Consumo reduz depois que o motor ‘amacia’ (e outros mitos)

Não é só na internet que se divulgam falsas dicas e recomendações: existem também muitas outras informações que circulam há tempos e que não procedem

pistao motor carro calco hidraulico shutterstock
Interior do motor (Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 25/04/2020 às 09h00
Atualizado em 27/04/2020 às 10h26

Não é só na internet que se divulgam falsas dicas e recomendações. Existem também muitas outras informações que circulam há tempos e que não procedem. Algumas exatamente por estarem circulando há tempos e terem se tornado obsoletas pelas novas tecnologias aplicadas aos automóveis.

Dedo no para-brisa

Em estradas com tráfego intenso de caminhões, é comum os automóveis terem o para-brisa trincado por pedras arremetidas por veículos à frente. Dica (que não procede): colocar o dedo no centro do para-brisa, criando resistência ao impacto da pedra.

Consumo

Dono de carro novinho vai reclamar o consumo exagerado de combustível na oficina da concessionária, a explicação (falsa) é sempre a mesma: seu motor ainda não “amaciou”. E explicam, do alto de sua sabedoria (…), que, depois de uns 2.000 ou 3.000 km o consumo se reduz, pois as peças internas já se ajustaram Pode até ser que, de 7, o carro passe a rodar uns 7,5 km/l. E olhe lá… Mas jamais os 9 ou 10 anunciados pela fábrica.

Desempenho

É falsa a ideia de que dois carros com motores de mesma potência tenham desempenho semelhante. Influem também, e muito, o peso, o câmbio, a aerodinâmica, o torque e outros fatores. Alias, um carro com menor potência pode até oferecer melhor desempenho.

Máxima

A grande maioria dos motoristas pensa que a velocidade máxima do automóvel é obtida pisando fundo no acelerador com a marcha mais alta engatada. Ledo engano: as últimas ou a última delas é projetada para redução de consumo, para deixar o motor em baixas rotações. Ou seja, não é marcha para conferir força, apenas velocidade.

Num carro de cinco marchas, a máxima velocidade é obtida, geralmente, com a quarta engatada. Claro que se está referindo a uma estrada plana. Numa descida, onde não se exige potência, a última marcha pode levar o carro a velocidades mais elevadas.

“Banguela”

Outro engano frequente é deixar o câmbio em ponto morto numa longa descida, a chamada “banguela”. Ao contrário do que se imagina, não há redução de consumo: com a marcha engatada, as rodas acionam o motor e não é necessário combustível para mantê-lo em movimento. Em ponto morto, há um pequeno consumo para a central manter seu funcionamento.

Automatizado

Criou-se no Brasil uma péssima reputação do câmbio automatizado por culpa de alguns deles que atormentaram donos dos carros, concessionários e fábricas.

Quase todos dotados de apenas um disco de embreagem (Dualogic, I-Motion, Easytronic, Easy’R) e que já desapareceram do mercado pois a passagem de marchas se fazia literalmente aos trancos e barrancos. E com inúmeros problemas de operação.

Mas existe também um câmbio automatizado com dupla embreagem que é quase um estado-da-arte e várias marcas o adotam. Entretanto, um deles, o Power Shift da Ford (que também já sumiu…) tinha um erro de projeto e foi tão amaldiçoado quanto os de embreagem única.

Fim de linha

Há dois enganos no mercado a respeito de modelos em fim de linha. O primeiro é de que imediatamente se desvaloriza, assim que sua morte é anunciada. Nem sempre é verdade: alguns chegaram a ter suas últimas unidades disputadas nas concessionárias.

O segundo é quanto à obrigação legal de se manter peças de reposição até oito anos depois que deixa de ser fabricado ou importado. Não existe esta legislação.

Falo mais sobre esse assunto. Confira o vídeo!

Esquentar

A recomendação de se “esquentar” o motor de manhã deixou de existir há muitos anos, desde que o carburador foi substituído pela injeção eletrônica.

Acelerar

Nem ao ligar, nem ao desligar. É prática prejudicial nos dois casos. Se o motorista dá uma acelerada e desliga o motor, injeta-se combustível que não é queimado, pois a ignição foi cortada. Esse combustível escorre pelas paredes do cilindro e vai contaminar o óleo lubrificante no cárter.

Também de manhã, ao se ligar o motor, nada de pisar no acelerador: deve-se deixá-lo funcionando uns 30 segundos em marcha-lenta até que o óleo do cárter chegue às suas partes superiores para lubrificá-las. O maior desgaste sofrido pelo motor é exatamente ao ser acionado depois de algumas horas desligado.

corrente metalica motor shutterstock 581710129
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
19 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Adriano 26 de abril de 2020

#Maxima quem foi o estagiario que disse que a maxina nao eh obtida em ultima marcha??? Temos casos com cambio longo nao, agora os modelos com cambio curto sim! Tenho 2 exemplos na garagem: Palio Sporting a 4 corta giros a 160 e com a 5 passo de 200.. Celta 1.0, cambio muito curto 4 corta a 120 e com a 5 da para chegar a 160.. Entao nao facam uma teportagem so se baseando em midelos com cambio longo!!!

Avatar
Breno 28 de abril de 2020

Os testes dos motores são aferidos em ambiente controlado. Potência, torque e velocidade máxima sempre registrados na penúltima marcha. Pra passar dessa velocidade só em descida aí sim se usa a última marcha. Se seu Palio está chegando a 200 você corre sérios riscos de estourar os pneus ou mesmo o motor.

Avatar
Roberto Carlos 26 de abril de 2020

Eu sempre ando com pé na tábua

Avatar
Ira 26 de abril de 2020

Bom dia. Quanto a afirmação de que não existe legislação a respeito da produção de peças após o veículo sair de linha, não é verdade. O Parágrafo Único do art. 32 do Código de Defesa do Consumidor nos diz que mesmo que cessada a produção ou a importação do produto, o fabricante ou importador deverão fornecer as peças de reposição por um período razoável de tempo.­ De fato, o CDC não cuidou da definição do que seria um “período razoável de tempo”, mas para isso utilizamos a definição contida no art 13, XXI do Decreto-Lei n. 2.181/97, o qual dispõe que o período razoável nunca pode ser inferior ao tempo de vida útil do produto ou serviço. Com isso podemos dizer que a obrigação da montadora ou importador variará, a depender do caso em concreto, em mais (podendo ser mais de oito anos, inclusive) ou menos tempo de fornecimento de peças.

Avatar
Fernando B 26 de abril de 2020

Tem Belina ano 1982 rodando por aí, portanto, baseado no decreto 2181/97 o dono pode exigir peças na concessionária. Custava colocar na lei um número já definido? Por exemplo, 5 anos? Isso dá imbróglio jurídico numa disputa

AutoPapo
Boris Feldman 27 de abril de 2020

Ninguém consegue explicar o que vem a ser “período razoável de tempo”. O Deccreto Lei citado é de uma ignorância a toda prova. Quero ver se a Ford tem peças de reposição para meu modelo “T” de 1927. É um produto que continua em “vida útil” pois milhares deles rodam até hoje…

Falo mais sobre esse assunto neste link: https://autopapo.uol.com.br/noticia/carros-sairam-de-linha-pecas-de-reposicao/

Abraço

Avatar
MARCELO NUNES 26 de abril de 2020

Como engenheiro automobilístico digo que NÃO É MITO o consumo melhorar após o amaciamento e que é necessário um breve aquecimento do motor antes de sair, e quem diz o contrário precisa aprender muito…

Avatar
Israel Miguel Da silva 26 de abril de 2020

A questão da ” banguela” é verdade que ela não economiza mais combustível do que quanto o carro desce engrenado?

AutoPapo
Boris Feldman 27 de abril de 2020

Alguém faltou a essa aula na escola de engenharia. E não fui eu…

Avatar
nildo 26 de abril de 2020

bom dia meus amigos, gostaria de saber se é normal quando pisa fundo no acelerador o carro soltar um pouco de fumaça o veículo é um vectra gls98 obs não baixa óleo.

AutoPapo
Boris Feldman 27 de abril de 2020

Se solta fumaça, tem que estar queimando óleo. A menos que seja provocada pela queima de água, pior ainda!

Avatar
Carlos M 27 de abril de 2020

Pode ser excesso também, tem de analisar a cor e o cheiro da fumaça, ficar supondo é PICARETAGEM

Avatar
Carlos m 28 de abril de 2020

Se for uma fumaça preta e que dissipa rápido provavelmente é excesso de combustível. Sem ver e sentir o cheiro da fumaça é PICARETAGEM falar que está queimando óleo

Avatar
Araujo 26 de abril de 2020

Pelo visto o maior dos mitos ainda prevalece,ora,afirmar que o motor à combustão interna funciona sem combustível na descida é de lascar,claro que consome pouco,mas é evidente que ainda não inventaram motor movido à ar!

Avatar
Elko 26 de abril de 2020

Sim, a alimentação é cortada, pois o motor não está “funcionando”, mas apenas impelido pelo giro das rodas levado a ele pela transmissão.

Avatar
Antonio Costa Lopes 26 de abril de 2020

Deixar o carro funcionar por alguns minutos antes de saí pela manhã é super importante.. esperar a lubrificação e a temperatura ideal

Avatar
Fernando B 26 de abril de 2020

Especialmente se estiver com etanol no tanque. Leva uns 5 minutos para o carro atingir a temperatura pra deixar o carro solto.

Avatar
Marcos 25 de abril de 2020

E a roda livre???

Avatar
Carlos m 25 de abril de 2020

Roda livre do DKV? Se sim ajuda pois é carburado, carros injetados entram em cutoff quando tira-se o pé em certas condições

Avatar
Deixe um comentário