Projeto de Lei prevê que motos não paguem pedágio

Justificativa é de que motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos não geram danos ao pavimento e à infraestrutura das rodovias

shutterstock 1008022843
Por AutoPapo
Publicado em 31/08/2018 às 10h41
Atualizado em 31/08/2018 às 14h24

Está em tramitação, em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei (PL) 9644/18. A proposta idealizada pelo deputado Evandro Roman quer proibir a cobrança de pedágio para motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos em rodovias federais sob concessão. A razão para que as motos não paguem pedágio, de acordo com o texto, é que os veículos são leves e não geram danos ao pavimento ou à infraestrutura das rodovias.

O texto altera a Lei 8.987/95, que trata da concessão e permissão da prestação de serviços públicos. Para entrar em vigor, a determinação para que as motos não paguem pedágio ainda precisa ser analisada pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Projeto de Lei que tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados quer que as motos não paguem pedágio em rodovias federais concedidas.
Foto Shutterstock | Reprodução

Ao defender o projeto que quer que as motos não paguem pedágio, o parlamentar explica: “Importante considerar que esses veículos representam um volume de tráfego inexpressivo se comparado aos veículos leves que trafegam pelas rodovias. Conforme a Associação Brasileira de Concessionária de Rodovias, o volume de motocicletas que trafegaram em rodovias em janeiro de 2018 pelas estradas do Paraná, por exemplo, foi de pouco mais de 130 mil veículos, enquanto o volume de veículos leves ultrapassou sete milhões. Se compararmos apenas o volume de veículos leves, as motocicletas representam menos de 2% do volume de tráfego nas rodovias pedagiadas naquele Estado”.

Além do PL que quer motos não paguem pedágio

Desde abril deste ano, 2018, está em análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania o Projeto de Lei 7172/2017, que dispõe sobre a cobrança de tarifa reduzida para motos em estacionamentos privados de shoppings, centros comerciais ou estabelecimentos semelhantes.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
36 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Altair-jc 26 de agosto de 2021

Isso eu concordo plenamente, são veículos leves, que realmente não geram ou geram muito, mais muito pouco desgastes as estradas e BRs.

Avatar
Nilson Roberto 30 de outubro de 2020

As Consseecionarias de Rodovias e os Bancos, são as entidades que mais enriquecem, no Brasil.
Mas parece que a ganância, não tem Limites

Avatar
Emilio Jose Leite Osorio 27 de junho de 2020

Boa tarde!
Na verdade motocicleta não deve pagar nada em pedágios por esta simples razão mesmo…. E na verdade, os pedágios sao apenas enriquecimento ilícito de alguns governantes, magistrados e outros que tem como meta no poder, enriquecer às custas alheias, e isso é roubo!
Na verdade se o pedágio fosse com objetivo de reparar rodovias, o Estado do Rio de Janeiro por exemplo, teriam as melhores rodovias Pedagiadas se do pois que seus valores são exorbitantes e há estradas Pedagiadas que são muito piores que as sem pedágio.
Na verdade, se o poder público não tivesse interesse em roubar, os pedágios existiriam à um custo uniforme em todas as praças de pedágio e com calor por volta de no máximo R$3,50.
Isto não sendo observado, é claro que a intensão é assaltar legalmente os usuários…
Vejam bem no sul neste texto acima os veículos leves em um mês representaram alguns milhões transitando e multiplicado por 2 daria o dobro e com um pedágio aí por volta de R$4,50 (barato) pela média existente e a quantidade, dariam cifras na ordem de 45 milhoes mês e nada se faz nestas rodovias à não ser rodar com alguns carros e caminhões recolhendo outros com defeito e ou acidente. E prova o quanto essa verba é fruto de apropriação indébita…

Avatar
Gilson Nogueira de Brito 21 de junho de 2020

Pago 10 reais de pedágio por dia uso a moto pra trabalhar acho isso um absurdo metade do meu salário vai só pra gasolina e pedágio

Avatar
Leonardo 27 de julho de 2020

Realmente um absurdo!

Avatar
Leonardo Cordeiro 27 de julho de 2020

Absurdo essa cobrança de pedágio para motocicleta. E para os demais veículos deveria ser R$1,00.

Avatar
Geraldo gusmao 22 de janeiro de 2020

Temos os pedágios mais caros do mundo e as piores estradas.

Avatar
Nilson Roberto Marques 19 de janeiro de 2020

O valor do pedágio em geral já é absurdo de caro se considerarmos as condições das rodovias no Brasil digo as pedagiadas, quanto mas a cobrança de pedágio para motos.
No meu ver isto é oportunismo tanto das concessionárias, quanto por parte do governo

Avatar
Sidnei 29 de abril de 2019

Sou totalmente a favor da tecnologia, mas quando vejo alguns comentários sobre todo e qualquer assunto, fico muito triste o que a Internet está causando. Deu voz para um monte de imbecil e pessoas que não entendem nada de nada, de comentar, questionar, criticar, sem conhecimento técnico, sem ler a matéria toda, sem ver a proposta.
Para simplificar, pedágios são exclusivamente para as concessionárias, fazerem as melhorias e manutenções das vias de sua responsabilidade.
Já foi dito aqui:
– O seguro obrigatório é mais caro para moto, em relação ao carro, pois o sinistro é maior.
– É complicado pagar pedágios, com luvas, macacões e etc. , principalmente com chuva.
– O objetivo principal de se usar uma moto, é ser econômico e mais rápido (não significa correr como um louco), abrindo mão de um conforto.
– Para estacionamentos de supermercados, shoppings e etc., é outro assunto, mesmo assim, se o motociclista é obrigado a estacionar em um local específico, que alinhado uma moto a outra, ocupa espaço 5 vezes menos que um carro, deve se pagar proporcionalmente menos. Sem contar que a maioria dos carros, tem um ocupante, consome mesma coisa que um motociclista e polui muito mais etc., etc. e tal! Como falei é outra discussão.
– Desconheço “tag” para motos, pagar pedágios sem parar e etc.
Sou motorista, motociclista, ciclista e pedestre, mas principalmente cidadão. E não aguento mais esse papo de um contra o outro, porque pensa diferente, porque torce para o time tal, porque gosta de azul e o outro do verde, preto x branco, magro x gordo, esquerda x direita, Taxi x uber, moto x carro, caminhão x carroça, ônibus x ciclista e um fechando o outro. Vamos entender a causa.
É muito justo que moto não pague pedágio.
Somos todos seres humanos!

Avatar
Paulo Perez 14 de outubro de 2019

É muita sacanagem desses partidos e de alguns políticos quererem cobrar pedágio desse tipo de veículo, chega a ser absurdo isso, abusivo… é inaceitável, não causam danos nenhum ao pavimento, pagam impostos mais caros que outros tipos de veiculos..sou totalmente contra, isso é querer tomar/roubar mais dinheiro da população…

Avatar
Emilio os 27 de junho de 2020

Você deve morar em outro planeta….

Avatar
PAULO 3 de abril de 2019

Eu também concordo com a NÃO COBRANÇA PARA MOTOS, mas não tendo opção o valor deveria ser proporcional ao limite de passageiros que enquanto o carro pode transportar 5 passageiros, a moto apenas 2 e também com uma faixa exclusiva para motos com opção de cobrança automática. Eu trafego com moto e também com carro, portanto quando não estou de moto estou contribuindo ao utilizar o carro, e conheço bem esse transtorno do motorista que quando está atrás de uma moto no pedágio tem que esperar muito até o motociclista achar e guardar as moedas nos bolsos, dia de chuva então nem se fala. Acho que a cobrança da moto só gera transtornos para todos.

Avatar
arnolfo 6 de março de 2019

Há uma questão que ninguém trata. A maioria esmagadora dos motoqueiras é gente pobre, que rala o dia inteiro para ganhar a vida, e que às vezes não tem dinheiro até mesmo para trocar um pneu. Conheço gente assim. Portanto, fazer o motoqueiro pagar a metade do que paga alguém que passa com uma Ferrari, é um crime ,sobretudo levando em conta que segundo estudos, as motos não causam dano às rodovias. Diz a lenda que Lampião roubava dos ricos e dava aos pobres. As concessionárias das rodovias roubam dos pobres para dar aos ricos.

Avatar
Fábio 1 de fevereiro de 2019

Acho um ponto importante, independente de pagar ou não, é que o automóvel tem a facilidade da “passagem automática” e a moto não tem. O óleo que fica no chão da maioria das cabines de pedágio, representa um risco grande ao condutor da motocicleta. Creio que se optam pela manutenção da cobrança, uma cabine exclusiva para evitar “tombos” desnecessários ou atropelamentos poderia ser um facilitador e pensarem também em algum instrumento que permitissem os motociclistas usarem também a “passagem automática”…gostei do “fica a dica”!!

Avatar
Marcos Alberto de Souza Baptista 18 de dezembro de 2018

As motos mais pesadas chegam a 398 quilos de peso. São tipo HARLEY-DAVIDSON quem tem no Brasil são uns gatos pingados que tem 70 ou 80 mil reais para ter uma moto dessa. A média de nossas motos nas estradas é de 150 a 200 quilos que não faze nem cosquinha no asfalto e motoqueiro tem que pagar pedágio a metade do valor de um carro mais leve da estrada de 1.150 quilos. Se povo aceita isso é porque ou é burro ou acomodado e trouxa. 50 centavos por moto já seria bem pago em pedágios e olhem lá dependendo da rodovia. Um carro paga 5 reais e a moto pagar 2.50 reais é bem coisa de políticos corruptos. Já está na hora de povo brasileiro dar um basta nesses vagabundos e exigir é estradas de primeiro mundo tipo tapete.

Avatar
RCO 25 de maio de 2021

Mas nao esqueca que motos tem 2 rodas e os pneus sao mais finos que os de carro, se fizer uma conta de padaria e multiplicar por 2, os 200 kg da moto ja passaria 400 kg e somar uns 30% de que o pneu é mais fino, já vai para mais de 500 km uma moto.
Se as motos pagam a metade do valor já é praticamente o preço do carro…
E se for para considerar o valor pago por peso, os caminhoneiros deveriam pagar ainda mt mais do já pagam, pq carregam dezenas de toneladas…

Avatar
Eduardo 1 de setembro de 2018

Motos além de não causar danos às rodovias, correm grande risco quando ficam paradas nas filas até chegar a cabine de pagamento do pedágio. Já vi acidentes em que carros e caminhões não frearam a tempo ou em casos que motoristas impacientes não esperam o motociclista guardar o troco e calçar as luvas para prosseguir viagem.
Analisem este risco também para viabilizar a gratuidade para as motos nos pedágios.

Avatar
Marcos Alberto 18 de dezembro de 2018

Concordo!!! Baixem o valor do pedágio para 1 real e que a passagem das motos fique no lado direito das passarelas do pedágio onde outrora era grátis naquele lado que todos nós motociclistas passávamos. Não me recuso a pagar porque também uso a estrada mais o valor é exploração. Motos nas estradas variam de 117 quilos até 200 quilos de peso. E o carro popular mais leve é de 1.150 quilos. Que diferença hein!!! Para empresários e políticos exploradores querer cobrar a metade do valor dos carros….

Avatar
osmar 1 de setembro de 2018

Que pagassem mais que fosse barato 1 Real tava bem pago por moto .entenderam ladrões

Avatar
Adriano 1 de setembro de 2018

Creio que ter um corredor exclusivo para motos já seria avanço. Deixar de cobrar acho difícil, o pedágio é uma máquina de dinheiro fácil!!!!!

Avatar
Marcos Alberto 18 de dezembro de 2018

Eu até concordo em pagar pelo uso da estrada. Mas o valor do pedágio, da moto a metade é uma piada. O carro popular mais leve pesa 1.150 quilos para uma moto que variam de 117 quilos a 200 quilos. Acho que se cobrassem 1 real de pedágio das motos nas estradas já estaria de um grande tamanho tanto para motociclistas como para os pedágios. Povo tem que começar dar em cima disso que políticos e empresários corruptos começam cobrando a metade do valor logo estará igual ao valor dos carros. Pensem nisso povão!!!

Avatar
Matheus Koehler 1 de setembro de 2018

Motos param o trânsito com acidentes ? Claro, como se o carro que sofre acidente tbm não monopolisasse a via ne, porque o carro que sofre acidente é inteligente e sai do meio da via para os demais passarem, tá certinho a ideia de vcs !!!

Avatar
Vinícius 1 de setembro de 2018

Não causa dano?
E quando se acidentam ?
Quantas horas de vias fechadas?
Isso é a linha amarela tentando evitar a suspensão de cobrança de impostos.

Avatar
Handson 31 de agosto de 2018

Acho muito justo, motos não degradam vias, não tem porque cobrar tal valor de motociclistas.
Do meu ponto de vista, se os motoristas que utilizam sozinho um carro diariamente passasse a utilizar uma moto, não teríamos tantos engarrafamentos.
É muito desperdício de espaço numa via para um veiculo grande atendendo apenas uma pessoa. No entanto todos devem se respeitar. Motociclistas e motoristas.

Avatar
Franklin 31 de agosto de 2018

Motocicletas ja não pagavam pedágio a tempos atraz porque alem de não causar danos às rodovias , era um incentivo para que as pessoas optassem por esse veículo para desafogar o trânsito nas grandes Cidades mas …alguem desscobriu que pelo volume de motos que ttansitam por todo o Território Nacional , o que que fizeram ? Vamos arrecadar … e assim foi ” inventado ” o pedágio para motos.
Sobre acidente lembramos que ja é recolhido seguro obrigatório bem mais caro do que carros !

Avatar
James Silva 31 de agosto de 2018

Quando for comentar lembrem-se que a cobrança do pedágio deve-se a manutenção e conservação da via. Como moto não causa dano, acho justo não cobrar.

Avatar
Ilda De Barros 31 de agosto de 2018

Palhaçada,estacionam na vaga de carros,não pagam zona azul ,cortam pela direita,quase não param na faixa para pedestre, Agora isso, tirem tudo..

Avatar
Guilherme Luz 31 de agosto de 2018

Além disso, imagine um motociclista na chuva, tenho que parar, tirar a capa, pegar a carteira e paga o pedágio? sem sentido…e Ilda de Barros, esse tipo de preconceito seu não leva a nada, fica a dica.

Avatar
carlos 31 de agosto de 2018

GUILHERME LUZ– pega leve ai meu velho, toda e qualquer pessoa tem direito de ter opinião própria, ou somente tu que pode se expressar? Como tu escreveu “fica a dica”.

Avatar
carlos 31 de agosto de 2018

Quando eles sofrem qualquer tipo de imprevisto, quem socorre eles? Tudo tem um custo.

Avatar
Leandro Romão 1 de setembro de 2018

O seguro obrigatório para motos já é 4x mais caro que o de carros. Criem uma lei que repasse parte desse valor (sem aumentar mais) para as concessionárias das estradas e problema resolvido.

Avatar
Mario 28 de junho de 2019

O mesmo custo para um acidente de carro

Avatar
Ricardo 24 de janeiro de 2019

É triste quando alguém, se incomoda com o sucesso do outro.

Avatar
Ricardo 24 de janeiro de 2019

Seria fantástico!

Avatar
Matheus 13 de fevereiro de 2019

Engraçado seu comentário Ilda, generalizando, eu ja vi muita imprudencia tanto de carro quanto de moto, não defendo ninguem que faz coisa errada, mas eu uso motocicleta todos os dias para ir ao trabalho e sempre procuro evitar algumas coisas mas infelizmente vejo todo dia, como você mencionou algumas coisas, só que não podemos esquecer que temos muuuuuitos motoristas de carros que fazem coisas bem piores então acho errado generalizar, tem muita gente prudente que “anda na linha”, estes merecem sim o beneficio de não pagar por pedagio, analise sempre a situação toda e não só a sua quebrada…bele?

Avatar
Thiago 4 de agosto de 2019

Boa… tmj

Avatar
Deixe um comentário