Novo Onix pode ter mais um recall; Procon estuda multa milionária

Órgão de defesa do consumidor questiona a General Motors sobre vazamento de combustível nas unidades 1.0 turbo

Por AutoPapo 19/12/19 às 11h24

Circulam, na internet, vídeos de vazamentos de combustível em unidades do novo Onix. O problema foi confirmado aos proprietários por um aviso no aplicativo My Chevrolet. O alerta chamava os veículos para reparo da falha. Em razão da ausência de um chamamento de recall, o Procon SP quer multar a General Motors (GM) em 10 milhões.

“Nós notificamos a Chevrolet para saber se há um problema (no novo Onix), qual seria essa falha e por que não foi convocado um recall”, afirmou Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP

Ainda segundo Capez, a fabricante tinha obrigação de alertar não só o órgão, mas também o Ministério da Justiça. Isso porque, ao se tratar de um problema com combustível, que é um composto inflamável, a falha coloca em risco a vida de ocupante e terceiros.

Vídeo UOL | Reprodução

Ao não convocar um recall para o novo Onix, mas apenas uma campanha de serviço, a GM violou direitos do consumidor relacionados à segurança e informação.

Caso não se pronuncie em um prazo de até 10 dias, a fabricante receberá a multa.

O defeito afeta unidades dos novos Onix hatch e Onix Plus e começou a ser explicado em comunicado desde novembro.

Entenda o que pode gerar o segundo recall do novo Onix

De acordo com o alerta emitido pelo aplicativo, a tubulação em formato de “Y” pode ter sido equipada com conectores produzidos com material fora da especificação.

recall novo onix vazamento de combustivel
Imagem App My Chevrolet | Reprodução

Outra falha comunicada foi relacionada ao LED de iluminação da alavanca do câmbio automático. De acordo com a circular, é preciso substituir o chicote com as luzes para que as letras indicando a posição se acendam.

Primeiro recall

A Chevrolet convocou, em novembro, um recall para o Novo Onix e Onix Plus. O processo foi iniciado depois de vídeos mostrarem unidades do sedã pegando fogo. Campanha cita problemas no gerenciamento eletrônico do motor, que podem levar a quebra do bloco e pistões.

Há menos de um mês nas lojas, já é a segunda vez que um Chevrolet Onix Plus pegou fogo, e a marca não explicou as ocorrências
Foto Notícias com Maritonio Dantas | Reprodução
14 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Miguel 4 de junho de 2020

    Saudade do motor do meu carro anterior UP! TSI. O MEU CARRO ATUAL E ONIX LTZ TURBO 2020 ( tem muita tecnologia mas o motor e uns 30% mas fraco … )

  • Avatar
    Luis Marcelo da Silva 13 de janeiro de 2020

    O PROCON deveria sim multar a GM, mas destinar a multa a quem comprou o veículo, tipo deveria fazer a GM pagar uma indenização a todos os compradores, por DANOS MORAIS, pois viramos motivo de chacota…. uma vergonha se fosse nos EUA já teriam resolvido e solucionado, foi minha última aquisição de veículo desta marca

  • Avatar
    José Maria 1 de janeiro de 2020

    Pretendo comprar um Onix plus LT, 2020, os donos destes veículos o que acham?

    • Avatar
      Luis Marcelo da Silva 13 de janeiro de 2020

      O veículo em si é bom, tirando que você será motivo de chacota e que seu veículo já sai desvalorizado, pois na hora da revenda todos lembrarão do veículo do inferno, veículo Fênix que pega fogo sozinho… estou pensando seriamente em contratar um ADVOGADO e mover uma ação por perdas e danos morais

  • Avatar
    Hitech Vendedor 22 de dezembro de 2019

    Gente, a GM pisou feio com esse carro! Incêndio com bloco do motor quebrado e agora vazamento de combustível? Carro chines, sem qualidade nenhuma, sem contar os casos onde receberam metade do carro com LED e outra metade com lampada comum, é muito descaso e BAIXA QUALIDADE de um produto caríssimo.

  • Avatar
    Nascimento 20 de dezembro de 2019

    Será se Onix Plus chinês tá com este mesmo problema, ou é só o brasileiro.

  • Avatar
    Leandro 20 de dezembro de 2019

    Tenho um fox que nunca sai da oficina, entrei com uma ação na justiça de carro viciado já tem 5 anos e nada até agora

  • Avatar
    Bruno 20 de dezembro de 2019

    Tenho um polo highline 2018/2019 (comprei para minha esposa) e acabei de comprar um onix plus premier. Não tive problemas com nenhum dos dois, até o momento. Contudo, a chevrolet precisa estar atenta as revisões antes de entregar os veículos para que situações como estas não continuem ocorrendo.

  • Avatar
    Jaque 20 de dezembro de 2019

    O meu até agora não tive problemas nenhum com ele, já viajei para São Paulo, Santos e nada aconteceu. Estou satisfeita, mais tem que resolver estes problemas.

  • Avatar
    Ubiratan 19 de dezembro de 2019

    O meu até agora desde quando eu comprei não deu nem um vazamento continua sem defeitos olha já faz tempo que eu tenho ele são quase dois meses

  • Avatar
    Zé Antonio 19 de dezembro de 2019

    Tem que multar sim a GM. Um absurdo e descaso com os proprietários. Depois dos riscos de incendio mais esta do vazamento. Este carro representa risco principalmente aos ocupantes.

    • Avatar
      Marcos Alexandre job Heinrich 19 de dezembro de 2019

      Com o meu polo não tive esses problemas não adianta querer ser líder em vendas e entregar um produto com falhas gravíssimas

    • Avatar
      Marcos Alexandre job Heinrich 19 de dezembro de 2019

      Não tenho problemas com meu polo não adianta querer ser líder em vendas e entregar um produto cheio de vícios e defeitos por isso a wolkswagens está muito a frente da GM

      • Avatar
        Jp 22 de dezembro de 2019

        Discordo de você meu amigo. Você tem que pesquisar mais sobre o assunto antes de falar tais coisas.

Avatar
Deixe um comentário