‘Nova’ gasolina brasileira irá dificultar adulterações nos postos

ANP estabeleceu novos padrões para o derivado do petróleo e diminui, por exemplo, risco de adulteração por solvente; exigência começa em 30 dias

nova gasolina brasileira
Frentista abastecendo carro (Foto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil)
Por Boris Feldman
Publicado em 03/07/2020 às 17h40

A gasolina comercializada no Brasil terá novo padrão de qualidade a partir de 3 de agosto, conforme determinação da ANP. Entre as três novas exigências do órgão regulamentador dos combustíveis, a mais importante para o motorista é a que estabelece densidade mínima de 715 kg/m³. Em outras palavras, é quanto deve pesar um litro de gasolina: 715 gramas.

Qual a importância de se exigir densidade mínima?

Nossa gasolina já está entre as melhores do mundo, desde que se baixou seu teor de enxofre e sua elevada octanagem devido à presença do etanol anidro (25% na premium, 27% na comum). Entretanto, a qualidade no posto é outra história, devido à sua adulteração por donos de postos desonestos. E à dificuldade de fiscalização neste país de dimensões continentais com cerca de 90 mil postos.

VEJA TAMBÉM:

Ainda não havia um padrão estabelecido para a densidade, ou massa específica (ME), fundamental para o bom funcionamento do motor. Pois, quanto menor a densidade, maior o consumo.

O problema é que a maioria dos solventes utilizados para se adulterar a gasolina tem peso (densidade) inferior. Então, a exigência de densidade mínima vai complicar a vida de quem “batiza” a gasolina com solventes,  garantindo portanto um padrão de qualidade também no posto.

Mas, como será possível ao motorista conferir – no posto – se a nova exigência será cumprida? Simplesmente mergulhando na gasolina um densímetro calibrado entre 700 e 750 gramas por litro: se indicar valor abaixo de 715, é prova de combustível adulterado. Todos os postos deverão disponibilizar o medidor para testar a densidade da gasolina a pedido do consumidor.

densimetro para testar gasolina
Densímetro para testar a qualidade da gasolina no posto

Octanagem vai aumentar?

Outra novidade é a alteração na classificação da octanagem: até então era o IAD, valor médio entre os dois sistemas de verificação: MON (Motor Octane Number) e RON (Research Octane Number). IAD é usado em alguns países, EUA e Brasil entre eles. Na Europa, a octanagem é definida pelo RON.

Se ela é 80 MON e 90 RON, então é IAD 85, por exemplo.

A octanagem da nossa gasolina comum/aditivada é IAD 87. Da gasolina premium (BR Podium, por exemplo), IAD 95. A partir de 3 de agosto, ela não muda, mas terá a classificação RON 92 (=IAD 87) e a premium será RON 97.

Além disso, a ANP estabeleceu, para valer a partir de janeiro de 2022, octanagem um pouco maior, RON 93, para a comum/aditivada.

Outra exigência da ANP diz respeito à evaporação da gasolina. A adição de etanol tornou-a ainda mais volátil e, por isso, mais este cuidado para evitar problemas de dirigibilidade. Sua volatilidade pode até resultar em bloqueio nos dutos de combustível, provocado pela formação de bolhas (vapor lock).

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
48 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cristovão D.Silva 1 de agosto de 2020

o nosso Brasil tem que nos dar so qualidade precisamos.

Avatar
E costa 17 de julho de 2020

É muita tristeza ter nascido nesse país.
Raça de ladrões canalhas, vermes sangue suga,vampiros sujos. já não bastasse os inúmeros impostos agora inventam mais um jeito de nos sugar e ainda insultam nossa inteligência MENTINDO descaradamente, nova gasolina é o caramba.
Só Jesus voltando pra dar um jeito Maranata vem logo senhor Jesus porque não aguentamos mais.

Avatar
Marcelo Geraldini 14 de julho de 2020

Só acredito quando meu carro melhorar o consumo

Avatar
marcus mendes 8 de julho de 2020

O que falta é fiscalização nos postos de gasolina.

Avatar
Fernando 6 de julho de 2020

Teve youtuber falando mal do Boris qando ele disse que nossa gasolina é uma das melhores do mundo. Faltou estudo pra essa pessoa. Ele não sabe interpretar um texto. A gasolina é a melhor do mundo. Se oposto adultera aí já é outra conversa. Já não é a mesma gasolina que sai da refinaria. Parabens Boris.

Avatar
HGodoy 5 de julho de 2020

Já começa errado compra um litro de gasolina e leva 740 ml de gasolina e260 ml alcool com a desculpa de diminuir poluentes

Avatar
Roberto Rossi 5 de julho de 2020

A melhor gasolina do mundo , tira o etanol e aí poderão falar que é a melhor do mundo, com ela pura um carro nos países sérios fazem 18 kilometros por litro aqui essa batizada faz 5 a mesma marca de carro.

Avatar
Jefferson Cavalcante Oliveira 5 de julho de 2020

Faltou vcs (petrobras) combinar com os fraudadores.
É vc bóris, esqueceu que estamos no Brasil.
Sim, Brasil a terra dos fraudadores.

Avatar
Eduardo Barros 5 de julho de 2020

A população brasileira anseia por um combustível nacional que possua a qualidade compatível com o valor (alto) que é pago.

Avatar
Line dos Santos Oliveira 5 de julho de 2020

Em Brasília onde moro existe uma máfia do combustível na cara dos governos,e ninguém faz nada,parece que tá tudo combinado, não existe concorrência ninguém fiscaliza, isso é só pra aumentar mais o preço.

Avatar
Adriano Cosme de Oliveira Machado 5 de julho de 2020

Na década de 90/2000 , a AGIP empresa italiana de combustíveis teve que se explicar na matriz o porque estavam tendo fiscalização e multas e processos em seus postos.O gerente geral no Brasil foi a Itália explicar o que é “batizar” gasolina. Resumindo AGIP saiu do Brasil, não entenderam o que é “batizar” a gasolina.

Avatar
George 5 de julho de 2020

Como vai ficar dificil adulterar se ele adultera o volume liberado pela bomba? E mais, duvido muito que valha a pena financeiramente, aumenta a eficiencia em 2% e o custo em 10%, ve que negocio de otario. Deixa eu ser fraudado mesmo apenas pelo dono do posto do jeito que esta mesmo.

Avatar
Helio 5 de julho de 2020

Parabéns pela sua notificação.
Este país não tem mais conserto.
Te garanto que nesta horas já tem uma solução para modificar estas matemáticas que estão usando pra provar para o consumidor.
Pais que nem em época de epidemia não perdoa nem os mais necessitados,graduando até respirador.

Avatar
Jose claudio 5 de julho de 2020

A qualidade e no mínimo que o consumidor merece pelo preço que pagamos pela gasolina ,só desculpa para aumentar preço.

Avatar
ELVECIO REIS VALENTIN 5 de julho de 2020

Negativo de não fiscalisar porque o Brasil é inmensso.
O problema verdadeiro é outro, o país não tem justiça.
Por sua vez, pivo sem justiça faz o que bem entender.
O funcionario publico não trabalha, pois sabe que não sera responssabilizado, o comerciante por seu ganancioso propósito, adultera tudo que for possivel.
Tudo concequencia de um país sem justiça, bas ta olhar nas midias o que é o chamado stj do Brasil.
Coitado do Brasil, lindo, maravilhoso, rico, etc, etc, mas deu o fatídico azar, de ter esta cultura nos chamados, poderes.
A de sermos sempre marginais das leis, as quais são ótimas.

Avatar
Ciro Dominczak 5 de julho de 2020

Isto tudo sem falar nos “donos” dos postos. A maioria, q são redes, são de “propriedade de políticos – vereadores, deputados – que “lavam” o dinheiro público desviado na cara dura. Ainda bem q temos uma “suprema corte”, né? ?

Avatar
Valdir wilbert 5 de julho de 2020

Uma das melhores gasolina do mundo, só pode ser brincadeira de mau gosto. Os vilões da gasolina estar nesse preço são os donos de postos. O governo baixa o preço nas refinarias é os donos de postos não fazem o mesmo. O governo deveria tabelas a gasolina.

Avatar
DANIEL SIRINEU PEREIRA 27 de setembro de 2020

Concordo. O preço do combustível reduz na refinaria e nos postos aumentam. Pelo menos aqui em Minas Gerais é assim. A redução dos preços nunca chega na bomba, mas os aumentos, até antes de ser anunciado ele já ocorre. Há postos aqui em Minas que aumenta antes do anúncio e depois dele novamente. Um absurdo. Somos roubados debaixo no nariz e não podemos fazer nada. E quando os caminhoneiros fizeram protestos/paralização pelo valor do combustível, os idiotas faziam filas nos postos para abastecer com a gasolina ainda mais cara. Hipocrisia total. Querem que os políticos parem de roubar, mas não perdem uma oportunidade para roubar.

Avatar
Eduardo Dos Reis 4 de julho de 2020

Por que falam que o que usamos em nossos carros aqui é a melhor gasolina do mundo ? Será por batizar com álcool. Será que é o álcool que melhora a gasolina? Por que na Europa , Canadá, USA, JAPÃO e ai vai…..eles não misturam o tal do nosso álcool,Para eles também ficarem com gasolina melhores…por que a fórmula 1 não mistura tbm, …por que quando e comprado carro importado direto por nós lá fora tem que fazer modificação p o carro aceitar o nosso álcool COMBUSTÍVEL.?

Avatar
Antonio 4 de julho de 2020

A verdade e combustível sotem valor dentro do Brasil pais divisa a gasolina custa media 2.45.a2.65.eicuanto nu Brasil está entri 4.16.4.20

Avatar
Wagner 4 de julho de 2020

Pra mim não vai mudar muito a situação e se o dencimetro for adulterado

Avatar
Marcel 4 de julho de 2020

Infelizmente essa não é nova gasolina nem aqui nem na China, isso é um meio de aplicar novo aumento , Brasil não funciona isso pq as leis são tolas, essa gasolina vai ser tão comum qnto as outras, meio de ganhar dinheiro do consumidor por isso inventam essas idiotices que até um cego vê, isso se chama assalto roubo na cara do consumidor, combustível tá caro já é pagar a mais por um combustível novo uma grande farça que não vai da certo , e sim prejuízo no bolso

Avatar
Ailton 4 de julho de 2020

Concordo será só para deixar a gadolina mais cara mesmo, carro já não está sendo para pobres, logo só rico andará de carro

Avatar
MARIO HENRIQUE DE JESUS DOS SANTOS 4 de julho de 2020

Concordo, no nosso país as leis não são cumpridas, por isso é mais um jeito de ferrar com o consumidor. Só acredita quem quer. A gasolina boa vai lá para fora quase de graça e aqui nós a pagamos com todo o tipo de mistura. Quando será que vamos ter um país com seriedade????

Avatar
Leandro 4 de julho de 2020

Quando o povo realmente acordar .

Avatar
Rubenilson Rodrigues dos Santos 4 de julho de 2020

Isso é uma desculpa pra almentar o preço, Pra tirar do prejuízo dessa paralisação.

Avatar
Renato Reis 4 de julho de 2020

Os carros deveriam ter um marcador de combustível digital , marcando quantos litros tem no tanque , isso já ia melhorar na questão de comprar uma quantidade e receber outra !

Avatar
Edival Barros Dantas 5 de julho de 2020

Concordo com vc taí uma boa ideia prá às montadoras aplicar

Avatar
Herbert Lopes 4 de julho de 2020

Era bom se as mangueiras fossem transparente nos postos de Gasolina, para garantir nossos abastecimento de qualidade e segura.

Avatar
salmsonAmorim de Jesus 4 de julho de 2020

nesse Brasil o que é que os caras não consegue adulterar ou falsificar?

Avatar
ALEX FELIPE PEREZ 4 de julho de 2020

Verdade, se não adulterar o combustível, vão adulterar as bombas, aí as pessoas tiram o foco do combustível e é enganado de outra forma.

Avatar
Marcel 4 de julho de 2020

É bem isso mesmo no Brasil ninguém quer perder nada ainda mais falando de postos de combustíveis sempre tem um esquema pra faturar em cima do consumidor fiscalização não adianta já foi provado

Avatar
Jacqueline 5 de julho de 2020

Verdade ….de um jeito ou de outro somos roubados ?

Avatar
Enivaldo S. da Silva 4 de julho de 2020

Que manobra excelente eles encontraram para meter a mão no bolso de pessoa de bem como nós, que já pagamos impostos abusivos,não precisava inventar histórias, blá blá blá, eu preferia a sinceridade, (nós vamos almentar o preço da gasolina e pronto), ficaria mais bonito dq ficar querendo menosprezar a inteligência das pessoas. Aqui no Brasil a única coisa que não se adúltera, é o salário dos corruptos, para que eles passem a ganhar menos.

Avatar
José Ailton Santos 4 de julho de 2020

Pra tudo o brasileiro da um jeitinho,não é de se estranhar que por traz de tudo isso quem vai sair perdendo vai ser o consumidor;e como já foi comentada, se a nossa gasolina tá entre às melhores do mundo.Então não há motivo pra mudar,há não ser o valor que vamos pagar mais caro né?

Avatar
Goes 4 de julho de 2020

Falo tudo ???, só aumento no Brasil,cancelar IPVA nada pedágio combustível aumenta cada vez mais.

Avatar
Marcos Nozario 4 de julho de 2020

Eu acho que as mangueiras deviam ser transparentes para que nós víssemos o produto passar, eu desconfio de que a gasolina paga não vai toda pra o tanque do veículo.

Avatar
Goiano 4 de julho de 2020

Não ande em Goiânia. Aqui é normal o litro a 800 ml. Inclusive já teve posto que foi fechado por ser reindidente na prática. Sem falar nos 70% que nunca é respeitado.

Avatar
João vilto 4 de julho de 2020

Seria nova se mudasse a densidade melhorando o controle de qualidade e sem mexer no preço, mas pelo que entendi na matéria o que mudou mesmo foi só uma densidade mínima e a octanagem e a mesma porém mudaram de IAD para o outro nome.

Avatar
Lucas 4 de julho de 2020

Tudo isso é papo para aumentar a gasolina, temos que diminuir a ida aos postos e só deixar os essenciais

Avatar
Luiz 4 de julho de 2020

Naminha opinião para se fazer um controle mais eficiente, o dencimetro deve ficar instalado na bomba como é o do etanol que fica ao lado da bomba e o consumidor pode acompanhar sem ter que pedir ao posto para testar.

Avatar
Cristiano De Campos 4 de julho de 2020

Ñ estou de acordo com os preços abusivos, mistura de etanol e falar q a gasolina uma das melhores do mundo. Cada vez q falam q vai fazer modificações, o preço lamenta demais. A única solução é ser vendida pelo mesmo preço da Argentina, Paraguai, Uruguai e etc.

Avatar
Valdir wilbert 5 de julho de 2020

O vilão dos preços da gasolina são os donos de postos, que não baixam o preço conforme o que é passado para as refinarias.

Avatar
... 4 de julho de 2020

Ferrou agora de vez gasolina r$5,00 a r$7,00 o brasileiro da um jeito pra tudo principalmente para lesar o consumidor, se eu for por 1 litro de gasolina, só vou acreditar quando eu levar uma garrafa encher 1 litro e pagar por um litros. Se a aqui a gasolina é a melhor do mundo vai melhorar pra que..

Avatar
Clemilda 4 de julho de 2020

Mas uma realmente de burla o bolso do Brasileiro. Uma máfia nesse mundo incontrolável. Nós já vivemos em uma Ditadura. Sal esse quem puder. Só Deus pra nos livrar.

Avatar
Nelson 3 de julho de 2020

Mais uma falcatrua para poder tirar mais dinheiro do consumidor, já não basta os aumentos abusivos que vem acontecendo nos combustíveis.

Avatar
Marcel 4 de julho de 2020

É tanta corrupção nesses postos de gasolina quem vai pagar o pato é o próprio consimidor, gasolina nova uma ova, uma grande farça vou falar a linguagem correta um roubo a vista vem por ai, quem é brasileiro sabe que aqui nada funciona tudo tem seu esqma corrupto e assim vai ser, quem vai fiscalizar esses postos, quem vai fiscalizar essas bombas de combustível, negócio é andar de bike, a corrupção no Brasil é tão grande, qndo deu essa pandemia e as exportações estavam paradas a gasolina estava até acumulando eles foi obgado a vender gasolina 3.19 , aí deu uma melhorada nas coisas subiu 4.09 》》 teve 6 aumento e não para de aumentar esses abusos nos preços , por isso o mundo tá um caos é roubo é corrupção pra todo lado , pandemia nos combustíveis abusivos

Avatar
Celso Fernandes 5 de julho de 2020

Tudo isto é mais um jeito de meter a mão no bolso do povo,já pagamos muito caro pela porcaria que usamos,e como não tem explicação para os aumentos abusivos inventam está tau gasolina pura,e o povo cada vez mais ferrado.

Avatar
Deixe um comentário