Jante, breque, surdina: os nomes curiosos de algumas peças do carro

De escapamento até a roda do automóvel: o regionalismo e as denominações de partes do carro pouco conhecidas pelas pessoas

Por Andre Willis 16/08/20 às 14h45
Sob supervisão

Que o Brasil é conhecido por sua diversidade, isso ninguém duvida. Ainda mais se tratando dos sotaques variados que vão do Oiapoque ao Chui, do norte ao sul do país. E o mundo automotivo também se encaixa nestas variações: determinadas peças de carros são conhecidas de maneiras diferentes.

Por acaso você faz ideia do que significa jante? Você consegue acertar o significado de surdina do automóvel? Role a tela e veja como determinadas partes/peças de carros são conhecidas de formas diferentes ao redor do país.

Quebra-vento

quebra vento fusca shutterstock Regionalismo
Quebra-ventos do VW Fusca | Foto Shutterstock

Item feito para permitir maior circulação de ar dentro carro, o quebra-vento resistiu nos carros brasileiros até meados de 1990.

A peça, lembrada nos Volkswagen Fusca, Passat, na primeira geração do Gol, Santana, Fiat 147, Chevrolet Chevette e muitos outros, é conhecida também como ventarola. 

Painel

Painel do carro com todo o interior do automóvel em detalhe peças de carros
Tabelier; é como o painel do automóvel é chamado em várias regiões brasileiras (Foto: Shutterstock)

Parte do carro que comporta os instrumentos, difusores de ar, porta-luvas e o sistema de som. Ele ‘esconde’ os fios e toda parte elétrica do automóvel. Em vários locais brasileiros, o painel é chamado de tabelier.

Escapamento

Sistema de escapamento automotivo completo em detalhe peças de carros
Escapamento não ‘escapou’ da lista e também tem nome diferente em algumas regiões (Foto: Shutterstock)

É o sistema de exaustão do veículo, mais conhecido como escapamento. Conjunto de peças responsável por reduzir os ruídos dos motores dos carros e também por filtrar as emissões de gases poluentes.

Ele é composto pelo abafador, catalisador, tubo de escape, coletor e o silenciador (ou silencioso). Mas o escapamento também é popularmente chamado de surdina.

Lanternagem

Especialista realizando o trabalho de lanternagem no automóvel peças de carros
Lanternagem também está na lista! (Foto: Foto Shutterstock)

Serviço de conserto e recuperação na lataria do automóvel realizado por um profissional qualificado. Este tipo de trabalho é muito solicitado, afinal quem nunca provocou arranhões no carro e precisou de reparos? Também é conhecido como chapearia.

Freio

Tambor do freio traseiro de um automóvel em detalhe peças de carros
Sistema de freios do carro também está na variação (Foto: Shutterstock)

Item indispensável de segurança entre as peças dos carros e que sempre precisa estar com sua manutenção em ordem. Algumas regiões brasileiras conhecem o freio do carro como breque.

Carteira Nacional de Habilitação

Várias CNHs juntas com a parte frontal em destaque peças de carros
Carteira Nacional de Habilitação também está na variação em como é conhecida no Brasil (Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo)

A CNH é a Carteira Nacional de Habilitação, ou seja, a permissão para dirigir automóveis em todo o território brasileiro. E se tratando de território nacional, a maioria chama ela simplesmente de “carteira”, mas algumas regiões do Brasil a chamam de carta.

Roda

Roda do carro aro grande com o disco do freio ao fundo
A roda do automóvel também é conhecida de formas diferentes no país (Foto: Shutterstock)

Com certeza a roda foi um item revolucionário para a humanidade, e também para os automóveis. Com o passar dos anos, ela foi ganhando diferentes formatos, tamanhos e materiais para produzi-la.

Inclusive, o AutoPapo tem um guia sobre a maneira certa e como alterar o tamanho das rodas do seu carro.

A roda do automóvel também ‘caiu’ no regionalismo dos sotaques no Brasil. Ela é conhecida por uma denominação pouco ouvida pelas pessoas: jante. Jante significa a aresta exterior de uma roda que segura o pneu. O aro cria o desenho circular externo da roda em que a borda interna dos pneus são montadas em veículos, como os automóveis.

4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    roberto da silva 17 de agosto de 2020

    Em Manaus e/ ou Belem, escapamento dizemos Descarga

  • Avatar
    Mauro Roberto Schluter 16 de agosto de 2020

    Esqueceram do guidão (volante), falado na Serra italiana do RS.

  • Avatar
    FERNANDO CEZAR 16 de agosto de 2020

    Perfeito esse texto! Sou tradutor técnico ha quase 30 anos e ainda me assusto com a variedade de termos usados nas diferentes regiões do Brasil! Para contornar isso, a indústria automotiva adota o “padrão paulista “. Quem define a terminologia é a fabrica mas quem leva a culpa é sempre o tradutor rsrsrs

  • Avatar
    Joao 16 de agosto de 2020

    O interessante é mencionar o local onde as expressões são usadas.

Avatar
Deixe um comentário