Jante, breque, surdina: os nomes curiosos de algumas peças do carro

De escapamento até a roda do automóvel: o regionalismo e as denominações de partes do carro pouco conhecidas pelas pessoas

quebra-vento-ventarola-lanternagem-chapearia-cnh-carta-freio-breque-painel-tabelier-roda-jante-escapamento-surdina-carro-automovel-peças
CNH, quebra-vento, freio do carro, sistema de escapamento, painel e lanterneiro juntos em uma fotomontagem (Fotomontagem André Willis | AutoPapo)
Por Andre Willis
Sob supervisão
Publicado em 16/08/2020 às 14h45

Que o Brasil é conhecido por sua diversidade, isso ninguém duvida. Ainda mais se tratando dos sotaques variados que vão do Oiapoque ao Chui, do norte ao sul do país. E o mundo automotivo também se encaixa nestas variações: determinadas peças de carros são conhecidas de maneiras diferentes.

Por acaso você faz ideia do que significa jante? Você consegue acertar o significado de surdina do automóvel? Role a tela e veja como determinadas partes/peças de carros são conhecidas de formas diferentes ao redor do país.

Quebra-vento

quebra vento fusca shutterstock Regionalismo
Quebra-ventos do VW Fusca | Foto Shutterstock

Item feito para permitir maior circulação de ar dentro carro, o quebra-vento resistiu nos carros brasileiros até meados de 1990.

A peça, lembrada nos Volkswagen Fusca, Passat, na primeira geração do Gol, Santana, Fiat 147, Chevrolet Chevette e muitos outros, é conhecida também como ventarola. 

Painel

Painel do carro com todo o interior do automóvel em detalhe peças de carros
Tabelier; é como o painel do automóvel é chamado em várias regiões brasileiras (Foto: Shutterstock)

Parte do carro que comporta os instrumentos, difusores de ar, porta-luvas e o sistema de som. Ele ‘esconde’ os fios e toda parte elétrica do automóvel. Em vários locais brasileiros, o painel é chamado de tabelier.

Escapamento

Sistema de escapamento automotivo completo em detalhe peças de carros
Escapamento não ‘escapou’ da lista e também tem nome diferente em algumas regiões (Foto: Shutterstock)

É o sistema de exaustão do veículo, mais conhecido como escapamento. Conjunto de peças responsável por reduzir os ruídos dos motores dos carros e também por filtrar as emissões de gases poluentes.

Ele é composto pelo abafador, catalisador, tubo de escape, coletor e o silenciador (ou silencioso). Mas o escapamento também é popularmente chamado de surdina.

Lanternagem

Especialista realizando o trabalho de lanternagem no automóvel peças de carros
Lanternagem também está na lista! (Foto: Foto Shutterstock)

Serviço de conserto e recuperação na lataria do automóvel realizado por um profissional qualificado. Este tipo de trabalho é muito solicitado, afinal quem nunca provocou arranhões no carro e precisou de reparos? Também é conhecido como chapearia.

Freio

Tambor do freio traseiro de um automóvel em detalhe peças de carros
Sistema de freios do carro também está na variação (Foto: Shutterstock)

Item indispensável de segurança entre as peças dos carros e que sempre precisa estar com sua manutenção em ordem. Algumas regiões brasileiras conhecem o freio do carro como breque.

Carteira Nacional de Habilitação

Várias CNHs juntas com a parte frontal em destaque peças de carros
Carteira Nacional de Habilitação também está na variação em como é conhecida no Brasil (Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo)

A CNH é a Carteira Nacional de Habilitação, ou seja, a permissão para dirigir automóveis em todo o território brasileiro. E se tratando de território nacional, a maioria chama ela simplesmente de “carteira”, mas algumas regiões do Brasil a chamam de carta.

Roda

Roda do carro aro grande com o disco do freio ao fundo
A roda do automóvel também é conhecida de formas diferentes no país (Foto: Shutterstock)

Com certeza a roda foi um item revolucionário para a humanidade, e também para os automóveis. Com o passar dos anos, ela foi ganhando diferentes formatos, tamanhos e materiais para produzi-la.

Inclusive, o AutoPapo tem um guia sobre a maneira certa e como alterar o tamanho das rodas do seu carro.

A roda do automóvel também ‘caiu’ no regionalismo dos sotaques no Brasil. Ela é conhecida por uma denominação pouco ouvida pelas pessoas: jante. Jante significa a aresta exterior de uma roda que segura o pneu. O aro cria o desenho circular externo da roda em que a borda interna dos pneus são montadas em veículos, como os automóveis.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
roberto da silva 17 de agosto de 2020

Em Manaus e/ ou Belem, escapamento dizemos Descarga

Avatar
Mauro Roberto Schluter 16 de agosto de 2020

Esqueceram do guidão (volante), falado na Serra italiana do RS.

Avatar
FERNANDO CEZAR 16 de agosto de 2020

Perfeito esse texto! Sou tradutor técnico ha quase 30 anos e ainda me assusto com a variedade de termos usados nas diferentes regiões do Brasil! Para contornar isso, a indústria automotiva adota o “padrão paulista “. Quem define a terminologia é a fabrica mas quem leva a culpa é sempre o tradutor rsrsrs

Avatar
Joao 16 de agosto de 2020

O interessante é mencionar o local onde as expressões são usadas.

Avatar
Deixe um comentário