Jogando em casa: picapes americanas dão show em Detroit

Salão teve três lançamentos importantes na categoria: RAM 1500, Ranger e Silverado; paixão americana pelas "grandonas" explica a escolha

1505155 dsc 7294
Por AutoPapo
Publicado em 16/01/2018 às 18h38
Atualizado em 18/01/2018 às 13h12

As picapes americanas fazem a cabeça dos estadounidenses. Elas são pesadas, agressivas e chegaram ao Salão de Detroit com muitas novidades. Apresentamos as novas versões das caminhonetes Ford Ranger, Ram 1500 e Chevrolet Silverado.

Ranger

Embora seja vendida no Brasil, a Ranger tinha deixado o mercado norte-americano em 2011. Sua presença causou certo alvoroço no evento. Talvez pelo visual repaginado ou pelo motor 2.3 EcoBoost, que equipa algumas versões do Mustang, que entrega 317 cavalos e 48,3 kgfm . O câmbio é automático de 10 marchas.

A picape oferece as trações 4×2 ou 4×4, e três versões de acabamento: XL, XLT e Lariat. O modelo estadounidense, que compartilha da base brasileira, mas não vai aparecer por aqui, começa a ser vendida por lá no final deste ano.

Poucas foram as alterações no design do veículo. Na parte interior mudam os acabamentos dos bancos e a placa central do painel. O para-choques tem a parte inferior mais larga e lanternas mais modernas.

TECNOLOGIA A picape chega com frenagem automática, correção de mudança involuntária de faixa e detecção de ponto cego (os dois últimos itens também estão presentes nas caminhonetes vendidas no Brasil).

RAM 1500

Um dos ícones das picapes americanas, a “menorzinha” das Rams perdeu alguns quilos, 102 kg, ganhou nova suspensão e um sistema elétrico que auxilia os motores V6 ou V8. Pode ser até que ela venha para o Brasil, mas com menos potência que as versões V6 3.6, de 310 cavalos e 37,2 kgfm, e V8 5.7, de 400 cv e 56,7 kgfm de torque expostas em Detroit.

As molas da suspensão da nova versão foram substituídas por bolsas de ar. O sistema elétrico auxiliar é semelhante ao que a Mercedes também apresentou em Detroit. No caso das picape, ele fornece um torque extra de 12,5 kgfm, o que, segundo a marca, ajuda a reduzir o consumo.

Ainda com esse objetivo, ela é equipada com elementos aerodinâmicos ativos, como um spoiler atrás do para-choque que muda de posição de acordo com a velocidade.

A Ram 1500 é vendida sempre com câmbio automático de oito marchas. Ela é capaz de rebocar quase 6 toneladas e carregar 1.043 quilos na caçamba.

O design da caminhonete continua imponente, e agora está mais luxuoso. O interior do carro pode ser de fibra de carbono ou madeira.

TECNOLOGIA As polegadas do kit multimídia variam de acordo com as versões (podem ser de 5, 8,4 ou 12”)  polegadas, mas oferece conectividade Apple CarPlay e Android Auto.

SILVERADO

O modelo da Chevrolet também está mais leve, perdeu 204 quilos mesmo crescendo (foram adicionados 10 centímetros de entre-eixos e 4,1 cm na cabine). As oito versões oferecidas ao público variam entre motores V8 5.3 e 6.2 a gasolina e turbodiesel 3.0 de seis cilindros, todos com câmbio automático de 10 velocidades.

As linhas da Silverado ficaram mais suaves que suas antecessoras. A atualização tem opções de rodas de aro até 22.

TECNOLOGIA A picape agora abre a tampa traseira pelas chaves e tem infotenimento compatível com  Android Auto e Apple CarPlay.

Nem só de picapes americanas vive o mercado dos EUA. Veja mais lançamentos do Salão:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário