Novo Peugeot 208, apresentado em Genebra, deverá chegar ao Brasil

Completamente reprojetado, hatch compacto da marca francesa tem previsão de ser fabricado na Argentina a partir de 2021

peugot 208 gt line 2019 gims geneva  mg 1566
Por AutoPapo
Publicado em 06/03/2019 às 13h15

A maioria dos lançamentos do Salão do Automóvel de Genebra, que abriu as portas nesta quarta-feira (05), não chegará ao Brasil. É que o mercado europeu ficou distante do sul-americano, tanto por causa do poder de compra do consumidor quanto por questões ambientais. As exceções são os supercarros, vendidos por preços proibitivos… E o novo Peugeot 208, que é justamente um dos produtos mais importantes da mostra.

Pela primeira vez, o hatch compacto não será rebatizado ao mudar de geração. Em vez de trocar o último dígito de seu nome, como fez ao substituir o 205 pelo 206, por exemplo, o fabricante manterá a mesma identidade. Apesar disso, o modelo foi completamente reprojetado. Até a plataforma foi substituída: o novo Peugeot 208 foi desenvolvido sobre nova arquitetura modular CMP do Grupo PSA. Essa base dará origem a diversos produtos da empresa daqui para frente, inclusive ao futuro Opel Corsa.

Novo Peugeot 208, um dos principais lançamentos do Salão de Genebra, deve chegar ao Brasil
Foto Geneva International Motor Show | Divulgação

A mudança de plataforma fez o novo Peugeot 208 ficar 30 kg mais leve que a geração anterior. Também permitiu que o modelo ganhasse, pela primeira vez, uma versão inteiramente elétrica. Batizada de e-208, a variante “verde” do modelo será movida por um motor de 136 cv de potência e 26,5 kgfm de torque, alimentado por baterias. A autonomia, segundo o fabricante, é de aproximadamente 340 km no modo de direção Eco. Há ainda outros dois programas: Normal e Sport.

Além do propulsor elétrico, dois motores a combustão serão oferecidos no novo Peugeot 208. Um deles é o 1.2 de três cilindros a gasolina, semelhante ao do similar brasileiro, com potência de 75 cv, 110 cv ou 130 cv. Os dois mais fortes podem ser associados a um inédito câmbio automático de oito marchas. Há ainda um 1.5 a diesel, de 100 cv.

Design traz nova linguagem de estilo da marca

O design do novo Peugeot 208 segue as premissas adotadas nos últimos lançamentos da marca. A grade frontal é mais angulosa, enquanto os faróis são integrados a luzes diurnas de LEDs em posição vertical. Na traseira, as lanternas são interligadas por um adorno. Todavia, alguns elementos de estilos característicos do modelo, como as colunas traseiras de base larga, foram mantidos.

Por dentro, a solução de manter um volante pequeno, em posição inferior à dos instrumentos, permanece. Porém, os mostradores analógicos foram substituídos por uma tela digital. A central multimídia também foi atualizada, e pode ter tela de 5, 7 ou 10 polegadas. O fabricante também aumentou a quantidade de porta-objetos, incluindo nichos específicos para equipamentos eletrônicos. O porta-malas, porém, tem apenas 265 litros de capacidade.

O novo Peugeot 208 terá também tecnologias semi-autônomas. Recursos como assistente de estacionamento, controle variável de velocidade de cruzeiro e frenagem automática estarão disponíveis para a linha.

No mercado europeu, o novo Peugeot 208 começará a ser vendido no segundo semestre deste ano. Ao contrário da geração anterior, o modelo será disponibilizado apenas com carroceria de quatro portas.

Novo Peugeot 208 deverá ser produzido na Argentina

O Grupo PSA ainda não divulgou informações sobre a chegada do novo Peugeot 208 ao Brasil. Porém, tudo indica que ele será produzido na Argentina, de onde pode ser importado com isenção tributária. Há cerca de dois anos, a multinacional anunciou investimentos de US$ 320 milhões, valor equivalente a cerca de R$ 1,2 bilhão, na modernização da planta de El Palomar, localizada no país vizinho.

Ainda não há uma data concreta para o lançamento do novo Peugeot 208 na América do Sul. Porém, isso não deve ocorrer antes de 2021. Até lá, o fabricante segue comercializando a atual geração, que é produzida em Porto Real (RJ). Há boas chances, inclusive, de ele conviver com o sucessor: enquanto o modelo nacional ocuparia a função de carro de entrada, o argentino seria posicionado em um segmento acima.

Confira a galeria de fotos do novo Peugeot 208!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Peterson 19 de abril de 2019

Gostaria de saber qual sera o valor aproximado do novo peugeout 208?

AutoPapo
AutoPapo 20 de abril de 2019

Olá, Peterson. Um palpite é deve continuar no patamar atual. Abraço!

Avatar
Jota Rosado 12 de maio de 2019

Categoria superior com o valor da categoria inferior? Será que vão rebaixar o atual para não perder mercado? É, vamos torcer. Tenho um top de linha e gosto muito.

Avatar
Deixe um comentário