Peugeot e SENAI se unem para criar Partner Rapid elétrico

A proposta é manter o furgão rodando mesmo após o 1.4 Fire a combustão atingir o fim de sua vida útil - a conversão manterá a carroceria útil

peugeot partner rapid retrofit eletrico branco frente
Mudança de motorização no Partner Rapid é imperceptível. Apenas o silêncio mostra que o modelo é elétrico (Fotos: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
De Curitiba (PR)
Publicado em 21/03/2024 às 08h02
Atualizado em 21/03/2024 às 11h02

Após cinco anos de uso, um furgão de entregas está mais surrado que um carro de passeio. Por essa razão, a Peugeot criou um programa para fazer um retrofit elétrico no Partner Rapid, dando mais alguns anos de uso para o veículo – e com gastos menores.

O programa ainda é experimental, feito em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). No Partner Rapid que roda em testes o motor produz 95 cavalos (cv) de potência e 14 kgfm de torque.

O câmbio manual de cinco marchas é mantido, para não ter que instalar uma transmissão própria, mas não é necessário fazer as trovas devido às características do motor elétrico.

peugeot partner rapid retrofit eletrico interior bau de carga
O baú do Partner Rapid teve a capacidade reduzida para abrigar as baterias

VEJA TAMBÉM:

A conversão utiliza os fornecedores brasileiros WEG e FuelTech, mostrando que o Brasil já possui expertise no setor.

As baterias possuem 33 kWh de capacidade e ficam dentro do baú de carga. Elas roubam parte do espaço para carga, pois trata-se de uma conversão sobre o Partner Rapid que nasceu a combustão.

peugeot partner rapid retrofit eletrico branco cofre do motor
Sob o capô vão o motor elétrico e outros equipamentos

Segundo testes da Stellantis, se seguir a metodologia do Inmetro, a autonomia dos protótipos fica entre 120 e 150 km. A recarga é apenas a lenta, em corrente alternada de 6,6 kW.

Devido ao peso e a locação das baterias, a capacidade de carga do Partner Rapid caiu para 450 kg. São 200 kg a menos que o original. Já o volume do baú caiu de 3,3 para 2,8 m³.

peugeot partner rapid retrofit eletrico interior painel
As empresas brasileiras WEG e FuelTech forneceram componentes para o Partner Rapid elétrico

Segundo a Peugeot, o projeto de retrofit elétrico no Partner Rapid levou em consideração a estrutura original, reaproveitando suportes e outras partes para instalar os componentes da conversão.

Já existem unidades rodando com frotistas parceiros e a ideia é expandir o programa, se tornando uma alternativa para manter os veículos rodando após a mecânica original não dar mais conta. No entanto, ainda não há previsão de aplicação comercial, mas surge como uma alternativa que permitiria reaproveitar a carroceria no futuro em aplicações que demandem operação neutralizada.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário