Pebble Beach 2018: os carros antigos mais luxuosos do mundo

Este ano, o Concurso de Elegância vai receber estreia da Pininfarina, aniversário do Aston Martin DB4, o carro mais caro do mundo, e mais

1389883  dsc3375
Por AutoPapo
Publicado em 16/08/2018 às 18h24
Atualizado em 17/08/2018 às 00h21

O concurso de elegância de Pebble Beach 2018 reúne alguns dos carros antigos mais impressionantes da história automotiva, na Califórnia, Estados Unidos. Entre os destaques deste ano, estão a exibição do primeiro modelo da Pininfarina, estúdio de design responsável por grande parte dos veículos da Ferrari; a celebração dos 60 anos do Aston Martin DB4; o Rolls-Royce Sweptail, considerado o carro mais caro do mundo; e mais. O evento ocorrerá no dia 26.

Automobili Pininfarina apresentará seu primeiro conceito

A Automobili Pininfarina irá exibir um conceito de seu modelo estreante, o PF0, pela primeira vez. O veículo é um esportivo de alto luxo e será o primogênito da marca, com lançamento marcado para 2020. A proposta do novo selo é produzir apenas carros totalmente elétricos.

Apenas 150 unidades do PF0 serão produzidas, e a Pininfarina promete números impressionantes para o novato: 0 a 100 km/h em 2 segundos, 0 a 300 km/h em 12 segundos, velocidade máxima de 400 km/h e autonomia para 500 quilômetros.

No evento de Pebble Beach 2018, o conceito será apresentado para clientes em potencial. A apresentação do veículo de produção está marcada para o Salão do Automóvel de Genebra de 2019. Até agora, apenas teasers do modelo foram divulgados, e sua aparência será conhecida apenas quando for exibido do evento.

“Nosso objetivo com o exterior do PF0 é de desenvolver uma beleza atemporal em todos os aspectos, e o interior é igualmente importante. Os valores do design da Pininfarina, de elegância e simplicidade, nos presenteiam com uma oportunidade fantástica de nos distinguirmos do estilo da maioria dos carros esportivos e hipercarros atuais”, declarou o diretor de design da nova marca, Luca Borgogno, sugerindo o que está por vir.

A Pininfarina trabalhou em parceria com a Ferrari a partir de 1951. O estúdio de design fazia carrocerias para os modelos italianos, e foi responsável pelo desenho de vários clássicos da Ferrari, assim como de outras marcas de esportivos. A parceria durou até 2012, e agora o estúdio de design, sob controle da indiana Mahindra, reuniu um time de especialistas do setor automotivo para lançar sua própria fábrica. Saiba mais sobre a história da Ferrari aqui.

Aston Martin DB4 comemora 60 anos em Pebble Beach 2018

Apesar de contar, também, com alguns lançamentos, os carros antigos e clássicos são pelo que o Concurso de Elegância de Pebble Beach é mais conhecido. Seguindo esta proposta, a Aston Martin aproveita a ocasião para celebrar o aniversário de 60 anos do DB4.

A comemoração contará com uma exposição do icônico veículo. Haverá um protótipo; exemplos do DB4 Série 1, 2, 3, 4 e 5; e unidades originais do DB4 GT, GT Zagato e Bertone Jet. Também estará presente o novo DB4 GT Continuation, um retorno à produção após 10 anos. Os veículos foram reunidos a partir do Clube de Proprietários da Aston Martin.

Também serão expostos, em Pebble Beach 2018,  os mais recentes modelos da marca com o selo David Brown, incluindo o DB11 Grand Tourer e o último lançamento da marca, DBS Superleggera.  Ao lado deles, estarão os mais modernos Vantage e a edição especial Rapide AMR.

aston martin db4 60 anos pebble beach 2018
(Aston Martin | Divulgação)

O DB4 foi o primogênito do trio que inclui os DB5 e DB6. O DB5 se tornou famoso por ser o carro de James Bond a partir do terceiro filme da série, e reapareceu em vários outros momentos junto ao personagem.

O ícone foi, também, um marco na história da fabricante. Ele era montado à mão na pequena fábrica britânica que a Aston Martin era em 1958. Seu motor era um 3.7 de seis cilindros, desenvolvido especialmente para ele.

A cada série, o grand tourer – uma categoria de luxo pensada passeios e viagens, com foco no conforto aliado à performance – ganhou melhorias e retoques no design e conjunto mecânico. No Concurso de Elegância, a história desse desenvolvimento poderá ser vista, passo a passo, nos modelos exibidos.  Veja o Boris Feldman apresentando um DB6 neste vídeo.

Rolls-Royce exibirá o carro mais caro do mundo

Outro nome forte entre os carros antigos e clássicos, a Rolls-Royce não poderia se ausentar do Concurso de Elegância de Pebble Beach 2018. A fabricante, outra britânica, fará parte de uma nova atração do evento. O “Future Classics”, ou “clássicos do futuro”, reúne os carros mais raros dos últimos anos.

Participando do conjunto, estará o Rolls-Royce Sweptail, edição exclusiva, de apenas uma unidade. Ele é considerado, por muitos, como o carro mais caro do mundo. À época de seu lançamento, em maio passado, foi revelado que custou US$ 12.7 milhões. O Sweptail foi produzido exclusivamente pela marca para um cliente anônimo.

Outra razão para o veículo ser considerado um símbolo pela fabricante é que ele foi o primeiro design desenvolvido pela casa em mais de 50 anos. Além disso, ele também está entre os poucos modelos de dois lugares jamais produzidos pela inglesa. A empresa foi fundada em 1904, e é um dos grandes nomes entre os carros antigos e de luxo.

Entre os recursos que o Sewptail carrega, para explicar a conta astronômica paga pelo dono, estão compartimentos “Para ele” e “Para ela” embutidos na coluna B, e um console central que serve champagne Dom Perignon gelado, junto a duas taças de cristal.

McLaren Senna exclusiva também estará no Future Classics

mclaren senna
(McLaren | Divulgação)

No novo estande Future Classics, que fará sua estreia em Pebble Beach 2018, também estará uma McLaren Senna da série Ultimate Series. O modelo passou pelo centro técnico McLaren Special Operations (MSO), em Woking,. Lá, ele recebeu uma pintura especial que demorou 600 horas para ser concluída.

As cores da cobertura, exclusivas a esta unidade, são o azul Aurora MSO e o branco Anniversary MSO. O motor, também único para este carro em específico, é um 4.0 V8 turbo que oferece 800 cavalos de potência e 81 kgfm de torque. Apenas 500 Senna serão fabricadas.

BMW Z4 2019 será lançado em Pebble Beach – mas já vazou

A BMW também estará no Concurso de Elegância de Pebble Beach 2018, onde pretendia apresentar o novo Z4. O lançamento ainda vai acontecer, mas a internet inteira já sabe como o conversível ficou. Imagens do Z4 M40i 2019 vazaram, e foram publicadas pelo site Autotijd, da Bélgica.

O lançamento se parece bastante com o conceito apresentado pela marca anteriormente. Vemos, nas fotos, que o estilo sóbrio permanece, com um capô comprido, porta-malas curto, e linhas angulares.

Rumores, que também circulam na internet, afirmam que o Z4 2019 contará com duas opções de motorização, com 4 ou 6 cilindros. Também se considera que ele oferecerá uma opção de câmbio manual. Nós vamos descobrir se isso é verdade quando o conversível fizer sua estreia em Pebble Beach.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
cleriston 17 de agosto de 2018

Esse Rolls-Royce é o mais caro e o carro mais feio, p…. traseira estranha.

Avatar
Antônio Sávio 16 de agosto de 2018

É muito, bom ver que estão querendo fazer carros elétricos, isso é maravilhoso, saber que a indústria automotiva, tá dando um grande passo, modernizando ,em nova era . Sendo um grande avanço para a fabricação dos carros elétricos.

Avatar
Deixe um comentário