Vai carregar o carro? Então não exceda o peso máximo permitido

Com cinco pessoas a bordo e bagageiro lotado, não é difícil extrapolar a carga útil, o que pode prejudicar tanto a durabilidade quanto a segurança

Por Alexandre Carneiro 24/07/18 às 11h00
shutterstock 110262485

Quem precisa de um carro com boa capacidade para transportar bagagem costuma atentar apenas para o volume do porta-malas como fator decisivo de compra. Há, porém, um outro quesito que não pode ser esquecido: a carga útil, número que determina o peso máximo que o veículo pode acomodar. Com cinco pessoas a bordo e o compartimento cheio de volumes, não é difícil extrapolar essa determinação, o que pode comprometer a durabilidade do automóvel e a segurança dos ocupantes.

É o que explica Gerson Burin, coordenador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária do Brasil (Cesvi/Mapfre): “Os projetos, engenharia, cálculos e testes de desenvolvimento do veículo são o que determinam os limites de carga para cada tipo de veículo. O excesso de peso pode ocasionar danos em componentes e prejudicar a dirigibilidade, comprometendo assim a segurança”.

Vai carregar o carro? Então não exceda o peso máximo permitido


Entre os possíveis problemas de durabilidade relacionados ao excesso de peso apontados pelo Cesvi-Mapfre, estão “o aumento do desgaste de freios e suspensão”. Além disso, o próprio desempenho desses componentes costuma sofrer sérias alterações, comprometendo a dirigibilidade do veículo.

Para que a prática de carregar o carro não resulte em prejuízos financeiros ou de outra natureza, a entidade recomenda que o motorista esteja sempre ciente do peso transportável e respeite-o. Essa informação é obtida com facilidade, pois está disponível no manual do proprietário. Vale lembrar que cada modelo tem um valor específico, determinado pelo fabricante.

Bagageiro de teto também deve respeitar peso máximo

Caso o espaço do porta-malas não seja suficiente e o motorista optar por instalar um bagageiro de teto, também é preciso observar o limite de peso. “O excesso de carga poderá danificar o equipamento e até mesmo seu pontos de fixação na carroceria, podendo ocasionar o desprendimento e queda da bagagem, danos na capota e até alteração severa no centro de gravidade do veículo”, esclarece Burin.

Além de não ter peso excessivo, a carga fixada na capota “não pode ultrapassar a lateral do veículo e sua altura máxima deve ser de 50 cm acima da linha do teto”, recomenda o Cesvi-Mapfre. A massa acomodada no bagageiro, claro, não deve ser calculada de modo separado: ela está incluída na carga útil do veículo. Essa informação, assim como o peso máximo rebocável, também vêm descritas no manual.

Mesmo sem sobrecarga, carro lotado requer cuidados

Mesmo de o peso máximo for respeitado, o órgão de segurança viária recomenda que o motorista tenha cuidado redobrado: “com o carro carregado, a capacidade de frenagem diminui, ou seja, são necessários tempo e distância maiores para parar completamente o veículo. Além dos freios, o excesso de bagagem impacta na aceleração, na retomada de velocidade e até na estabilidade em curvas”.

Outra questão lembrada pelo Cesvi-Mapfre é que o motorista deve atentar para a pressão dos pneus antes de carregar o carro: “A calibragem depende da ocupação e da carga, ou seja, quanto mais pesado o veículo, maior deve ser a pressão dos pneus. O condutor deve seguir as orientações de calibragem fornecidas pela montadora, disponíveis no manual do proprietário”. Geralmente, os valores vêm descritos também em adesivos localizados na tampa do compartimento de combustível ou na região da porta do motorista.

Foto Shutterstock | Reprodução

3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    tayson cavalcante 15 de outubro de 2020

    Eu tenho uma zafira queria sabe se eu deitar os bancos eu posso levar carga

  • Avatar
    Marília 25 de junho de 2019

    Qual a capacidade de peso é permitidos levar no carro

    Tenho 4 passageiros
    Existe peso certo q posso levar
    Qual a capacidade de peso pode ??

    • AutoPapo
      Alexandre Carneiro 30 de janeiro de 2020

      Olá, Marília!
      Cada modelo de carro tem uma capacidade de carga específica, que é determinada pelo fabricante. Em automóveis de passeio, ela geralmente varia entre 400 e 450 quilos, incluindo ocupantes e bagagem. Para saber qual é o valor máximo permitido para o seu veículo, consulte o manual do proprietário.
      Abraço e obrigado por comentar.

Avatar
Deixe um comentário