Tirar carteira de motorista sem autoescola pode virar opção no Brasil

Projeto de Lei que propõe a mudança afirma que os órgãos de trânsito devem fornecer material de graça para os exames teóricos

fila de carros de autoescola brancos em rua brasileira
Carros de autoescola não serão mais necessidade para aulas e exame de direção (Foto: Agência Brasil | Reprodução)
Por AutoPapo
16 de setembro de 2020 11:00
Clique para ouvir
Voiced by Amazon Polly

O Projeto de Lei 4474/20 quer tornar facultativa a frequência em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O texto em análise na Câmara dos Deputados altera o Código de Trânsito Brasileiro para facilitar o processo para quem quer tirar a carteira de motorista sem passar pelos Centros de Formação de Condutores.

LEIA MAIS

fila de carros de autoescola brancos em rua brasileira
Apesar de não ser um carro de autoescola, o veículo utilizado para as aulas de direção deverá conter identificação própria da condição de aprendizagem, na forma estabelecida pelo Contran (Foto: Agência Brasil | Reprodução)

“O projeto permite que a instrução a futuros condutores possa ser feita de forma privada, sem necessidade de o candidato frequentar uma autoescola”, explica o autor do projeto, deputado Kim Kataguiri (DEM-SP). Segundo ele, o objetivo da medida é tornar o processo de obtenção da CNH “menos burocrático e custoso”.

Conforme a proposta, para os exames escritos (legislação de trânsito e primeiros socorros), os órgãos de trânsito deverão oferecer material gratuito em seu sítio eletrônico, permitindo a auto-instrução.

Já para o exame prático de direção, realizado na via pública, a instrução poderá ser feita por instrutor:

  • independente, credenciado junto aos órgãos de trânsito;
  • com habilitação na categoria pretendida pelo candidato por no mínimo cinco anos;
  • sem penalização, nos últimos cinco anos, com suspensão ou cassação do direito de dirigir, ou ter processo em andamento contra si para essas penalidades; e
  • sem condenação ou processo por crime de trânsito.

O veículo utilizado na instrução deverá conter identificação própria da condição de aprendizagem, na forma estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

As exigências acima já tinham sido propostas pelo Projeto de Lei 5558/19, que determinava, no entanto, que o instrutor comprovasse capacidade técnica para atuação, conforme as normas estabelecidas.

Na Câmara, já tramita, também, outra matéria que torna a formação em autoescola optativa para tirar a carteira de motorista (PL 3781/19). O texto aguarda análise em conjunto com mais de 200 outros projetos que alteram a Lei de Trânsito (PL 8085/14 e apensados).

SOBRE
11 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Edmilson Gomes 3 de julho de 2021

Pelo amor de Deus não caiam nesses golpistas, são um bando de ladrões, fui lesado por um desses que nem auto escola tinha , 2.890 reais, estou desempregado e me fizeram as mesmas propostas cuidado

Avatar
Pollyana da Mata Silva Nascimento 14 de junho de 2021

Eu também gostaria porque sinceramente não tenho condições nenhuma de. Fazer tudo isso ..estou desempregada e cheio de boletos chegando,não tenho residência ,moro em um kitnet e pago com o dinheiro da pensão dos meus filhos,que o pai me colocou um processo ele nunca foi pai ..se quisesse processar ele já tinha feito isso ,mas ele me processou. E tive que pagar e ainda estou pagando advogada ..esta pessoa não presta .E fazem todos da minha família fica contra a pessoa .Se alguém puder me dar uma luz no fim do túnel eu agradeço desde já .

Avatar
GERALDA 22 de maio de 2021

Ok GOSTARIA SIM de FAZER concurso da CNH. Fazendo o cadastro SEM frequentar as aulas.e TAMBÉM COM desconto PRA FICAR mais BARATO..POIS tenho Noção. Agradeço GERALDA

Avatar
GERALDA 22 de maio de 2021

Ok GOSTARIA SIM de FAZER concurso da CNH. Fazendo o cadastro SEM frequentar a aula.e TAMBÉM COM desconto PRA FICAR mais BARATO..POIS tenho Noção. Agradeço GERALDA

Avatar
Jacques Robert danastor 8 de maio de 2021

Carteira de motorista

Avatar
Carlos Alberto 17 de dezembro de 2020

Eu sou a favor disso auto escola só come o nosso dinheiro e o Detran também, reprova só por que não olhou pra fora, isso e uma sacagem gastei mas de dois mil reais pra não ser aprovado isso e uma putaria tanto da auto escola quando do Detran pra pegar mas dinheiro de salariado, estou a favor deste projeto de lei

Avatar
José Carlos de Barros 21 de outubro de 2020

Ótimo projeto, oxalá seja aprovado. Auto Escola não serve pra fazer você aprender a dirigir, se limitam somente a fazer passar no exame, ou seja, é a burocracia estatal criando dificuldades e o brasileiro pagando caríssimo para se adequar a ela. Imaginem uma pessoa desempregada tentando obter a CNH para, só depois, ter uma chance de um emprego ou subemprego, ter que desembolsar mais de R$3.000,00 por esse documento.

Avatar
André 22 de setembro de 2020

Menos burocracia. Tem auto escola em que as aulas teóricas se resumem a você ficar na sala assistindo vídeo do YouTube. Isso pode fazer em casa e de graça. Infelizmente o processo de habilitação no Brasil é atrasado, burocrático e um ralo de dinheiro

Avatar
Carlos Alberto 17 de dezembro de 2020

Verdade meu amigo

Avatar
Dawson marques de souza 17 de setembro de 2020

Eu acho viável sim, mais tem que mudar a lei pq essa lei de hj não funciona para todos. Funciona sim, para quem tem dinheiro. Isso que estão querendo fazer é uma idiotice pq estão querendo copiar o sistema de país de primeiro mundo. Esse deputado é um idiota não sabe o que está falando.

Avatar
Apolo Keipper paz 16 de setembro de 2020

Com certeza teremos melhores motoristas,formado por instrutores independente com experiência !!

Avatar
Deixe um comentário