5 serviços que podem não existir na revisão, mas entram no orçamento

Fazer uma revisão periódica é algo simples e que só necessita seguir o manual, mas tem mecânico que quer lucrar em cima do consumidor; fique atento

shutterstock mecanico deitado sob volkswagen passat cc
Cuidado com o mecânico que sugere trocar o que não precisa (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
03 de julho de 2022 09:03

O Boris sempre alerta para tomar cuidado na hora de levar o carro para o mecânico, pois existem profissionais desonestos que tentam tirar proveito do cliente. Em uma revisão periódica o certo é mexer apenas no que for necessário para garantir que tudo ocorra bem até a próxima revisão.

Porém os picaretas gostam de empurrar serviços extra, com aquela velha desculpa de ser algo preventivo ou “mal não faz”. Sim, não faz mal para o carro mas também não faz bem para o seu bolso, pois só aumenta a conta. Separamos aqui alguns serviços que você deve evitar em revisões.

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1. Limpeza preventiva de bicos injetores

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Bico injeto só se limpa se estiver entupido, não existe limpeza preventiva (Foto: Shutterstock)

Falando de forma simples, o bico injetor é uma peça que pode estar limpa ou suja. Se existisse uma necessidade periódica de limpeza para garantir seu funcionamento ou para prevenir o entupimento, existiria no plano de revisão.

Os bicos injetores podem sim entupir, com o uso de combustível de má qualidade ou adulterado. Mas nesse caso é nítida a perda de potência do motor e aumento no consumo. Mas fora desse tipo de caso, recuse a limpeza preventiva pois ela só vai limpar o seu bolso.

2. Cambagem

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Só faça a cambagem se o manual do carro pedir (Foto: Shutterstock)

Alinhamento e balanceamento das rodas são serviços simples e que servem para manter seu carro com boa estabilidade. No alinhamento é feito o ajuste de direção e convergência, o ajuste do camber das rodas só é necessário em casos extremos. Muitos modelos nem permitem esse ajuste, caso um mecânico tente fazer pode empenar algum componente da suspensão.

No passado era comum ter a regulagem do camber no processo de alinhamento, porém muito mudou desde então. Para garantir, consulte o manual do seu veículo para saber se realmente precisa.

3. Troca do óleo de câmbio

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Tem carro que não precisa trocar o óleo do câmbio (Foto: Fiat | Divulgação)

Esse item é polêmico, pois muitos fabricantes recomendam a troca do óleo da caixa de marchas enquanto outros não. Caso o fabricante do seu veículo faça essa recomendação no manual, realize a troca do óleo na apenas quilometragem recomendada. Nada de adiantar a troca em uma revisão ou até mesmo fazer por prevenção.

Se o manual diz que não precisa da troca, não faça. Nesse caso é usado um óleo long-life, para toda a vida útil do câmbio, e a caixa de marchas já chega na fábrica com o lubrificante. A troca só será necessária com quilometragens altíssimas, acima de 500 mil km, ou após décadas.

4. Troca da lona de freio

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As lonas do freio traseiro duram muito mais que as pastilhas dianteiras (Foto: Shutterstock)

Cerca de 80% (ou mais) do esforço de frenagem é feio pelas rodas dianteiras. Os carros mais comuns em circulação têm tração dianteira, maior parte do peso fica sobre o eixo dianteiro e durante uma freada o peso se desloca para a frente.

Por isso, o desgaste no sistema de freio traseiro é bem menor que o do dianteiro. A troca da lona de freio — ou até mesmo da pastilha em carros com disco na traseira — será sempre após várias trocas das pastilhas dianteiras. A manutenção que costuma ser frequente em revisões é a regulagem do freio de estacionamento, que não exige troca de peças e é bastante simples.

Outro serviço questionável é a limpeza dos freios traseiros: ele não é executado isoladamente.

5. Catalisador recondicionado

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O catalisador dura centenas de milhares de quilômetros, quando apresentar problemas é melhor trocar logo (Foto: Shutterstock)

Você sabe quando é necessário se preocupar com o catalisador? Provavelmente nunca. Essa peça tem a mesma vida útil do motor do carro — e não pode ser recondicionada. Mecânicos picaretas ficam de olho em mexer no catalizador pois dentro dele vai metais preciosos que valem uma grana. Esse é inclusive o motivo para roubos de catalisadores, crime que está em alta.

O catalisador pode se danificar em caso de impactos ou com a queima incompleta do combustível. Com isso irá acender uma luz de alerta no painel e o carro perderá força. Nessa situação o ideal é trocar o catalisador por um novo, pois ele irá durar muito tempo.

Bônus: ar ‘premium’ nos pneus

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O nitrogênio, também chamado de “ar premium”, só faz diferença em supercarros (Foto: Shutterstock)

Tem mecânico que usa um papinho sobre usar “ar premium” para calibrar os pneus alegando todo tipo de benefício. Esse ar nada mais é que o nitrogênio, um gás que é usado para calibrar pneu de superesportivos e carros de corrida. Mas em um carro comum não traz vantagem alguma.

O nitrogênio é mais estável que o ar atmosférico e consegue manter a calibragem por mais tempo. Porém não existe com facilidade em calibradores de postos e quando existe tem que pagar para calibrar.

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28 Comentários
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Ismael Reis 10 de julho de 2022

Sobre o Óleo do tive uma experiência negativa não fazendo a troca do óleo tenho cruze 2013 e com 80.000km ele travou o câmbio.
Sempre tive está dúvida
Após ter um prejuízo prefiro fazer a troca do óleo
Como os expectativas de câmbio recomendam

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Wellington 10 de julho de 2022

Respeito todas as opiniões!
A minha é: siga o manual.
Se está no manual, pelo menos 80% dos casos seguirão o padrão. Se ficar nos 20%, é a margem de erro. Fazer o quê?!? Nenhum sistema é perfeito.
Por outro lado, temos que confiar nos bons profissionais, às vezes dá ruim, mas é a vida né..!!

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Carlos 9 de julho de 2022

Sempre vai ter gente que gosta de ser enganado kkkk

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Amaury 6 de julho de 2022

Vamos lá falar sobre essa matéria.
Todos os componentes do veículo precisam serem checados em uma revisão,pois como o próprio nome diz é verificar se há alguma anomalia em algum componente do veículo.
Bicos injetores:pulverizam o combustível e cada veículo tem a pressão específica para trabalho.O bico injetor tem uma peneira em sua entrada para servir de filtro que partículas não passem para dentro e prefudiquem o seu funcionamento,porém essas micro partículas que ainda passam,precisam sim ser eliminadas para não ocasionar o mal funcionamento e ocasionar falhas no motor do veículo.
Camber ou Cambagem:Medida de inclinação do pino mestre,e tem correção sim,em muitos veículos existe a possibilidade de fazer a regulagem ou em alguns casos necessita de meios para a sua correção.Muitas vezes a Cambagem está fora dos padrões do veículo até mesmo por motivo de desgastes de peças ou também por colisões.
Catalisador:Tem vida útil sim,pois o mesmo tem a função de reciclar os gases e transforma-los em partículas que não tragam malefícios ao meio ambiente.Se a função do catalizador e reciclar,com certeza ele irá acumular partículas em seus micro orifícios e com o passar dos tempos entupir a saída dos gases expelida pelo sistema de escape,podendo causar sérios danos ao motor do veículo.
Lona de Freio:esse item também faz a necessidade de ser substituído pois também trabalha no acionamento dos freios e com isso também sofrem desgaste e obrigando a sua troca,porém em um intervalo muito menos em relação as pastilhas de freio.O sistema de freio dos veículo tem um equilíbrio em relação a frenagem para cada modelo.
Ar Premium ou Nitrogênio:faz uma grande diferença sim em calibrar os pneus dessa forma,pois mantém sempre a mesma temperatura interna e não altera a calibragem que trará uma durabilidade maior para os pneus.

Minha conclusão: muitos se dizem especialistas em assuntos disso e daquilo e na realidade nunca vivenciaram o dia a dia das oficinas e centros automotivos para ter a visualização exata do que se passa com os veículos.
Tirar conclusões a distância e muito fácil e ainda querer denigrir os profissionais que se especializaram para exercer sua tarefa com muita responsabilidade.
Existem sim aproveitadores e pessoas desonestas que acabam difamando os demais e assim generalizam aqueles que tem o seu propósito e responsabilidade de garantir a sua segurança com seu veículo.

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Edimar 7 de julho de 2022

Boa parceiro. Gostei da sua opinião.

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José donizeti 5 de julho de 2022

A troca do fluido do cambio automatico tem quw se é feita sim.p fluido não dura maia de cinco anos ou 60 mil km. No manual da citroen no modelo C3 Picasso não consta a troca do fluido, porém meu carro apresentou problemas no câmbio e estive em 2 oficinas conceituadas em São Paulo e foi recomendada a troca. Feita a troca os problemas desapareceram. Apesar de ter trabalhado em montadoras e em concessionarias sempre nas areas de peças e serviços fui fiel ao.manual do veiculo e quase perdi um cambio de alto custo( +- 12.000,00)

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Alexandre Magan Caridad 5 de julho de 2022

Olá então tenho um corolla2016/17 e já troquei dois pares de pastilhas de freio traseiro e no dianteiro nunca a kilometragem do possante hj e de 95.000 então vcs estavam dizendo que se troca sempre a dianteira e não a trazeira por motivos de o peso maior ser na frente.discordo e inclusive nesta troca em uma concessionária da marca do veículo citado tive de trocar também os discos trazeiros como pode?

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Andrelch 6 de julho de 2022

Leia o texto. Carros que tem pastilha na dianteira e lona na traseira. O seu tem disco nas 4 rodas.

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Catto 7 de julho de 2022

Lona de freio traseiro
Pastilha de freio tem diferença amigo

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Edson Profeta Ramos de Araújo 5 de julho de 2022

Após fazer a troca dos amortecedores dianteiros em uma oficina, levei meu Clio 2004 para fazer alinhamento da direção em um “Centro Automotivo”. O valor inicial foi de R$ 80,00, mas logo condenaram os dois pneus dianteiros e me mostraram uma tela de monitor e o funcionário disse que seriam necessários outros serviços senão o alinhamento não ficaria bom. Então em menos de 15 minutos o valor saltou para R$ 850,00 . Claro que não aceitei e foi difícil me desvencilhar e tirar o carro do elevador.

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Darsoni Ambros 5 de julho de 2022

Olhando os picaretas bravos com a matéria, desse jeito vão perder a clientela, 😅😅😅😅

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LRomao 5 de julho de 2022

Só os comentários dos que gostam de ganhar dinheiro fácil. A cambagem e oque mais arranca dinheiro do bolso das pessoas, pois a anos que os carros não precisam do serviço, mas aplicam o golpe da cabagem para arrancar dinheiro do povo. E a matéria diz a todo momento, olhe o manual do veículo e não tire conclusão da sua cabeça. Se você tem um carro pesquise no YouTube sobre ele que lá mostram em vídeo e explicam também, daí você terá uma noção sobre oque pode ser feito ou não no seu carro. Então matéria e boa.

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Adilson Francisco 5 de julho de 2022

Deus está vendo quem é honesto e quem é desonesto. A fatura chega pra todos.

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Fernando Henrique Ribeiro dos Santos 5 de julho de 2022

Provavelmente quem escreveu essa matéria não é mecânico . E se for é um péssimo profissional com pouco ou nenhum conhecimento.
Matéria tendenciosa e desprestigiada, que fere o bom profissional.

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Junior 4 de julho de 2022

Essa matéria é fraca e só serve para deixar as pessoas com medo de fazer a manutenção preventiva e correta dos seus veículos pois cada veículo tem suas avarias causadas por diversas situações de rotina e quem realmente vai dizer o que é necessário reparar em cada carro é o proficional da oficina e se o dono tiver alguma desconfiança faça o acompanhamento do serviço com certeza o mecânico vai mostrar o processo.

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Júnior 4 de julho de 2022

Proficional?

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Laerte 5 de julho de 2022

Profecional????
Vc deve ser um dos “bons”, mas não um profissional.

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Vagner 4 de julho de 2022

Discordo, da primeira porque tenho oficina e faço sim a limpeza dos injetores , e posso garantir via scaner que muda sim .

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José donizeti 5 de julho de 2022

Bicos injetores não devem ser limpos e sim trocados. Esse papo de limpar bico é só para tirar dinheiro dos clientes.

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Júnior 4 de julho de 2022

Faltou falar da limpeza e lubrificação do sistema de freio, os caras vão fazer o que?? Passar óleo no disco… Picaretagem

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Gilson silveira 8 de julho de 2022

Limpeza de bicos,não ofereço sem necessidade,e ainda assim coloco na máquina apenas para testes,se revisarem manuais de fabricantes dos,mesmos…no geral são auto limpantes,deu b.o trocasse! Cambagem,só na rampa para ver se precisa,ar Premium,só se der pra respirar,troca de óleo,manual do proprietário resume o que fazer,agora….quando se refere a limpeza do sistema de freio,isso está falando em troca do líquido de freio e limpeza do reservatório,tbm na limpeza das partes mecânicas,e as vezes até substituir alguns componentes….certo seria abrir os comentários apenas para profissionais qualificados,com ase,qta,super Bosch,Senai e Creas…curiosos achometros de yutube como seu Boris,que nunca pegou numa chave,é brabo de respeitar.

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Leandro 4 de julho de 2022

Triste de ver uma matéria dessa!
Todos os tópicos são questionáveis, existem problemas de equalizacao de bicos injetores que são facilmente resolvidos com a limpeza por ultrassom.
Cambagem é questionável mesmo, mas as vezes é necessário sim fazer
Oleo de câmbio se troca sim, tem montadoras que dizem que não precisa trocar mas se vc se questionar sobre o desgaste do câmbio e essas partículas ficam no próprio oleo e em grande parte de câmbio mecânico o custo é bem baixo da troca
Catalisador tem vida útil sim e se o motor tiver alguma falha já reduz muito a vida útil, só em Honda e Toyota que é raro precisar trocar
Lona de freio não gasta? Não dá nem pra comentar essa né rs
Esse ar Premium (nitrogênio) funciona sim, pois o nitrogênio não se altera com a temperatura, pois o pneu em atrito com o solo gera calor e altera a pressão dos pneus e o nitrogênio não
Faltou muita informação técnica nessa matéria

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Silvio 4 de julho de 2022

E verdade também achei muito fraca e sem conhecimento técnico de manutenção preventiva !

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EVARISTO JUNIOR 4 de julho de 2022

Não concordo que a afirmação sobre cambagem seja ¨picaretagem¨, sou prorietario de uma oficina especializada em alinhamento a 10 anos, e no meu próprio veiculo ja fiz cambagem por cair em buracos no asfalto. Chega casos aqui de 3 a 5 graus de empeno da manga de eixo, onde e corrigida com o serviço.

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Jomar 4 de julho de 2022

Concordo com esses mas questiono o tão chamado “Air premium”. Isso tem vantagem sim já que pneus com calibração muito baixa aumentam o consumo e muito alta podem estourar numa viagem.
Sem falar no desgaste acelerado do pneu.
Em regiões como a do sul do Brasil onde as temperaturas variam muito entre verão e inverno é pior. Claro que ar comum é mais barato ou até de graça mas é muito comum se esquecer de verificar entre um serviço e outro e durante um abastecimento.
Porém, caso oferecido por nitrogênio no pneu lembre-se de que o mecânico deve esvaziá-lo completamente do ar comum antes de por nitrogênio senão é dinheiro jogado fora

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Gustavo Lima 3 de julho de 2022

Tem coisas bem piores que as concessionárias empurram nós proprietários que não sabem nada ! Já passei por isso na concessionária da Volkswagen quando tinha um Fox e agora na concessionária da Jeep com o Renegade ! Se a pessoa não exigir a revisão conforme o manual do carro eles vão deitar e rolar ! Vai pagar duas ou até três vezes o valor que seria o correto da revisão !

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Ana sousa 5 de julho de 2022

Interessante os comentários.
Aprendi muito, obrigada pelas dicas.

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Reginaldo 10 de julho de 2022

A matéria é muito clara e muito boa por sinal. Só quem sabe ler e interpretar o texto vai tirar proveito. Parabéns

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