Nivel do lubrificante não pode ficar acima e nem abaixo

Boris explica porque é importante manter o nível do lubrificante sempre na marca de referência, pois acima ou abaixo, pode ocorrer falha na lubrificação

Quando o motor está queimando óleo um pouco além do normal, a viscosidade deve ser alterada
Conferir o nível do lubrificante rotineiramente evita surpresas que podem doer no bolso (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 17/08/2022 às 18h03

Outro dia eu estava em um supermercado aqui perto de casa e passou um sujeito falando ao celular, alto como sempre, então eu percebi que ele estava dizendo o seguinte: “não, não se preocupe não, se o nível do óleo ficou acima do que mostra ali na vareta, não tem problema. O que não pode é ficar abaixo do nível indicado pela vareta do máximo e mínimo ali.”

Eu fiquei pensando: “pois é, brasileiro é metido mesmo a entender de automóvel e fala uma besteira atrás da outra como essa.”

VEJA TAMBÉM:

Claro que se o nível ficar abaixo, se sumir o óleo da vareta, é problema. Vai faltar óleo para lubrificar o motor. Mas se o nível estiver muito acima, é também um perigo, porque esse nível elevado, o eixo virabrequim que roda justamente acima do nível, pode bater no óleo e fazer espuma dele, mesmo com aditivos anti-espumante no lubrificante.

Mesmo assim ele pode virar espuma, porque o virabrequim está batendo e em vez de óleo para lubrificar as partes móveis vai espuma. Espuma não lubrifica nada.

Entendeu porque o nível do óleo lubrificante do motor que está lá no cárter, que você examina com a vareta, tem que estar entre o mínimo e o máximo? Abaixo de um, acima do outro, é problema!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário