Ouviu um palpite sobre seu carro? Não acredite, é mentira!
Curioso como a besteira circula com maior velocidade e eficiência que a verdade. Então, quando vem pela internet...
Por Boris Feldman 31/10/20 às 07h00Curioso como a besteira circula com maior velocidade e eficiência que a verdade. Então, quando vem pela internet...
Por Boris Feldman 31/10/20 às 07h00Curioso como a besteira circula com maior velocidade e eficiência que a verdade. Então, quando vem pelos apps de comunicação e redes sociais…
A etiqueta no posto está bem explícita a informação para “ajudar” o motorista: abastecer com o etanol só é vantajoso se custar igual ou abaixo de 70% do preço da gasolina.
Besteira! Este percentual foi estabelecido quando o carro flex foi lançado, em 2003. Ele pode chegar hoje a 75% e não é o mesmo em todos os carros. Cada motorista deve abastecer com os dois combustíveis e fazer as contas para determinar o percentual de seu carro
O pneu run flat deveria ser proibido no Brasil pois não é adequado às nossas estradas. Algumas importadoras colocam um estepe no porta-malas para não deixar o motorista a pé na estrada. Outras, um kit de reparo.
Besteira! O pneu run flat só resolve no caso de um furo na banda lateral. Um rasgo na banda de rodagem (provocado com frequência pelas nossas crateras asfálticas), nem o run flat nem o kit de reparo resolvem. Só o reboque…
Quando um carro deixa de ser fabricado ou importado, o argumento de venda para o freguês preocupado com a manutenção é uma suposta obrigação legal de se manter componentes de reposição no mercado durante oito anos.
Besteira! Não existe lei nenhuma, nem poderia haver: como obrigar uma concessionária ou loja de peças a manter em estoque uma peça sem demanda? O código do consumidor trata do assunto de forma hilária: “obrigatório manter peças durante um prazo ‘razoável'”. Piada, não?
Água de torneira ou mineralizada para completar o nível do sistema de arrefecimento? Há quem diga que a de torneira, de jeito nenhum…
Besteira! Não se deve usar água nenhuma, mas o líquido próprio, composto de água com etilenoglicol em proporção próxima a 50% cada.
Ao trocar o combustível do carro flex, rodar pelo menos 10 km até estacionar à noite para a central identificar a mudança no tanque.
Besteira! Só no caso de se trocar gasolina pelo etanol e mesmo assim nos dias mais frios. Nestas condições (e só nelas) o motor poderá ter dificuldade para pegar na manhã seguinte.
Numa estrada com pedrinhas no asfalto, apoie um dedo no para-brisa para evitar que ele seja trincado por uma delas arremessada pelo veículo à frente.
Besteira! A pressão do dedo encostado não é capaz de evitar a trinca no para-brisa.
Usar o combustível na reserva, até perto do final do tanque, é um perigo pois a bomba se queima por falta de refrigeração.
Besteira! A bomba não é refrigerada por estar envolta em combustível. Neste caso, como funcionavam as bombas externas ao tanque?
Pressão maior que a recomendada reduz o consumo. Menor, dá mais conforto.
Besteira! Pode até ser, mas aumenta o desgaste do pneu, reduz estabilidade e a vida útil dos componentes da suspensão.
Naftalina no tanque, aumenta a octanagem da gasolina e a potência.
Besteira! Essa é velha, hem! Usava-se no passado com a nossa – então – pobre gasolina. Hoje, a presença de etanol já torna inócua a naftalina.
Gasolina formulada não presta, melhor evitá-la.
Besteira! Difícil entender esta “guerra” contra a gasolina formulada. Aliás, fácil, pois são as grandes do setor contra as pequenas. Entretanto, tudo depende: a formulada pode ser melhor ou pior que a refinada.
Consultores técnicos das oficinas das concessionárias recomendam uma lista de inutilidades no momento do carro levado para a revisão.
Besteira! Não são todas as concessionárias nem todos os consultores, mas a maioria é treinada para praticar a mais refinada “empurroterapia”. Explica-se seu empenho: são comissionados em função do faturamento.
Não desligar o motor com turbo assim que estacionar, mas aguardar cerca de 30 segundos em marcha lenta.
Besteira! Recomendação válida apenas para motores orginalmente aspirados e depois turbinados em oficinas especializadas. Os atuais, turbinados de fábrica, são projetados com uma lubrificação específica para o turbo que dispensa este cuidado.
Não há dúvida de que o óleo recomendado no manual é o melhor para o motor. Mas…
Besteira! Existem outras marcas tradicionais e reconhecidas internacionalmente que podem ser também utilizadas, desde que mantidas as mesmas características do óleo original.
“Não se deve usar água nenhuma, mas o líquido próprio, composto de água com etilenoglicol em proporção próxima a 50% cada.”
BESTEIRA!!!! Em carros antigos deve-se usar ÁGUA DESMINERALIZADA!
BESTEIRA X2!!!! Já existem compostos prontos para o uso, sem necessidade de se misturar algo. E NUNCA é apenas água!
Pra variar, o “especialista” foca em apenas um nicho: carros novos…
Boris,
Na minha opinião não interessa se a gasolina é formulada ou refinada, o que interessa é se é batizada ou não. Abasteço sempre no mesmo posto da bandeira Ipiranga, que é o mais caro do meu bairro, e quando viajo só abasteço em posto de bandeira e ainda sempre peço a indicação do melhor posto da cidade para funcionário de hotel ou garçom.
Assim vejo que abastecer no posto mais barato pode sair muito caro a longo prazo, pois podemos ser enganados na quantidade e na qualidade do combustível. Assim seria interessante cada um de nós sempre acompanhar qual é o custo do quilômetro rodado dos nossos carros (R$/km).
Pois o posto mais barato pode até fazer custar mais caro também neste quesito para quem roda muitos quilômetros por ano, uns 15.000 km/ano por exemplo. Por exemplo, se meu carro fizer 12 km/litro e a gasolina (aditivada) tiver ao preço de R$ 4,60 terá um custo de 2,61 R$/km.
Abraços,
* Corrigindo: 0,38 R$/km (4,60 R$/L / 12 km/L)
Oi Rodolfo,
Morava eu em São Bernardo do Campo-SP nos anos 90. Havia em meu bairro 2 postos da bandeira BR cujo dono era Vereador e eram os postos mais caros da cidade. A propaganda que ele fazia era que: combustível barato é adulterado. Pois bem, um certo dia passou a fiscalização e LACROU os 2 postos dele. Motivo: ERAM OS MAIS CAROS E OS MAIS ADULTERADOS DA CIDADE.