Montadora chinesa faz ‘clone’ da Ford F-150 Raptor

Foton Big General imita a picape norte-americana até no emblema frontal; grande diferença está no porte, que é menor

Por AutoPapo 16/09/20 às 08h51
foton big general clone ford f 150 raptor
Foton Big General (Foton | Divulgação)

A indústria chinesa ainda não abandonou alguns velhos hábitos. É certo que os automóveis do país evoluíram a passos largos na última década, mas alguns fabricantes ainda insistem em “clonar” veículos ocidentais. A última foi a Foton, que apresentou uma cópia da picape Ford F-150 Raptor.

VEJA TAMBÉM:

O modelo em questão reponde pelo nome de Big General (ou Da Jiang Jun no país de origem). Repare no formato da grade, no aplique cinza sob o para-choque a no desenho dos faróis, incluindo os contornos em LED: é difícil acreditar que tantas semelhanças sejam mera coincidência, certo?

Até a grafia e a posição do emblema da Foton lembra o nome Raptor gravado na dianteira da picape norte-americana. Já as rodas remetem às do SUV Navigator, da marca Lincoln, integrante do grupo Ford.

foton big general clone ford f 150 raptor

A clonagem só não foi mais fiel devido ao tamanho: é que a Big General é uma picape média, do porte da Ranger, enquanto a F-150 é maior. Como as fotos não mostram a traseira do modelo chinês, é impossível dizer se as semelhanças estendem-se até lá.

Ford Raptor vai mudar logo após o lançamento da cópia

Apesar de serem vendidas em mercados distintos, as duas picapes não devem coexistir por muito tempo. Enquanto a picape da Foton será lançada no fim deste mês, no Salão do Automóvel de Pequim, a Ford F-150 Raptor está prestes a mudar radicalmente: a nova geração deve chegar ao mercado no primeiro semestre de 2021.

A Foton Big General será oferecida com três opções de motorização: 2.0 e 2.5, ambos turbodiesel, e um 2.0 turbo a gasolina. O câmbio é sempre automático de 8 marchas fornecido pela ZF, mas não há informações se a tração é 4×4.

Foto: Foton | Divulgação

2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
claudio 16 de setembro de 2020

Materia ruim demais….

Avatar
Roberto 16 de setembro de 2020

Poderia ser pior. A picape poderia ser FOSTON.

Avatar
Deixe um comentário