Nova gasolina pode ser adulterada sim! Entenda

Uma das vantagens do combustível é a suposta dificuldade em adulterá-lo, mas existe uma maneira sim de atingir a densidade mínima exigida

teste de qualidade de combustivel gasolina adulterada alcool etanol
Fiscal testa o combustível (Foto: ANP | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 05/08/2020 às 09h30
Atualizado em 28/07/2022 às 13h46

A maior vantagem anunciada para a nova gasolina brasileira que está chegando é a dificuldade dela ser adulterada. Ela é mais difícil de ser adulterada? Sem dúvida vai dar mais trabalho, mas dizer que é impossível adulterá-la não é verdade.

VEJA TAMBÉM:

Por que? Porque a principal característica que vai interessar a quem abastece seu carro com gasolina, é a densidade mínima. O que é densidade? É o peso em relação ao volume: um litro de água pesa 1 kg; um litro de gasolina pesa 25% menos, pesa só 750 gramas. E essa densidade mínima, o que tem a ver com o seu motor? Ora, quanto maior a densidade, melhor o desempenho – menor o consumo.

E como vai ser possível adulterar a nova gasolina, que tem uma densidade mínima? Se a distribuidora tiver comprado, por exemplo, no exterior, uma gasolina com a densidade de 700 gramas/litro e não 715 gramas/litro, como determina a ANP. O que ela pode fazer? Ela aumenta a mistura, vai além dos 27% do etanol.

O etanol tem mais densidade, é mais pesado do que a gasolina. Então colocando mais etanol, ela vai subindo a densidade da gasolina, mas as custas de ter mais etanol. É a maneira que se terá para adulterar a gasolina.

Então você chega no posto: “e agora tem gasolina com a nova densidade? Tem sim senhor. Então deixa eu ver.” Aí ele põe lá na bureta o aparelhinho, o densímetro, e marca lá 715. “Muito obrigado, parabéns, o seu posto é corretíssimo”, entra no carro e vai embora. Você foi enganado! Por que? Porque tinha muito mais etanol do que o permitido.

Você tem que pedir também para ver qual o percentual de etanol nessa gasolina. Porque se ele subiu a densidade colocando mais etanol, ao invés de 27%, vai ter 30%, 40%, 50% de etanol nessa gasolina. E aí não adianta nada ele ter respeitado a densidade mínima. Você foi outra vez ludibriado!

teste de qualidade de combustivel gasolina adulterada alcool etanol
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
11 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
ALÉCIO CÂNDIDO PIMENTEL 11 de setembro de 2020

oris eu não acredito nesta tal gasolina que tem que ser pura na sua composição porque os usineiros por pressão fez com que o governo inclua a adição de alcool na gasolina ja usada por nós

Avatar
Arielson 14 de agosto de 2020

É um absurdo fazer isso,pois antes a densidade mínima era 720 e máxima 770 aí foram acabaram com mínima e máxima, aí agora querem que eu acredite que para aumentar a densidade vão por etanol ,mentira pois o solvente tem a densidade de 715 então donos de postos vão misturar produto bom com produto ruim e vai dá uns 725, 730ou 735 e o consumidor vai continuar tomando na cabeça, tem que ter fiscalização com mais frequência e não de uma ver em cada 5 anos ,e tem que passar mais vezes os alunos dos laboratórios e colher as amostras ,trabalho com isso a mais de 16 anos e hoje a gasolina chega com densidades diferentes de uma companhia para outra .Só acho que está sendo um jeito de justificar o aumento e não vai mudar em nada para o consumidor.

Avatar
Cristiano Melo Campolina 15 de maio de 2023

E com isso o meu carro que não é flex e tem 20 anos de fabricação, está sofrendo com engasgos e perda de potência devido a alta quantidade de álcool misturado com a gasolina.

Avatar
Erivelto Hess junior 11 de agosto de 2020

E se arrancar a cabeça do dono de posto que adultera gasolina?
Pode não resolver o problema do Brasil inteiro.
Mas aquele ( o sem cabeça) não adultera mais combustível.
Acredito eu.
Só uma dica.

Avatar
Alcides 6 de agosto de 2020

E os 900 ml q pagamos por um litro vai continuar?

Avatar
Leandro 6 de agosto de 2020

É… aparentemente essa “nova” gasolina só veio pra aumentar o preço mesmo

Avatar
WESLEY ALMEIDA 6 de agosto de 2020

Impressionante como essa questão da gasolina é um ínferno para nós consumidores, os cartéis sempre tem um jeito de ROUBAR de nós. Nunca vejo fiscalização de verdadeiro

Avatar
WESLEY ALMEIDA 6 de agosto de 2020

De verdade *

Avatar
Sérgio de Bernardo 5 de agosto de 2020

Boa tarde!

E a densidade das outras misturas faz com que a densidade da gasolina diminua?

Abraço!

Avatar
Rodrigo 5 de agosto de 2020

Conclusão: mais uma vez, o povo que se lasquei! Esse é o Brasil.

Alegam que o combustível ficará mais caro, vão aumentar a quantidade de etanol, o carro vai beber mais, carros mais antigos serão danificados e, quem paga a conta, somos nós!

Será que esse país vai ser sério e respeitar o consumidor???

Alguém vai fiscalizar efetivamente????

Quem vai pagar a conta dos danos causados?????

Avatar
Pedro Paulo de Oliveira 6 de agosto de 2020

O que falta mesmo para nosso Brasil melhorar. É que se tenha mais honestidade, e que a justiça seja justa, e rigorosa. Somos tirados, e mau falados. Por conta do que sem tem visto.

Avatar
Deixe um comentário