Multas por uso de celular ao volante aumentam 167%

No primeiro semestre de 2018, 268 mil autuações foram emitidas pelo comportamento irregular; Abramet afirma que o comportamento mata 150 pessoas por dia

shutterstock 243283594
Por AutoPapo
Publicado em 31/08/2018 às 08h40
Atualizado em 28/02/2020 às 17h00

Não há motorista que não saiba que usar o telefone celular ao volante é uma infração. Ainda assim, com o avanço da tecnologia e o aumento da dependência dos smartphones, o número de multas pela conduta cresce. De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), apenas entre janeiro e julho de 2018, 268 mil e 300 multas foram emitidas no Brasil por essa razão.

O número é 167% maior que o de autuações emitidas pelo uso de celular ao volante no primeiro semestre de 2017. O que isso significa? Ainda que a fiscalização esteja maior, o índice representa mais perigo para os condutores, passageiros e pedestres.

A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) afirma que o uso de celular ao volante é a terceira maior causa de morte no trânsito no país. Ainda segundo a entidade, cerca de 150 óbitos por dia acontecem pela utilização indevida do aparelho na hora de dirigir.

No primeiro semestre de 2018, mais de 268 mil multas foram emitidas pelo uso de celular ao volante. Comportamento é a terceira causa morte no trânsito.

Em 2015, de acordo com o órgão norte-americano de segurança no trânsito, o National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), 3.477 pessoas morreram nos Estados Unidos devido à distração.

Uma pesquisa do Cesvi Brasil indica que, em média, o condutor fica quase três segundos sem olhar para a via quando checa o aparelho. Parece pouco, mas esse tempo é suficiente para causar acidentes graves, pois os motoristas não percebem a mudança repentina dos semáforos, freada brusca do carro à frente e não percebem que estão invadindo a faixa ao lado.

Celular ao volante significa multa gravíssima 

Desde 2016, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera gravíssima a infração por uso de celular ao volante. Desde que a atualização no texto foi feita, pela Lei nº 13.281, o motorista está sujeito a receber 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a pagar multa de R$ 293,47.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ronald 1 de setembro de 2018

Tinham que aumentar o valor da multa. Aqui em Brasília as pessoas perderam a noção e o respeito ao próximo. Dirigem com a cebeça baixa olhando pro celular e andando abaixo da velocidade da via, atrapalhando a vida dos outros.

Avatar
Deixe um comentário