Permissão para dirigir: conheça as regras da carteira provisória

Condutores recém-formados podem dirigir em qualquer via, desde que não cometam infrações graves, gravíssimas ou tomem mais de uma multa média

cnh destaque permissao acc
Por AutoPapo
Publicado em 21/02/2019 às 12h38
Atualizado em 21/08/2019 às 16h03

Depois de aprovado nos exames médicos, psicotécnico, de legislação e de rua, o recém-formado condutor recebe a Permissão para Dirigir Veículos Automotores (PPD). O documento tem validade de um ano e funciona como um período probatório. Se o motorista não receber nenhuma multa grave, gravíssima ou for reincidente em infrações médias, tem direito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Apesar de muito ser dito sobre o tema, as regras da carteira de habilitação provisória consistem apenas em não cometer as infrações listadas acima. A permissão para dirigir dá direito aos recém-motoristas dirigirem em ruas e rodovias (BRs) e cometerem algumas infrações leves.

Caso uma infração grave, gravíssima ou duas ou mais médias sejam cometidas pelo recém-habilitado, é preciso começar todo o processo de obtenção de CNH novamente.

Vale ressaltar que o permissionário poderá dirigir com PPD vencido por no máximo 30 dias. A permissão poderá ser trocada para CNH definitiva a partir do 1º dia útil após o vencimento, desde que no prontuário do condutor não conste bloqueio (registros de infrações graves, gravíssimas ou reincidência em infração média).

Atenção! Os motoristas devem ficar atentos ao prazo de validade da carteira de motorista provisória. Isso porque dirigir com o documento de habilitação vencido há mais de 30 dias é uma infração gravíssima.

Permissão para dirigir (PPD) não admite infrações graves, gravíssimas ou mais de uma multa média. Documento permite dirigir na BR ou em qualquer outra via.
Campos indicativos de PPD e ACC na Carteira Nacional de Habilitação | AutoPapo

O motorista com permissão para dirigir também tem direito a recorrer de uma multa aplicada injustamente.

Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC)

Além da permissão para dirigir, que engloba os veículos automotores, existe a Autorização para Conduzir Ciclomotores. O documento habilita cidadãos para conduzir ciclomotores, veículos de duas rodas que tenham até 50 cilindradas.

A ACC obedece os termos e condições estabelecidos no Código de Trânsito Brasileiro para as carteiras de habilitação provisórias nas categorias A, B e AB.

Permissão para dirigir

O Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transportes reforça que os recém-motoristas devem dirigir de forma prudente, em vez de ficar longe do volante no período probatório.

Ao deixar de dirigir, os iniciantes acabam deixando de adquirir a experiência necessária para enfrentar as vias.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
52 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gilvania Alves 29 de julho de 2023

Tenho veículos no meu nome, indiquei uma pessoa como principal consultor do veiculo, estou com a PPD, se levar multa no meu veículo me prejudica?? Fiz a indicação pelo aplicativo da CNT CNH

Avatar
Anônimo 12 de dezembro de 2022

Boa noite. Minha PPD venceu em outubro, passaram-se os 30 dias após o vencimento e ao pude solicitar a CNH definitiva 6 dias depois. Minha dúvida é se não terei direito a minha CNH definitiva por ter perdido o prazo. Agradeço a quem puder me ajudar.

Avatar
Nayara Alves 13 de novembro de 2022

Minha CNH provisória está vencida estou tendo marcar para renovar mais aparece q estou em permissão para dirigir oq devo fazer ?

Avatar
Elisane Silva 1 de setembro de 2022

Tirei minha PPD em 2011 e não busquei a original ainda está válida ou qual providência eu devo tomar

Avatar
Rosa Maria 23 de agosto de 2022

Boa tarde,
Minha filha tirou a PPD em 2007 e não foi buscar a CNH. Agora gostaria de tirar a CNH. Ainda está válida a PPD e ela pode pegar a definitiva, ou terá que tomar outra providência?

Avatar
José 25 de maio de 2022

Olá, Tirei minha CNH em 2010 categoria B tem como renovar…???

Avatar
Hildebrando 3 de maio de 2022

Boa tarde?tomei duas multa 29/07/2020e outra 18/10/2021 e peguei a provisória pra dirigir 23/12/2021
Será que vou perder a definitiva

Avatar
Daniel chaves schwellberger 20 de julho de 2022

Como devo faser pra recorrer se não tenho a notificação

Avatar
Claudiene 15 de abril de 2022

Um conhecido meu estava com a pauta pra vencer e concegiu ser aprovado dentro do prazo. Veio a permissao e ele tem que pagar os exames denovo pq diz que venceu . A permissao dele veio com validade de mais ou menos um mês. Aí ele terá que pagar denovo pra vim outra permissao? É isso mesmo ??

Avatar
Wilson 6 de abril de 2023

Claudiene. Por acaso você obteve alguma resposta, pois tenho uma colega que esta com o mesmo problema..

Avatar
William Barboza 29 de março de 2022

Peguei minha CNH definitiva essa semana,EA mesma veio com 3 anos e 8 meses de validade.E isso mesmo?

Avatar
Aluisio Carlos Alves Lucinda 14 de março de 2022

Eu tomei uma multa gravíssima faltando poucos dias pra pegar definitiva. Tirei ela normalmente. Começou a pandemia os processos ficaram parados nem fui notificaso. Quando voltou constava X prazo pra recorrer. Paguei e recorri normal, foi aceito. Aí hoje me chegou um papel falando que não recorri dentro do prazo. Corro o risco de perder a definitiva que já tirei?

Avatar
Richard 3 de fevereiro de 2022

Tenho uma dúvida, eu tirei minha cnh B anos Depois que eu tirei a A, ela vence agora em março só que como eu já tinha cnh a data tá pra 2025, tenho que ir no Detran mesmo assim trocar?

Avatar
Marinho de Aguiar Moraes 8 de março de 2022

Bom dia Richard, Como você fez exames novamente para adicionar a nova categoria, isso joga o prazo de validade para frente, na verdade sua habilitação nova meio que invalida a habilitação antiga, portanto segue o prazo de validade da mais recente. Ok

Avatar
Luã Henrique 2 de janeiro de 2022

Minha provisória venceu 2017, posso fazer o processo para pegar definitiva ?

Avatar
Larissa 11 de janeiro de 2022

Sim, a minha tb estava tudo isso vencida, e renovei hj

Avatar
AURELINA RIBEIRO MENDONCA 22 de agosto de 2021

Boa noite

Tenho um carro em meu nome, sendo que o condutor é meu esposo, no dia 09/08 eu passei e a minha abilitaçao é a permissão e descobri que tem 2 multas leves (março e junho) gostaria de saber se a multa que ele adiquiriu antes da data da minha permissão me prejudica ?

Avatar
Marinho de Aguiar Moraes 8 de março de 2022

Bom dia Aurelina
Multas antes da permissão não implicam na renovação dela e como as outras multas são leves também não haverá problema.
Antes da permissão não tem registro de habilitação para cair a pontuação, depois é que tem que tomar mais cuidado, Ok

Avatar
Marcia ziemann 22 de maio de 2021

Eu poso contar a permisao ….nos dois anos que pede para trocar de categoria?

Avatar
Marinho de Aguiar Moraes 8 de março de 2022

Com certeza Marcia, afinal o fato dele ter sido permissão não tira o fato dela ser uma habilitação, Ok

Avatar
Renan de souza 20 de abril de 2021

Eu levei uma multa com a permissão grave e mesmo assim conseguir pegar a minha definitiva mais guando a validade dela vencer que fui renovar ela constava que estava broqueada?

Avatar
Samoel de witt 26 de maio de 2021

Eu minha ppd e levei uma multa media fui pegar a definitiva a mulher da auto escola me perguntou se levei multa falei que sim ela mandou eu esperar um ano e pagar tudo de novo dai esperei e fiz tudo de novo agora fui pesquisar meu historico e não aparece que perdi minha ppd acho que fui enganado oque fazer para descobrir se fui enganado pelo cfc.

Avatar
Mateus 31 de maio de 2021

você foi enganado, você só precisa reiniciar o processo caso tenha uma multa grave ou gravissima ou seja reincidente em multa media

Avatar
Leticia Santos 22 de setembro de 2021

Aconteceu comigo a msm coisa, eu peguei uma multa grave(passageiro sem cinto de segurança) na minha permissão e mesmo assim conseguir pegar a minha definitiva, dirijo à 5anos e quando foi recentemente renovar a minha cnh eles estavam condenando

Avatar
Marinho de Aguiar Moraes 8 de março de 2022

Bom dia Renan, isso se dá porque, não recebemos diretamente a multa e sim a notificação de autuação, para podermos transferir para o condutor infrator ou mesmo para recorrer a multa se for o caso, então ela não é lançada diretamente no sistema, porém quando cai no sistema entende-se que caiu no periodo da permissão, nesse caso infelismente, terá que reiniciar o processo novamente.

Avatar
Rone anderson alves de souza 25 de março de 2021

Em mes mes e preçiso renova a carteira provisoria

Avatar
FILIPE 25 de outubro de 2021

Não

Avatar
Marcelo Alves Brandao 4 de março de 2021

Bom dia. O condutor com CNH provisória se se envolver em algum tipo de batida perde o direito a CNH definitiva

Avatar
Marinho de Aguiar Moraes 8 de março de 2022

Bom dia Marcelo
De forma alguma, isso não interfere no direito de pegar a cnh definitiva, a menos que houver um agravante que contribuiu para que o acidente acontece, mas, não será o acidente que tirará o direito do cidadão nesse caso e sim a infração que agravou. Ok
Ex: Passou em um semáforo vermelho (infração gravíssima)

Avatar
Felipe 25 de fevereiro de 2021

O povo tem que pressionar seus deputados para que a carteira provisória seja extinta. Ela só existe para que os Detrans arrecadem mais dinheiro, pois na troca da provisória para a definitiva, deve-de pagar o famigerado e polêmico DUDA, a taxa administrativa do Detran.
Bolsonaro mudou mta coisa, porém já passou da hora de desburocratizar a situação para quem está tirando a carteira agora.

Avatar
Bruno Felipe Andrade Lima 20 de agosto de 2020

Vou renovar minha permissão no site aparece o seguinte!! Condutor em período de permissão não pode renovar a CNH !! Não entendo o pq aparece isso

Avatar
Maria Aparecida de Araújo neres 6 de janeiro de 2022

Aconteceu a mêsma coisa comigo

Avatar
vanessa 10 de janeiro de 2022

vc tem que escolher a opção “troca de permissão pela CNH” e não renovação

Avatar
YORCLEY DA SILVA MEDEIROS 22 de junho de 2020

Olá boa noite gostaria de tirar uma dúvida fui multado no mesmo dia em que fiz a prova pratica de direção, levei multa gravíssima , então queria saber se vou perde minha ppd ?
E a partir de que data passa a contar um ano de provisória ,seria a partir do dia da prova pratica ou partir da data de emissão da ppd ou a data de emissão e a mesma data da prova pratica

Avatar
Rafaela 18 de junho de 2020

Olá boa noite,vou pegar a definitiva mas preciso refazer o psicotécnico tem o perigo d não passar se isso acontecer eu perco a CNH ou posso refazer novamente o exame? Ou agora so será definido o tempo d renovação

Avatar
Susane 30 de março de 2020

Olá gostaria de tirar uma dúvida , se a pessoa já tirou a habilitação A , a um ano atrás , e tem 3 meses que tirou a B. Se por acaso for pego embriagado o que acontece ?

Avatar
WJ 8 de março de 2022

Futuramente haverá a suspensão em relação à CAT. “A” e em relação à “B” terá que reiniciar td o processo.

Avatar
Sandra Dias Gimenes 1 de fevereiro de 2020

Olá, minha permissão venceu em 2005, posso renovar para DEFINITIVA? Qual o valor da renovação?

Avatar
Rafael 24 de março de 2020

Oloko. Isso deve ser brincadeira né?

Avatar
Larissa 11 de janeiro de 2022

Pode sim, é o valor do duda uns 170 reais

Avatar
Juliana Rodrigues da Silva 21 de dezembro de 2019

Olá minha permissão para dirigir está vencida, eu tentei fazer o cadastro para da entrada na definitiva e fui informada pelo site de que preciso renovar antes, é correto afirmar ou pode ser erro do site do poupa tempo? Nisso inclui até exame médico.

Avatar
Robson 9 de outubro de 2019

Para pernamissão muda a pontuação que pode perde na nova lei dos 40 pontos

Avatar
Robson 9 de outubro de 2019

Para permissão muda a pontuação

Avatar
Gilson araujo da Silva 19 de setembro de 2019

Estou com a permissão e aconteceu uma pequena colisão com uma moto sou diabético estava me sentindo mal e sai do local o veículo estou pagando não estar no meu nome e soube que o rapaz chamou a perícia o q pode acontecer?

Avatar
Gilson araujo da Silva 19 de setembro de 2019

Estou com a permissão e aconteceu uma pequena colisão com uma moto sou diabético estava me sentindo mal e sai do local o veículo estou pagando não estar no meu nome o soube que o rapaz chamou a perícia o q pode acontecer?

Avatar
Yonara imbassahy dos santos 10 de setembro de 2019

A minha esta vencida ha 3 anos o que preciso pra tirar a definitiva?

Avatar
ELIAS DOS SANTOS 28 de janeiro de 2021

Bom dia preciso de uma informação estou com a CNH provisória quanto tempo posso ficar com ela ou ate quanto anos

Avatar
Daiane 10 de abril de 2021

Ola me chamo Daiane, preciso de ajuda. Levando multa administrativa grave corro o risco de perder ppd, posso recorrer?

Avatar
Bruno 10 de setembro de 2019

posso pegar a pid com a ppd?

Avatar
Roserene Lopes Neves 20 de agosto de 2019

Minha ppd está vencida 1 dia..pagarei multa?

AutoPapo
AutoPapo 21 de agosto de 2019

Roserene,

“Vale ressaltar que o permissionário poderá dirigir com PPD vencido por no máximo 30 dias. A permissão poderá ser trocada para CNH definitiva a partir do 1º dia útil após o vencimento, desde que no prontuário do condutor não conste bloqueio (registros de infrações graves, gravíssimas ou reincidência em infração média).”

Obrigado

Avatar
Patrícia Maria Vieira Trindade 19 de setembro de 2021

Olá! Meu filho tem PPD e levou uma multa gravíssima devido está dirigindo sob efeito de álcool. Detalhe, ele tomou duas cervejas, errou, porém foi uma dificuldade tirar essa CNH, ele perderá a habilitação? O policial disse que ele não iria pegar a definitiva e pode dirigir até vencer a permissão e quando chegar o período deve ir ao Detran e lá ele terá que fazer uma reciclagem e pegará uma nova PPD novamente e não poderá ter reincidência. Procede isso ou ele perderá e terá que fazer todo o processo na autoescola?

Avatar
Deixe um comentário