5 vezes que Nelson Piquet passou do ponto com suas declarações

Piquet nunca teve papas na língua e, se fosse preciso, ofendia as pessoas sem pensar duas vezes; Veja algumas situações que ele passou dos limites

nelson piquet de macacao atualmente
Nelson Piquet foi campeão pelas equipes Brabham e Williams (foto: Nelson Piquet | Facebook | Reprodução)
Por Bernardo Castro
Publicado em 03/07/2022 às 11h03

Nelson Piquet virou um dos nomes mais comentados no cenário automobilístico nos últimos dias. Mas, infelizmente, o ex-piloto brasileiro não foi lembrado por ter sido tricampeão mundial de Fórmula 1, ou um dos melhores pilotos da categoria. Mas sim por ter desferido palavras racistas contra o heptacampeão mundial Lewis Hamilton.

Piquet sempre foi conhecido por ser um personagem autêntico, por não ter papas na língua, e isso cativou algumas pessoas ao longo dos anos. No entanto, essa característica não lhe dá carta branca para sair gritando o que pensa aos quatro cantos do mundo. Afinal, os tempos mudaram e as atitudes que o tricampeão teve – ou ainda tem – não são mais aceitas na sociedade e podem ser configuradas como crime.

VEJA TAMBÉM:

Nesse texto, o AutoPapo lista cinco vezes que Piquet exagerou demais em suas declarações. Senna, Prost, Hamilton e até a mulher do seu rival Nigel Mansell foram alvos das palavras ácidas do ex-piloto carioca.

Piquet melhor que Senna porque “ainda estou vivo”

ayrton senna nelson piquet formula1
Piquet e Senna nunca foram amigos (Foto: Reprodução)

Apesar de nunca terem disputado o título de maneira direta, os dois nunca se deram bem e o público sempre debatia sobre quem era melhor: Ayrton Senna ou Nelson Piquet?

Na década de 1980 até existiam os “Sennistas” e “Piquetistas” que torciam para os pilotos como torcem para times de futebol e, até hoje, os fãs levantam pontos para justificar quem teve a passagem mais brilhante na Fórmula 1.

Questionado por um jornalista sobre quem era melhor, Nelson foi direto ao ponto para justificar sua superioridade. Leitura de corrida? Número de vitórias? Títulos? Nada disso, o critério de avaliação foi diferente. O carioca acredita ser o melhor porque “ainda estou vivo”, fazendo referência ao acidente que tirou a vida de Ayrton em Ímola em 1994.

Nelson relembrou a resposta durante uma entrevista ao programa Linha de Chegada, do SporTV, que foi ao ar em 2013.

Ayrton Senna era homossexual

Ayrton Senna comemorando a vitória no GP do Brasil de 1993 no Safety Car Fiat Tempra 16V
Em resposta a declaração de Senna, Piquet falou que o rival não gostava de mulher Foto: (Quatro Rodas | Claudio Larangeira)

Provavelmente esse é o depoimento que mais ficou famoso no Brasil. Piquet nunca foi muito simpático e nunca gostou muito da mídia. Por isso, os jornalistas preferiam entrevistas com Senna que, apesar de ainda não ser campeão, era mais acessível.

Antes do início do campeonato de 1988, o jornalista Sérgio Rodrigues, do Jornal do Brasil, perguntou a Ayrton porque ele estava sumido e ele respondeu:

Bota aí que eu sumi para dar espaço para o Piquet. Afinal, não faz sentido o cara ser tricampeão e eu continuar sendo assunto. Já que ninguém gosta muito dele, o único jeito era eu sumir para que ele pudesse aparecer um pouco. Eu não tenho nenhum título e todo mundo só fala de mim.”

O “JB” aproveitou a oportunidade de “treta” e enviou  Eloir Maciel para ouvir Nelson Piquet, que respondeu: “Ah é, ele falou isso? Então, vai perguntar para ele por que ele não gosta de mulher.”

Em uma entrevista mais recente ao canal do Youtube de Júnior Coimbra o ex-piloto afirmou que o seu rival se casou com mulheres apenas para enganar a mídia.

O Senna passou quase três anos na Fórmula 1 e ele não tinha nenhuma namorada. Tinha um cara chamado Junior que vivia do lado dele e aí, o pessoal contou a história toda.

Piquet chamou a esposa de Nigel Mansell de feia

nigel mansell
Nigel Mansell foi um dos maiores rivais de Piquet na Fórmula 1 (Foto: Reprodução)

O inglês Nigel Mansell foi o maior rival do piloto brasileiro nos dias de Fórmula 1 e eles dividiram as garagens da Williams por dois anos. Em 1986 a disputa interna fez a dupla perder o título para Alain Prost na última corrida. Em 1987 a Williams sobrou, e a rivalidade entre Piquet e Mansell ficou ainda mais intensa.

No ano que conquistou o tricampeonato, o brasileiro sofreu um forte acidente na curva Tamburello, em Ímola e, segundo ele, perdeu “80% da minha profundidade na visão. Eu começava a olhar nas placas [para frear], coisa que eu nunca fiz na vida. Eu era 1s mais lento do que eu era. Nunca voltei a ser o que era antes.

Sabendo das dificuldades e da velocidade do companheiro de equipe, Nelson utilizou do jogo mental para tentar bater Nigel naquele ano, atacando, inclusive, a mulher do inglês.

Comecei a descobrir as coisas fracas dele, como a mulher feia que ele tinha, e que ele era burro. Criei uma briga com ele e dividimos o time. Aí comecei a desenvolver o meu carro e não o dele. Venci. Essa foi uma das malícias.”

O brasileiro ainda fez outras comparações com o ‘Leão’:

Qual é a grande diferença entre o Mansell e eu? São muitas… Ele joga golfe, eu jogo tênis. Ele gosta de mulher feia, eu gosto de mulher bonita. E eu ganhei três campeonatos do mundo, ele perdeu três.

Termo racista para se referir a Lewis Hamilton

lewis hamilton
Lewis Hamilton foi alvo de falas racistas de Nelson Piquet (Foto: Shutterstock)

Em uma entrevista concedida ao jornalista Ricardo Oliveira no ano passado, Piquet fez uma análise sobre o acidente que envolveu o inglês piloto da Mercedes e o seu genro Max Verstappen, durante o GP da Inglaterra em 2021.

Aquele GP em Silverstone protagonizou um dos momentos mais tensos da rivalidade entre Hamilton e Verstappen na disputa pelo título. Naquela altura do campeonato, Lewis tinha 32 pontos de desvantagem e precisava vencer em casa para seguir sonhando com a chance do título.

Na corrida, Verstappen e Hamilton se degladiaram durante a primeira volta até que o toque entre eles aconteceu na curva Copse, com o holandês levando a pior e abandonando a corrida.

Ao falar sobre o incidente, Nelson cravou:”O neguinho meteu o carro e deixou …”

Hamilton ainda fez outras duas ultrapassagens na tal curva que Piquet diz que “não tem jeito de passar dois carros” e “não tem jeito de você botar o carro do lado”.

Hamilton perdeu para Rosberg porque “devia estar dando o c*”

nico rosberg e lewis hamilton mercedes
Nico Rosberg teve seu título menosprezado pelo piloto brasileiro (Foto: Reprodução)

Nessa declaração Nelson atirou para todos os cantos, e doa a quem doer. Inclusive, ela foi feita na mesma entrevista em que desferiu palavras racistas ao heptacampeão mundial.

O brasileiro ainda utiliza uma fala homofóbica, e menospreza a história de Keke e Nico Rosberg – pai e filho campeões em 1982 e 2016, respectivamente.

Keke foi chamado de “bosta”, enquanto o título de Nico foi atrelado ao fato – totalmente tirado do imaginário – de que na época Hamilton só perdeu porque estava “dando mais o c*”.

O trecho está em 1:47:50 da entrevista

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
23 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Daniel 27 de setembro de 2022

1 -)Embora a declaração do ex-piloto realmente tenha sido infeliz, creio que o pessoal deveria ter pego mais leve nos julgamentos.
Quer criticar? Critique! Mas não precisa fazer esse tipo de inquisição, esse cancelamento igual ao que foi feito com ele. É bastante sabido desse temperamento difícil que o Piquet possui e não vai essa lacração toda que o fará ser um cavalheiro à ponto de deixar a educação do Senna no chinelo. Na verdade, ocorre até o contrário e divide ainda mais a sociedade.
Estamos em uma situação em que se eu disser, por exemplo, que a Gretchen é feia que dói, serei chamado de machista, de sexista, de misógino e o escambau.
2 -)Acredito que, muitos do que se indignaram com essa reação desproporcional em relação à declaração do Piquet, ficaram revoltadinhos com a VW por conta daquela propaganda do Polo (exibida no ANO PASSADO), demonstrando uma certa hipocrisia. Sempre penso que em meio a essa polarização, tanto um lado quanto o outro lado defende a liberdade de expressão apenas para quem pensa parecido ou igual.

Avatar
Ricardo 15 de julho de 2022

Quando originalmente a notícia chamava racista a Nelson Piquet (que sempre preferi ao Senna), achei um exagero. Cheguei a achar carinhoso ele se referir ao Lewis como “neguinho” uma vez que o termo no Brasil em nada se relaciona com o termo “nigger”.
Mas como defender Nelson Piquet quando ele diz que Nico Rosberg só foi campeão porque o Lewis devia “estar dando mais cu nesse ano”? Fica difícil defender alguém que diz este tipo de barbaridades.
Piquet parece aquelas crianças que fazem os adultos rirem com as suas piadas mas a dada altura perdem a graça porque exageram.
Para mim e para todos os seus admiradores, é triste saber que será lembrado por episódios como este e não pelos seus 3 campeonatos conquistados.

Avatar
Rodolpho Costa 9 de julho de 2022

Não, não se faz a Copse de pé embaixo vindo por dentro da curva. E não, o Hamilton não passou dois carros depois de tirar o Verstapen ano passado. Ele passa o Norris pouco antes da curva e faz a tangência, e com o Leclerc ele tira o pé e o monegasco erra a tangência e sai da pista, então o Hamilton ultrapassa. E esse ano, eles não fazem a curva lado a lado de pé embaixo, o Hamilton tenta fazer a tangência e espreme o Leclerc, mas o monegasco não tira o pé, o Hamilton sim, e aí o Leclerc vai embora. Pra fazer a Copse de pé embaixo tem que fazer a tangência, entrar por dentro não dá, você vai parar a área de escape. E por último, Piquet nunca disse que queria ser lembrado, queria ser esquecido.

Avatar
Antonio Terra 9 de julho de 2022

É realmente um desclassificado.

Avatar
Sergio 9 de julho de 2022

Emerson e Senna eram outo nivel.
Piquet foi exímio piloto mas sem caráter,simples assim.Invejoso.
..

Avatar
Luiz 9 de julho de 2022

Melhor um covarde vivo, que um herói morto, parabéns Piquet.

Avatar
Haroldo 8 de julho de 2022

Os cães ladram e a caravana passa. (Piquet lembrando Ibrahim Sued)

Avatar
Antonio Lopes 7 de julho de 2022

Nelson Piquet só andou na frente de Chico Serra porque a mãe deste a Baby Galvão destruiu a carreira do Chico ao brigar com a mídia.
O Piquet sempre foi agressivo e mal educado que, no ano seguinte ao acidente em Imola havia com os espectadores uma faixa com os dizeres “Nelson, tamburello ti aspeta”.
Outra dele mal educado, foi quando a Marinha de Mônaco rejeitou o nome que ele queria por no Iate: SURUBA.
Aí ele pois Pilar Rossi, mas queria Pilar Rosso.

Avatar
Mard Sena 7 de julho de 2022

Este Piquet é um invejoso Frustrado e egocêntrico. Esta tal “autenticidade” não passa de falta de educação e destempero de uma pessoa mal resolvida. Ele segue jogando no lixo, até as boas “realizações”.

Avatar
Marco Lima 6 de julho de 2022

Não entendo como um cara escroto como ele ainda tem espaco na mídia… ostracismo é o que ele merece…

Avatar
Silvio 5 de julho de 2022

Piquet … Seja sempre autêntico ,o mundo mudou para hipocrisia , gente dando tapa nas costas para agradar e facada por trás . Assim todos se preocupassem com os negros tendo atitudes e não falas! ..isto não passa de sensacionalismo..

Avatar
Marcos Sousa 5 de julho de 2022

Foi divertido ver LH e Leclerc fazerem a curva com o pé embaixo nesse último fim de semana… A mesma que o gênio aí disse ser impossível.

Avatar
Gilbert 3 de julho de 2022

Na fórmula-1 nenhum piloto brasileiro foi amigo do outro…teve até dois que saíram no braço…vergonha,reproduzem lá f-1 o comportamento despreível ue tem aui uns com os outros,ou seja brasileiro adora ferrar outro brasileiro!

Avatar
Romulo 3 de julho de 2022

Piquet é o cara. Quando alguém diz ” passou do ponto” na fala, a liberdade de expressão não existe nessa sociedade. Grande Nelson , continue firme e forte. Senna era um pau no cu mimado igual o hamilton

Avatar
Mauricio 3 de julho de 2022

Piquet é um ídolo mundial
Quem é esse jornalista mesmo ???

Avatar
Willian 3 de julho de 2022

Totalmente preconceituoso

Avatar
Rafael 3 de julho de 2022

Absurdo essa matéria tendenciosa. Vergonhoso o canal se prestar a isso

Avatar
Samarone 3 de julho de 2022

Infelizmente hoje em dia não podemos ser quem queremos ser, devemos ser o que os “outros” querem que sejamos, mas aindam existem alguns.

Avatar
Fernando Ricardo 3 de julho de 2022

Trsite fim. Terminou comp Uber do Mico.

Avatar
Romulo 3 de julho de 2022

E você rebolando de calcinha rosa para o politicamente correto

Avatar
Joao Carlos 3 de julho de 2022

Matéria desnecessária, sem acrescentar conteúdo de importância. Falta de assunto ? Tempos de uma geração mimizenta, alienada, e pupets da mídia … onde o deslize (Vc que lê e o jornalista é perfeito?) acabe com uma reputação, em detrimento de uma carreira de talento que poucos conseguem realizar. A mídia não merece tanto crédito assim.

Avatar
rafaé 3 de julho de 2022

Esse piquê é um frustrado, invejoso. Teve seus momentos, mas o resumo é: Não adianta ser importante se não tem educação. Nunca será ninguém. Se não respeita o próximo, não merece ser respeitado.

Avatar
alecs 3 de julho de 2022

Vou falar também igual ele …sem papas na língua…Nelson Piquet é um perfeito filha da * ,só isso.E em todos pontos de vista ,como pessoa e piloto ponto final.

Avatar
Deixe um comentário