Nova CNH começa a valer em junho; confira tudo sobre

A nova CNH começará a ser emitida para quem for habilitado ou renovar o documento a partir de julho, mas não é obrigatória para os demais motoristas

Nova CNH agora tem o verde e o amarelo como cores predominantes
O novo modelo ficou mais colorido (Foto: Contran | Reprodução)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 26/04/2022 às 12h21
Atualizado em 26/04/2022 às 15h18

Definido no final de 2021, o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começará a ser emitido em junho. A mudança não é obrigatória para todos os motoristas, mas sim para os candidatos a primeira habilitação ou renovação do documento.

VEJA TAMBÉM:

Como é a nova CNH

A nova CNH será emitida tanto de forma impressa quanto na versão digital. A principal mudança do novo modelo é visual, o documento terá as cores verde e amarelo. Perto dos dados do condutor terá uma letra “P” para quem tiver a permissão para dirigir ou “D” para quem tiver a carteira definitiva.

No outro lado da nova CNH terá um quadro com as diferentes categorias de habilitação, para indicar para quais o portador possui licença. Ele também irá mostrar se o motorista usa a habilitação para trabalhar e o campo de observações para mostrar as restrições médicas.

Por fim, o novo modelo de CNH trará um QR code, que armazena os dados do documento. Esse código já vem sendo adotado nos documentos de habilitação desde 2017. O documento também trará um número de identificação nacional e um número de identificação estadual.

cnh2022 tabela veiculos
No verso consta os detalhes como a categoria e observações médicas (Foto: Contran | Reprodução)

Quem terá a nova CNH

Se você possui sua CNH em dia, não terá que mudar o documento. Motoristas habilitados só irão receber a nova CNH quando for renovar a habilitação, adicionar categoria, tiver que mudar algum dado impresso ou pedir segunda via do documento.

Quem for emitir a primeira habilitação após junho ou for reabilitado, irá receber já no novo padrão. Quem não se enquadra nesses casos pode esperar até a renovação, já que o governo não estabeleceu uma data para que todos os motoristas estejam com a nova CNH.

Validade da nova CNH é a mesma

A mudança no modelo da CNH não irá afetar a validade, que agora é de 10 anos para quem tem até 50 anos. Outros fatores relacionados com a habilitação como o limite de pontos também não irão mudar para quem tiver a nova habilitação.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Valter Maciel 30 de junho de 2022

Acho que as pessoas não entenderam bem, a nova habilitação não terá nenhum custo adicional para o motorista, e nem precisa troca-la, quem for renovando ou tirando pela primeira vez já receberá o documento novo, e agora a validade e de 10 anos para pessoas com até 50 anos, ou seja, facilitou a vida do motorista e aumentou a segurança quanto a falsificações!

Avatar
Jessica 2 de junho de 2022

A permissão virá com validade de 1 ano ou 2 anos?

Avatar
Fernando 18 de maio de 2022

Mais uma maneira que o governo arrumou para arrancar dinheiro do povo sinto muito informar mais não para por aí jaja vão inventar uma placa com a foto da pessoa raça maldita

Avatar
Camilla Bossay 27 de maio de 2022

Verdade kkkk, triste demais. Burro quem for trocar POR NADA

Avatar
Deixe um comentário