugiados no Brasil: como imigrantes podem tirar CNH

Processo é diferente se o indivíduo tinha ou não habilitação válida no seu país de origem; em cinco anos, emissão de CNH para estrangeiros cresceu 539%

cnh  para  estrangeiros
Por Laurie Andrade
Publicado em 23/11/2018 às 11h45
Atualizado em 23/11/2018 às 13h01

Em 2013, 17,5 mil imigrantes solicitaram a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil. Em 2018, o número foi bem mais significativo: 93,5 mil estrangeiros requisitaram o documento que atesta aptidão para dirigir por aqui. O aumento de 539% tem como uma das razões a chegada de refugiados no Brasil. Saiba como funciona o processo para que imigrantes tirem a CNH.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) explicou que existe uma norma responsável por sistematizar a emissão de CNH para refugiados e estrangeiros, a Resolução nº 360, de 29 de Setembro de 2010.

No texto, fica claro que existem dois tipos de processos para a obtenção do documento. Os indivíduos que não têm habilitação válida no país de origem devem começar o processo para emissão de CNH exatamente como os brasileiros. Nesse caso, é preciso procurar uma escola de formação de condutores, fazer as aulas e passar pelos exames.

Para os motoristas que estavam aptos a dirigir em seu país de origem e agora desejam a CNH brasileira, o caminho é mais simples.

Em primeiro lugar, o condutor estrangeiro que esteja regular no país há pelo menos 180 dias deve procurar o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) com os seguintes documentos:

Documentos necessários para refugiados no Brasil tirarem a CNH

  • CPF;
  • Habilitação do país de origem (válida);
  • Laudo de exame toxicológico (para categorias C, D e E);
  • Comprovante de endereço em nome do motorista ou de terceiros (incluindo declaração);
  • Tradução juramentada da habilitação (para o caso de países que não adotam o português);
  • Registro Nacional de Estrangeiro, Cédula de Identidade de Estrangeiro, Passaporte ou Carteira de Trabalho (original e cópia simples).
Nos últimos cinco anos, o aumento da emissão de CNH para estrangeiros e refugiados no Brasil cresceu 539%. Explicamos o processo para obtenção do documento.
André Almeida | AutoPapo

Depois, é preciso concluir os exames médico e psicológico e pagar as taxas referentes à emissão do documento. Os valores das guias variam de acordo com o Estado no qual está emitida a carteira de habilitação.

De acordo com Dentran de São Paulo, os exames são dispensáveis para os 104 países que fazem parte da Convenção de Viena ou têm o princípio de reciprocidade com o Brasil.

As regras para renovação e suspensão de CNH são as mesmas para estrangeiros e brasileiros. Hoje, a idade mínima para renovação do documento a cada três anos é 65, mas projeto de lei quer passar a idade limite para 70 anos.

Representatividade

Como explicado, o número de estrangeiros e refugiados no Brasil que solicitaram a CNH cresceu muito nos últimos cinco anos. Os bolivianos aptos a dirigir por aqui, por exemplo, passaram de 523, em 2013, para 4,5 mil em 2018. Um aumento de 879% das emissões do documento.

O número de motoristas Venezuelanos por aqui também teve alta considerável, de 773%.

O país com maior número de condutores no Brasil é Portugal, com 66.693 solicitações nos últimos 5 anos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Adiel Hernandez 2 de junho de 2022

Olá, sou cubano, sou refugiado aqui no Brasil, preciso fazer a CNH daqui, ainda só tenho o protocolo de refugiado, (eu já tenho o documento CNH de cuba). Posso fazer isso aqui apenas com esse documento de refugiado? obrigado.

Avatar
JOSE GABRIEL 28 de dezembro de 2021

Eu sou venezuelano.. miha primera habitação na venezuela foi 2007 do 3ra logo la de 4to grado com renovação 2018 agora eu pegue la de 5to grado em 2021.. uma pregunta da para chirar aca em Brasil la categoria D u E.. alguma informação eu agradeço

Avatar
Melina almezir 1 de junho de 2021

Bom dia eu queria tirar minha carteira de habilitação como você pode me ajudar por favor

Avatar
Jorge Carlos Viera de Britos Pinto 3 de janeiro de 2021

Sou uruguaio e so tenho CPF e recidencia fixa mas não tenho cnh de meu pais e quero fazer a cnh do Brasil que tenho que façer

Avatar
Alamir Adel 10 de dezembro de 2020

Olá , sou refugiado aqui no Brasil , posso tirar a primeira CNH ?
Obs* não tenho CNH do país origem

Avatar
Ivel rodriguez 22 de julho de 2019

Olá.eu sou refugiada no brasil.eu tenho minha carteira de habilitação do meo pais de origem.para começar o proceso eu tenho que levar minha CNH com tradução juramentada.ou o detran fica responável de faxer isso?obg

Avatar
Erich Cobas Amores 21 de março de 2019

olá os refugiados que ainda não tem o rne podem tirar a CNH com o protocolo da policia federal como documento oficial. obrigado

Avatar
Ivel rodriguez 22 de julho de 2019

Olá.eu sou refugiada no brasil.eu tenho minha carteira de habilitação do meo pais de origem.para começar o proceso eu tenho que levar minha CNH com tradução juramentada.ou o detran fica responável de faxer isso?obg

Avatar
padronnancy0@gmail.com 3 de novembro de 2021

Oi boa noite eu tenho medo carteira da dirigir quero saber posso pegar para legalização

Avatar
Vlademir Nataniel 27 de fevereiro de 2021

Mas não tem nenhum outro documento?
Preciso tirar meu cnh me fala oque posso fazer

Avatar
Deixe um comentário