Número do motor no documento: o que significa?

Ao contrário do que muitos pensam, o registro não indica - necessariamente - que houve troca do propulsor do veículo

Por Laurie Andrade 24/04/20 às 15h47
numero do motor no crlv documento de carro veículo
Número do motor no documento (Foto | AutoPapo)

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), assim como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), tem um campo para registro de observações importantes. Você sabe o que significa o número do motor no documento do carro?

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Minas Gerais, a informação do número do motor no CRLV não significa, necessariamente, que houve a troca do motor.

LEIA TAMBÉM

A partir da Resolução nº 282/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o cadastro do motor no sistema informatizado do Registro Nacional de Veículo (Renavam) é obrigatório. Mas essa informação, mesmo cadastrada, nem sempre vai aparecer no campo “observações” do CRLV.

Atualmente, alguns fabricantes, quando fazem o cadastro do motor, já inserem a informação do seu número no documento.

Os veículos fabricados antes de 2008, por sua vez, têm o motor cadastrado pelo Detran à medida que passam por atualização ou alteração no prontuário.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o campo de observações do CRLV é livre e utilizado pelos Detrans para registro de informações que os órgãos considerem pertinentes.

Normalmente, explicou a assessoria do órgão, o número do motor é impresso no documento do veículo se houve troca.

Acontece que, como o campo “observações” não é tabelado, o Dnatran não controla suas referências e não pode afirmar que, obrigatoriamente, a presença do número do motor no CRLV significa que o componente foi alterado.

Cada estado pode estabelecer suas próprias regras para o campo. Mas sempre devem ser informados, em “observações”:

  • O número do Certificado de Segurança Veicular (CSV) – caso o veículo tenha passado por um sinistro de média ou grande monta; e
  • Arrendamentos mercantis (como é o caso dos documentos com o termo Alienação Fiduciária registrado).
numero do motor no documento do carro
Número do motor no documento pode significar que o componente foi trocado ou que simplesmente a informação foi registrada no documento

Caso tenha dúvida se o motor do seu carro, ou de um veículo de seu interesse, teve o motor modificado, entre em contato com o Detran de seu estado.

Foto Laurie Andrade | AutoPapo

19 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Kaio 5 de maio de 2021

Tenho uma moto 1000cc motor dela bateu um amigo deu baixa na dele por ter se acidentado peguei moto dele e coloquei na minha que por coincidência mesma moto e mesmo ano !! Lembrando tudo legalizado já .
A pergunta é : mostra em algum lugar ex: laudo que o motor foi trocado, porque a pergunta !! Por perder valor da tabela
Da moto ou não implica em nada ..

Avatar
nicolau samuel 3 de maio de 2021

BOA NOITE meu motor do carro tem no documento tem apenas numeros, isso indica algum erro? foi transferido para meu nome apenas com numeros, porem quando fui vender alegava modificado de acordo o fabricante.

Avatar
Valdenei Silvino 14 de março de 2021

Jc25E ss98132

Avatar
Jair pereira 12 de março de 2021

Comprei um corcel 2 79 branco e deu problema vistoria motor , pouquinho , velho devido ano consultei antes nada consta furto multas tudo em dia agora não aprova na perícia ,por favor me ajuda

Avatar
Leonardo 26 de fevereiro de 2021

Bom dia, gostaria de saber o que significa T* MOTOR: e a numeração no documento.

Avatar
Deoclides Ferreira 2 de fevereiro de 2021

Comprei um carro,foi feita a vistoria pra transferência de proprietário , recebi documentos liberado , alguns dias depois vendi o carro , pra surpresa em outro CRV, foi detectado que o motor era roubado, o carro foi apreendido e recolhido pelo Detran ! De quem e a culpa , se o Detran liberou sem constatar o número do motor

Avatar
Deoclides Ferreira 5 de fevereiro de 2021

Eu não encontrei respostas a algumas perguntas , sobre o assunto ” vistoria libera carro , após venda e vistoria em outro CRV , e constatado que o motor é roubado ” não vi nenhuma resposta ou orientação ” meu caso e igual ! Aguardo resposta

Avatar
Israel Emidio dos Santos 9 de janeiro de 2021

Tenho uma moto comprei ela nova mas só agora vi que os três primeiros números não batem com o doc f466 no doc no motor f401 o que faço o resto bate direitinho

Avatar
Antonio Romão Santos 11 de dezembro de 2020

Gostaria de saber o significado da palavra nome nas guias a se emitida

Avatar
flaherty 9 de dezembro de 2020

como saber se o nuemro do motor bate com o numero do chassi se nao esta escrito no doc o numero do motor só esta o numero do chassi ?

Avatar
Antonio 13 de outubro de 2020

No documento do meu carro está o número do motor e escrito 2 eixos o q significa 2 eixos

Avatar
Murillo Michelangelo Neiva Anunciação 7 de novembro de 2020

Eixo, são as ligações entre os pneus, como seu carro possui 4 peneus, são necessários duas ligações entre eles, essa ligação se dá pelo eixos.

Avatar
Vilmar erço Moreira 27 de setembro de 2020

Quero saber se o motor deste golf foi trocado

Avatar
Danilo 25 de agosto de 2020

Opa,boa noite, comprei um carro com o numero do motor remarcado,ja peguei ele regularizado, poren o recibo antes de eu transferi pro meu nome tava em obseraçoes,MOTOR*ea numeraçao,levei no despachante pra transferi pro meu nome, poren o recibo veio em observaçoes, MOTOR*,sem a numeraçao, tem algum problema, vai interferi em alguma coisa?

Avatar
ANTONINO 16 de julho de 2020

Olá boa tarde, mi tirem uma dúvida o motor do meu carro bateu dai troquei coloquei o novo motor da mesma potência . O meu carro é 2006 tenho que fazer a regularização?lembrando que peguei o carro com o motor batido e ainda não está no meu nome ou seja fiz a transferência de propriedade.

Avatar
JOAO FERREIRA 20 de agosto de 2020

Faça a transferência normalmente, caso eles identifiquem a necessidade lhe informaram, e você poderá fazer os procedimentos necessários e depois só retornar, geralmente deixam por ser retorno “até passar a frente”!

Avatar
Walsfor de Souza 2 de maio de 2020

Preciso de uma informação, se puder me dar, agradeço.
Possuo um carro antigo SEM o número do motor, trocado há quase 20 anos. Fiz uma viagem na época e no caminho o motor original quebrou e troquei por outro que adquiri num ferro velho, isso mesmo, ferro velho no interior da Bahia – lá não tinha desmanche como usualmente conhecemos aqui em São Paulo, Capital, onde resido.
O carro hoje está encostado – isso já vai para mais de 10 anos – esperando uma reforma, pintura, alguma funilaria em alguns pontos de ferrugem etc. Como faço para regularizar a documentação?

Avatar
JOAO PAULO FERREIRA 20 de agosto de 2020

Procure órgão fiscalizador mais próximo de você!

Avatar
Paulo Menguer 25 de abril de 2020

Na minha moto veio desde q eu comprei o ñ no documento

Avatar
Deixe um comentário