Número do motor no documento: o que significa?

Ao contrário do que muitos pensam, o registro não indica - necessariamente - que houve troca do propulsor do veículo

Por Laurie Andrade 24/04/20 às 15h47
numero do motor no crlv documento de carro veículo
Número do motor no documento (Foto | AutoPapo)

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), assim como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), tem um campo para registro de observações importantes. Você sabe o que significa o número do motor no documento do carro?

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Minas Gerais, a informação do número do motor no CRLV não significa, necessariamente, que houve a troca do motor.

LEIA TAMBÉM

A partir da Resolução nº 282/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o cadastro do motor no sistema informatizado do Registro Nacional de Veículo (Renavam) é obrigatório. Mas essa informação, mesmo cadastrada, nem sempre vai aparecer no campo “observações” do CRLV.

Atualmente, alguns fabricantes, quando fazem o cadastro do motor, já inserem a informação do seu número no documento.

Os veículos fabricados antes de 2008, por sua vez, têm o motor cadastrado pelo Detran à medida que passam por atualização ou alteração no prontuário.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o campo de observações do CRLV é livre e utilizado pelos Detrans para registro de informações que os órgãos considerem pertinentes.

Normalmente, explicou a assessoria do órgão, o número do motor é impresso no documento do veículo se houve troca.

Acontece que, como o campo “observações” não é tabelado, o Dnatran não controla suas referências e não pode afirmar que, obrigatoriamente, a presença do número do motor no CRLV significa que o componente foi alterado.

Cada estado pode estabelecer suas próprias regras para o campo. Mas sempre devem ser informados, em “observações”:

  • O número do Certificado de Segurança Veicular (CSV) – caso o veículo tenha passado por um sinistro de média ou grande monta; e
  • Arrendamentos mercantis (como é o caso dos documentos com o termo Alienação Fiduciária registrado).
numero do motor no documento do carro
Número do motor no documento pode significar que o componente foi trocado ou que simplesmente a informação foi registrada no documento

Caso tenha dúvida se o motor do seu carro, ou de um veículo de seu interesse, teve o motor modificado, entre em contato com o Detran de seu estado.

Foto Laurie Andrade | AutoPapo

9 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Antonio 13 de outubro de 2020

    No documento do meu carro está o número do motor e escrito 2 eixos o q significa 2 eixos

    • Avatar
      Murillo Michelangelo Neiva Anunciação 7 de novembro de 2020

      Eixo, são as ligações entre os pneus, como seu carro possui 4 peneus, são necessários duas ligações entre eles, essa ligação se dá pelo eixos.

  • Avatar
    Vilmar erço Moreira 27 de setembro de 2020

    Quero saber se o motor deste golf foi trocado

  • Avatar
    Danilo 25 de agosto de 2020

    Opa,boa noite, comprei um carro com o numero do motor remarcado,ja peguei ele regularizado, poren o recibo antes de eu transferi pro meu nome tava em obseraçoes,MOTOR*ea numeraçao,levei no despachante pra transferi pro meu nome, poren o recibo veio em observaçoes, MOTOR*,sem a numeraçao, tem algum problema, vai interferi em alguma coisa?

  • Avatar
    ANTONINO 16 de julho de 2020

    Olá boa tarde, mi tirem uma dúvida o motor do meu carro bateu dai troquei coloquei o novo motor da mesma potência . O meu carro é 2006 tenho que fazer a regularização?lembrando que peguei o carro com o motor batido e ainda não está no meu nome ou seja fiz a transferência de propriedade.

    • Avatar
      JOAO FERREIRA 20 de agosto de 2020

      Faça a transferência normalmente, caso eles identifiquem a necessidade lhe informaram, e você poderá fazer os procedimentos necessários e depois só retornar, geralmente deixam por ser retorno “até passar a frente”!

  • Avatar
    Walsfor de Souza 2 de maio de 2020

    Preciso de uma informação, se puder me dar, agradeço.
    Possuo um carro antigo SEM o número do motor, trocado há quase 20 anos. Fiz uma viagem na época e no caminho o motor original quebrou e troquei por outro que adquiri num ferro velho, isso mesmo, ferro velho no interior da Bahia – lá não tinha desmanche como usualmente conhecemos aqui em São Paulo, Capital, onde resido.
    O carro hoje está encostado – isso já vai para mais de 10 anos – esperando uma reforma, pintura, alguma funilaria em alguns pontos de ferrugem etc. Como faço para regularizar a documentação?

    • Avatar
      JOAO PAULO FERREIRA 20 de agosto de 2020

      Procure órgão fiscalizador mais próximo de você!

  • Avatar
    Paulo Menguer 25 de abril de 2020

    Na minha moto veio desde q eu comprei o ñ no documento

Avatar
Deixe um comentário