Luz de alerta: Sabe o que significa aquele motorzinho amarelo no painel?

A luz da injeção alerta que tem um motor como símbolo pode indicar um simples problema na qualidade do combustível abastecido

luz injecao acesa painel carro portal
Esta luz com motor amarelo pode indicar algum problema com combustível adulterado (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 17/08/2022 às 20h02
Atualizado em 22/08/2022 às 15h43

Uma das luzes de alerta do painel, quando se acende, ilumina a imagem de um pequeno motor e significa problema na injeção de combustível. Ela é amarela, o que significa que não há urgência, mas o carro tem que ser levado à oficina para verificação.

VEJA TAMBÉM:

Entretanto, existe a possibilidade de não ser nenhum defeito, nenhum problema no sistema eletrônico, nem de injeção, mas um combustível adulterado que tenha abastecido o carro recentemente.

Como saber? Rodar mais um pouco com o carro para gastar uma boa parte do combustível que está no tanque, ou esgotá-lo, e voltar a abastecer com um combustível correto.

Se o problema era de adulteração da gasolina ou do etanol, a luz não volta a se acender. Se ela insistir em se manter acesa então o jeito é levar o carro para a oficina de confiança.

A injeção eletrônica

O sistema de injeção eletrônica substituiu os antigos carburadores. Sua função é promover injeção de combustível nas câmaras do motor, mas com um controle eletrônico.

No carburador mistura ar/combustível é feita pelas borboletas de admissão, que sugam o ar da atmosfera e mistura ao combustível, que injetado pelo giclê e despejado no difusor do carburador.

O grande senão desse sistema antigo é que ele é mais suscetível a falhas, entrada de sujeiras, entupimento e perda de regulagem. Fatores que contribuem para o mau funcionamento do motor e também para o aumento de consumo.

bicos injetores do sistema de injecao eletronica
Bicos injetores pulverizam o combustível em alta pressão na galeria de admissão (Foto: Shutterstock)

Já com a injeção eletrônica, todo sistema é regulado pela central eletrônica, que é capaz de injetar o combustível de acordo com o volume de ar aspirado. Dessa forma consegue manter sempre uma mistura homogênea, de acordo com a programação para aquele motor.

Ao contrário do giclê, o injeção eletrônica utiliza bicos injetores que pulverizam o combustível em alta pressão. De forma pulverizada, sua queima também é mais eficiente.

Ponto simples, multiponto e injeção direta

Nos primeiros carros com injeção eletrônica, que chegaram nos dos anos 1980, eram utiliza um sistema chamado single point, com apenas um bico injetor. Posteriormente foi adotado o sistema multiponto, com um bico para cada cilindro, montados na galeria de admissão.

Atualmente há o sistema de injeção direta, em que o bico é instalado diretamente na câmara de combustão e a mistura se dá dentro do próprio cilindro, o que torna a detonação mais eficiente, elevando inclusive a potência do motor.

Luz de alerta da injeção, o motorzinho amarelo

A luz de alerta da injeção, que acende em tonalidade amarela, indica que há algo anormal no sistema. Isso porque não se trata apenas da central eletrônica e os bicos injetores.

O sistema de injeção moderno conta com diversos sensores espalhados pelo motor. Eles monitoram diferentes funções e leituras. Assim, quando luz amarela acende é que necessário uma vistoria, pois pode ser apenas um problema de contato de um sensores, um sinal de algum item do conjunto está apresentando defeito.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
João Silva 23 de dezembro de 2023

Muito legal este texto.. Vou dar uma olhada no restante do blog

Avatar
Linaldo 23 de agosto de 2022

Gostei muito das explicações, agora não vou ao mecânico da dinheiro pra ele. Pode um simples poblema tal como combustível ⛽ adulterado. Obrigado

Avatar
Beatriz da Silva Schapanski Ramos 23 de agosto de 2022

Bom dia meu marido têm um carro palio weekend daquele com tração ñ lembro agora se ñ me engano é lookuer e sempre tem uma luzinha amarela q ascende mas depois apaga já foi levado no em mecânicos mas ninguém sabe oque é mas o carro está rodando sem problemas Oque fazer obrigada

Avatar
Agenir Venâncio Ferreira 22 de agosto de 2022

Tenho um monza 96,a luz de injeção só acende quando passa dos 100 km/h,mesmo se diminuir a velocidade ela não apaga,só quando desliga o motor,o que será?

Avatar
Gleison 22 de agosto de 2022

Olá boa tarde tenho um Corsa fui limpar sensor map limpei só que a luz de injeção fica asesa será que danifique alguma coisa

Avatar
Aguinaldo Corrêa 22 de agosto de 2022

O meu carro já apresentou esse problema e levei pro mecânico, era só um alarme sem importância. O carro tava rodando normalmente sem constar nenhuma alteração de potência e outros problemas.

Avatar
Leandro 21 de agosto de 2022

Isso acontece com meu carro toda vez que abasteço com gasolina comum, além de ascender a luz o motor corta potência, só resolve quando abasteço com aditivada

Avatar
J. Dick 26 de janeiro de 2023

Olá amigo, Vou te ajudar: 1) Acende luz de Pressão de óleo? >>https://autopapo.uol.com.br/blog-do-boris/luz-pressao-oleo/
2) Acende luz de Injeção? >> https://autopapo.uol.com.br/blog-do-boris/luz-da-injecao-acesa-painel/
ou https://autopapo.uol.com.br/blog-do-boris/luz-da-injecao-problema-combustivel-adulterado/

Lembrando que luz de injeção acessa, pode ocasionar ate danos graves ao motor, em ultimo caso até uma cara Retifica! Cuidado! Mas por que? Se o óleo não chegar corretamente nas partes de cima do motor(bloco e comando de válvulas) por estar grosso demais sendo óleo adulterado ou tipo incorreto sendo usado, ou por que vazou parte pela junta cabeçote já comprometida e foi queimado junto com o combustível diminuindo alarmantemente seu nível ou mesmo o cárter furado ou mesmo a falta de óleo por negligencia de revisão,… em fim… o que elevaria a temperatura do motor acima do nível correto e literalmente ferve-lo… em extremos até empenar o bloco na parte da junta de cabeçote. Podes verificar também a ”cebolinha” em baixo no cárter, as vezes esta pequena pecinha com defeito pode ocasionar outros problemas infinitamente mais caros, a substituição da mesma é normalmente bem em conta.

Avatar
Deixe um comentário