Nissan Frontier vai ter chassi Mercedes-Benz a partir do ano que vem

Picape vai herdar a base da picape Classe X, que foi desenvolvida em conjunto, mas saiu de linha mundialmente devido à baixa aceitação

nissan frontier 2022 reestilizada
Nissan Frontier reestilizada já foi flagrada em testes no México (Motorpasión México | Reprodução)
Por AutoPapo
Publicado em 20/07/2020 às 19h25
Atualizado em 20/07/2020 às 20h02

A novela da associação entre Nissan, Renault e Mercedes-Benz para criar, respectivamente, as picapes Frontier, Alskan e Classe X ainda não acabou! E o último capítulo foi bastante favorável à marca japonesa. Para quem não se lembra, os três modelos foram desenvolvidos de maneira conjunta, compartilhando vários componentes.

O caso é que a Classe X foi um retumbante fracasso de vendas e, inclusive, já até saiu de linha globalmente, de maneira muito precoce. A Mercedes-Benz iria produzi-la na fábrica da Renault-Nissan em Santa Isabel, na Argentina, que fornece a atual Frontier para o Brasil. Porém, diante do insucesso em outros mercados, a marca alemã nem chegou a colocar esse plano em prática.

VEJA TAMBÉM:

Acontece que a parceria entre as três empresas, apesar de encerrada, deixou uma herança: um chassi aprimorado pela Mercedes-Benz. Até então, ele era exclusivo da Classe X, que tinha um posicionamento superior no mercado. Além de ter interior mais luxuoso, a picape da marca alemã era a única do trio a utilizar um motor V6 turbodiesel, mais potente, com 258 cv. E essas exclusividades vieram acompanhadas de uma estrutura mais sólida.

Com a Classe X fora do mercado, esse chassi será “herdado” pela Nissan Frontier. Ele passará a equipar a picape a partir do ano que vem, quando será lançada a linha 2022. As mudanças estruturais serão acompanhadas de uma reestilização da carroceria, que contudo deve manter parte da estamparia atual.

Chassi da Nissan Frontier vai ficar mais reforçado e versátil

As informações são do Argentina Autoblog: segundo o site, esse projeto é chamado de MY 2022 e inclui a fábrica de Santa Isabel. O chassi, batizado de H60B, é parecido com o H60A, utilizado pela Nissan Frontier atual, mas incorpora reforços. Além das mudanças mecânicas, a picape terá alterações que permitem a instalação de uma central multimídia maior no painel.

nissan frontier 2022 reestilizada
Nissan Frontier reestilizada já foi flagrada em testes no México

A Nissan Frontier é produzida também no México, onde a versão reestilizada já foi flagrada em testes. A produção na Argentina deve começar no último trimestre de 2021 ou, mais tardar, nos primeiros meses do ano seguinte. Os primeiros chassis H60B devem ser fabricados, em esquema pré-série, ainda em 2020, de acordo com o Autoblog.

A incógnita nessa história fica por conta da Renault Alaskan. Terceira “filha” do projeto, a picape da marca francesa já é vendida no exterior há alguns anos e tem previsão de ser produzida em série na Argentina em 2020. Contudo, ainda não há informações se o modelo já chegará ao mercado com o chassi H60B ou se será lançada com a base H60A e atualizada posteriormente.

Foto Motorpasión México | Reprodução

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Alves 5 de janeiro de 2021

Essa nova frontier tem tudo pra se tornar referencia no segmento, superior em economia de combustivel, seguranca e acabamento. Se a nissan souber como aumentar volume de fabrica, se nao vai continuar como coadjuvante.

Avatar
Deixe um comentário